Portal Editorial Costa Lima da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro


O Portal Editorial Costa Lima é uma Unidade da Editora da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, administrado por um Conselho Editorial. Tem por missão publicação eletrônica de periódicos científicos editados pela UFRRJ ou por outras organizações educacionais, científicas, artísticas e culturais. Serão aceitas no Portal publicações científicas com pelo menos um número anual, que tenha corpo editorial e processo de avaliação pelos pares. Solicitações de inclusão de publicações deverão ser encaminhadas ao editor chefe e dependerão da observância das normas editoriais e de pareceres dos editores. Para ser incluída no Sistema a Revista deverá indicar um responsável para a função de editor gerente da Revista no Portal, com curso de treinamento no Sistema SEER, ministrado pelo IBICT e aceitar as normas editoriais do Portal Costa Lima. O nome deste Portal é uma homenagem ao Professor Ângelo Moreira da Costa Lima, para conhecer parte de sua obra acesse.

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z Toda(o)s

Ciências Humanas e Sociais em Revista

Ciências Humanas e Sociais em Revista

A CHSR é um periódico semestral, editado pela EDUR - Editora da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Logo do cabeçalho da página

Revista de Ciências da Vida

A RCV é um periódico semestral, editado pela EDUR - Editora da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Revista de Ciências Exatas

Revista de Ciências Exatas

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Anais da RAIC

Os anais da REUNIÃO ANUAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (RAIC) contêm os resumos dos trabalhos apresentados anualmente na Jornada Anual de Iniciação Científica e na Semana de Pesquisa, Tecnologia e Inovação e, até o ano de 2013, os anais eram basicamente destinados a conter somente os trabalhos da Jornada de Iniciação Científica (JIC).

Inicialmente, os anais eram basicamente destinados a conter os trabalhos da Jornada de Iniciação Científica (JIC). A Jornada de Iniciação Científica da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro é um evento promovido pela Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PROPPG), coordenada pelo Núcleo de Apoio à Administração da Pesquisa (NAAP) e por uma Comissão Organizadora constituída por professores da UFRRJ, em conformidade com a resolução normativa 017/2006 do CNPq, que estabelece a necessidade de avaliação do programa institucional de bolsas de iniciação científica.

Este evento tem como principal objetivo a apresentação de resultados, parciais ou totais, dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC-CNPq e da UFRRJ), CNPq – Balcão, FAPERJ, dentre outros, para divulgação das pesquisas realizadas na UFRRJ e EMBRAPA. Esse processo de avaliação, organizado pela instituição, é uma reunião na forma de seminário ou congresso, em que os bolsistas devem apresentar sua produção científica sob a forma de pôsteres ou apresentações orais. O desempenho do bolsista é avaliado pelo Comitê Institucional do PIBIC com base nos produtos apresentados nesta reunião e por critérios da própria instituição. Além disso, a instituição tem publicado os resumos dos trabalhos dos bolsistas que são apresentados durante o processo de avaliação, em livro, cd ou na página da instituição na Internet. Finalmente, conta-se ainda com um Comitê Externo para atuar na avaliação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica, durante o evento.

A primeira Jornada de Iniciação Científica ocorreu no início dos anos 90 e até hoje tem sido um evento que reúne as profícuas pesquisas realizadas pelos discentes e seus orientadores, contribuindo na formação de recursos humanos e em benefícios para a sociedade brasileira. Vale ressaltar que nos anos de 2003 e 2004, a JIC ocorreu conjuntamente com o II Congresso de Pesquisa Científica da UFRRJ. Nos anos mencionados, o número de trabalhos publicados atingiu em cerca de 490. Em 2005, a JIC voltou a ocorrer sem estar associada a outro evento.

A UFRRJ, através da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação, assumiu o compromisso da ampliação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da UFRRJ, tendo em 2006 implementado, com recursos próprios, o PROIC/UFRRJ com mais 62 bolsas, aumentando, assim, em 48% o número de bolsas do edital de Iniciação Científica. Nos anos subsequentes, o crescimento de trabalhos submetidos ao evento foi notório, alcançando números na ordem de 500 a 640 trabalhos.

