Anais da RAIC

Os anais da REUNIÃO ANUAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (RAIC) contêm os resumos dos trabalhos apresentados anualmente na Jornada Anual de Iniciação Científica e na Semana de Pesquisa, Tecnologia e Inovação e, até o ano de 2013, os anais eram basicamente destinados a conter somente os trabalhos da Jornada de Iniciação Científica (JIC).

Inicialmente, os anais eram basicamente destinados a conter os trabalhos da Jornada de Iniciação Científica (JIC). A Jornada de Iniciação Científica da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro é um evento promovido pela Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PROPPG), coordenada pelo Núcleo de Apoio à Administração da Pesquisa (NAAP) e por uma Comissão Organizadora constituída por professores da UFRRJ, em conformidade com a resolução normativa 017/2006 do CNPq, que estabelece a necessidade de avaliação do programa institucional de bolsas de iniciação científica.

Este evento tem como principal objetivo a apresentação de resultados, parciais ou totais, dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC-CNPq e da UFRRJ), CNPq – Balcão, FAPERJ, dentre outros, para divulgação das pesquisas realizadas na UFRRJ e EMBRAPA. Esse processo de avaliação, organizado pela instituição, é uma reunião na forma de seminário ou congresso, em que os bolsistas devem apresentar sua produção científica sob a forma de pôsteres ou apresentações orais. O desempenho do bolsista é avaliado pelo Comitê Institucional do PIBIC com base nos produtos apresentados nesta reunião e por critérios da própria instituição. Além disso, a instituição tem publicado os resumos dos trabalhos dos bolsistas que são apresentados durante o processo de avaliação, em livro, cd ou na página da instituição na Internet. Finalmente, conta-se ainda com um Comitê Externo para atuar na avaliação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica, durante o evento.

A primeira Jornada de Iniciação Científica ocorreu no início dos anos 90 e até hoje tem sido um evento que reúne as profícuas pesquisas realizadas pelos discentes e seus orientadores, contribuindo na formação de recursos humanos e em benefícios para a sociedade brasileira. Vale ressaltar que nos anos de 2003 e 2004, a JIC ocorreu conjuntamente com o II Congresso de Pesquisa Científica da UFRRJ. Nos anos mencionados, o número de trabalhos publicados atingiu em cerca de 490. Em 2005, a JIC voltou a ocorrer sem estar associada a outro evento.

A UFRRJ, através da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação, assumiu o compromisso da ampliação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da UFRRJ, tendo em 2006 implementado, com recursos próprios, o PROIC/UFRRJ com mais 62 bolsas, aumentando, assim, em 48% o número de bolsas do edital de Iniciação Científica. Nos anos subsequentes, o crescimento de trabalhos submetidos ao evento foi notório, alcançando números na ordem de 500 a 640 trabalhos.

Mais recentemente, mudanças foram implementadas no programa de Iniciação Científica da UFRRJ. Algumas dessas mudanças atingiram também a formatação e organização da Jornada de Iniciação Científica. Desde 2013, a Jornada de Iniciação Científica passou a ocorrer subdividida em dois eventos, quais sejam: Jornada de Iniciação Científica e Semana de Pesquisa, Tecnologia e Inovação. A união desses dois eventos possibilitou o surgimento da I Reunião Anual de Iniciação Científica em 2013. Em 2014, a II Raic ocorreu logrando mesmo êxito que a I RAIC em 2013.  Nesse novo formato, os bolsistas de IC do CNPq e institucionais (PIBIC, PIBITI, PIBIC-Af, PROIC) apresentam seus trabalhos na Jornada de Iniciação Científica, enquanto as demais variedades de bolsas e os trabalhos voluntários apresentam os resultados de suas pesquisas na Semana de Pesquisa, Tecnologia e Inovação.

Os benefícios que já têm sido atingidos com o formato RAIC são: a) melhor avaliação de TODOS os trabalhos apresentados; b) melhor acompanhamento de nosso Programa Institucional; c) melhor identificação dos diferentes tipos de IC realizados na UFRRJ.

O novo cenário que envolve as pesquisas de iniciação científica da UFRRJ e suas respectivas demandas promove a união entre a RAIC e Editora da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro com intuito de publicar online, no Portal Costa Lima, os Anais contendo os resumos dos trabalhos referentes às pesquisas de bolsistas e professores. Nasce, então, a publicação online dos anais da RAIC. Essa é mais uma ação inovadora e que busca incentivar o melhor desenvolvimento, divulgação e organização da pesquisa na UFRRJ.

 

 ISSN: 1809-1342

 

 ARTUR CORVAL – Coordenador da RAIC


2015

Edição completa

Ver ou baixar a edição completa PDF

Sumário

Artigos

Émele de Araujo Andrade, Camila Pinho
Luísa Brum Nogueira
Leandro Marlon Barbosa Assis
Wilbert Valkinir Cabreira
PDF
GABRIEL WILWERTH DA CUNHA LIMA, LUCIANE DA COSTA MOÁS
RAPHAELA NOGUEIRA MACHADO
PDF
Isabel Marcolino da Silva
João Paula Araujo
PDF
Wallace de Araújo Menezes
PDF
Natália Brandão Gonçalves Fernandes, Michaele Alvim Milward-de-Azevedo
PDF
Eduardo Silva, Renata Sancovsky, Renata Sancovsky
PDF
Patrícia de Sena Silva, Fernanda de Carvalho Mesquita, Ronald Clay dos Santos Ericeira
Demiliane Rodrigues dos Santos
PDF
Gustavo Pereira Carvalho, Jaqueline Suarez Bastos
PDF
Daniela Marques da Silva
PDF
Thamiris Souza Ferreira
PDF
Gabriela Cristina Maia Oliveira
PDF
Zilla Alzarett Almeida
PDF
Isis da Costa
PDF
Vanessa Claudino Miguel, Henderson Silva Wanderlay
PDF
Luis Henrick Teixeira da Silva
PDF
Erika Maximiano de Paula
PDF
Daiala Barroso Saltoris
PDF
Leila Nascimento Santos Braz
PDF
Otávia Reis
PDF
Danila Maria Santos
PDF
Rômulo Figueira da Silva
PDF