A EXPERIÊNCIA DO PRIMEIRO CURSO TÉCNICO INTEGRADO EM DANÇA NO BRASIL

Amanda Santos Lima, Celia Regina Otranto

Resumo


O artigo analisa o panorama da profissionalização da dança no Brasil, tomando como referência empírica o processo de implantação e desenvolvimento do Curso Técnico Integrado em Dança da Escola Técnica Estadual Adolpho Bloch (ETEAB). O foco da análise são as especificidades de um curso técnico de dança integrado ao Ensino Médio da rede pública de ensino do Estado do Rio de Janeiro. A partir de depoimentos de professores e fontes primárias, a análise aponta que o Curso Técnico em Dança da ETEAB incorpora a dimensão intelectual ao trabalho produtivo, pois, além do técnico em dança, busca formar trabalhadores cidadãos, concebidos como sujeitos históricos capazes de transformar sua realidade social, tomando o trabalho como princípio educativo. Apesar de algumas dificuldades percebidas no desenvolvimento do Curso, a análise conclui que a formação oferecida é diferenciada devido aos avanços na integração entre formação profissional e formação geral básica.


THE EXPERIENCE OF THE FIRST TECHNICAL COURSE INTEGRATED IN DANCE IN BRAZIL

The article analyzes the professional training setup in Dance in dance in Brazil, taking as empirical reference the process of implementation and development of the Integrated Technical Course in Dance of the Escola Técnica Estadual Adolpho Bloch (ETEAB). The focus of the analysis is the specificities of a technical course on dance integrated into the High School of public net teaching of Rio de Janeiro State. From the teachers' testimonials and primary sources, the analysis points that the Technical Course in Dance of ETEAB incorporates the intellectual dimension to productive work, because, in addition to the dance technician, it seeks to form citizen workers, conceived as historical subjects capable of transforming your social reality, taking work as a pedagogic principle. Despite some difficulties perceived in the development of the Course, the analysis concludes that the training offered is differentiated due to the advances in the integration between professional training and basic general forming.


LA EXPERIENCIA DEL PRIMER CURSO TÉCNICO INTEGRADO EN DANZA EN BRASIL

El artículo analiza el panorama de la profesionalización en la danza en Brasil, tomando como referencia empírica el proceso de implementación y desarrollo del Curso Técnico Integrado de Danza de la Escuela Técnica Estadual Adolpho Bloch (ETEAB). El enfoque del análisis son las especificidades de un curso técnico de danza integrado a la formación secundaria en red pública de enseñanza del estado de Río de Janeiro. A partir de depoimentos de docentes y de fuentes primarias, el análisis señala que el Curso Técnico de Danza de ETEAB incorpora la dimensión intelectual al trabajo productivo, ya que, además del técnico de danza, busca formar trabajadores ciudadanos, concebidos como sujetos históricos capaces de transformar su realidad social, tomando el trabajo como principio pedagógico. A pesar de algunas dificultades percibidas en el desarrollo del Curso, el análisis concluye que la formación ofrecida se diferencia por los avances en la integración entre la formación profesional y la formación general básica.


Palavras-chave


Profissionalização em Dança; Ensino Técnico; Ensino Médio; Ensino Integrado; Formação Profissional

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DOI: http://dx.doi.org/10.29404/rtps-v3i5.3973

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