Mais recentemente, mudanças foram implementadas no programa de Iniciação Científica da UFRRJ. Algumas dessas mudanças atingiram também a formatação e organização da Jornada de Iniciação Científica. Desde 2013, a Jornada de Iniciação Científica passou a ocorrer subdividida em dois eventos, quais sejam: Jornada de Iniciação Científica e Semana de Pesquisa, Tecnologia e Inovação. A união desses dois eventos possibilitou o surgimento da I Reunião Anual de Iniciação Científica em 2013. Em 2014, a II Raic ocorreu logrando mesmo êxito que a I RAIC em 2013.  Nesse novo formato, os bolsistas de IC do CNPq e institucionais (PIBIC, PIBITI, PIBIC-Af, PROIC) apresentam seus trabalhos na Jornada de Iniciação Científica, enquanto as demais variedades de bolsas e os trabalhos voluntários apresentam os resultados de suas pesquisas na Semana de Pesquisa, Tecnologia e Inovação.

Os benefícios que já têm sido atingidos com o formato RAIC são: a) melhor avaliação de TODOS os trabalhos apresentados; b) melhor acompanhamento de nosso Programa Institucional; c) melhor identificação dos diferentes tipos de IC realizados na UFRRJ.

O novo cenário que envolve as pesquisas de iniciação científica da UFRRJ e suas respectivas demandas promove a união entre a RAIC e Editora da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro com intuito de publicar online, no Portal Costa Lima, os Anais contendo os resumos dos trabalhos referentes às pesquisas de bolsistas e professores. Nasce, então, a publicação online dos anais da RAIC. Essa é mais uma ação inovadora e que busca incentivar o melhor desenvolvimento, divulgação e organização da pesquisa na UFRRJ.

 

 ISSN: 1809-1342

 

 ARTUR CORVAL – Coordenador da RAIC

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Agronomia

Periódico editado pelo Departamento de Fitotecnia do Instituto de Agronomia da UFRRJ.

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Boletim Gepem

O Boletim Gepem é a publicação mais antiga na Educação Matemática brasileira. Seu primeiro número foi publicado em 1976. Trata-se de um periódico semestral do Gepem, grupo interinstitucional com sede no Instituto de Educação (DTPE) da UFRRJ. Qualis B1 nas áreas de Educação e de Ensino da Capes.

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Enunciação

Revista editada pelo Departamento de Filosofia do ICHS/UFRRJ

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Revista de Educação Técnica e Tecnológica em Ciências Agrícolas

Periódico Semestral do
Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola da UFRRJ. 
ISSN 2177-8086 (versão impressa)  /  ISSN 2236-3483 (versão on-line)

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Logo do cabeçalho da página

Revista Jurídica Eletrônica Direito, Sociedade e Desenvolvimento

A REVISTA JURÍDICA ELETRÔNICA "DIREITO, SOCIEDADE E DESENVOLVIMENTO" DO CURSO DE DIREITO DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO / INSTITUTO TRÊS RIOS é um veículo de consolidação das linhas de pesquisas institucionais do Curso de Direito e tem por finalidade a publicação de trabalhos inéditos na área do Direito e de ciências afins, estabelecendo-se assim, em um veículo efetivo para o contributo à fomentação da produção intelectual docente e discente e ainda, favorecedor do necessário intercâmbio cultural e de ideias para as mais diversas universidades públicas e privadas, nacionais e internacionais.

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Revista Ludere

A Revista Ludere é do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRuralRJ). A publicação foi concebida em 2013, pelos alunos de mestrado.

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Seda - Revista de Letras da Rural-RJ

SEDA é a Revista dos cursos da área de Letras da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, vinculados ao Instituto de Ciências Humanas e Sociais (campus de Seropédica), com publicação quadrimestral, nascida no segundo semestre de 2014, fruto dos anseios pela pesquisa acadêmica e divulgação na área dos Estudos Linguísticos e Literários, assim como no Ensino de Línguas e Literaturas. Intenciona-se colocar ao alcance do leitor algumas das variadas reflexões que na atualidade se fazem a respeito das questões associadas à área de Letras, revalorizar os trabalhos acadêmicos e, assim, revisitar velhas teorias e apresentar novas perspectivas de análise sobre a Língua e as Literaturas em questão.

A seda, fibra proteica utilizada para produzir tecidos leves, brilhantes e macios, obtida a partir dos casulos do bicho-da-seda, está na origem do nome do atual município Seropédica, onde está localizada a UFRuralRJ. Nessa região havia, desde meados do século XIX, uma companhia seropédica, palavra que significa "local de produção de seda". Tomamos, portanto, emprestado o nome desse fio que está ligado ao topônimo de nosso campus para título do periódico que pretende discutir e divulgar muitos outros tecidos textuais.

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar