INTERCULTURALIDAD CRÍTICA/PEDAGOGÍA DE-COLONIAL

Catherine Walsh

Resumo


Este artigo toma, no contexto atual, as urgências político-pedagógicas expressas tanto por Paulo Freire quanto por Frantz Fanon, de ler criticamente o mundo, revelar as profundidades do problema colonial, e intervir na reinvenção da sociedade para a construção de condições radicalmente diferentes de humanidade, conhecimento e vida. Seu interesse é, por um lado, tornar evidentes os modos como o multiculturalismo neoliberal e a interculturalidade funcional trabalham hoje para perpetuar a matriz de poder e, por outro lado, explorar os desafios que movimentos indígenas e afrodescendentes apresentam a essa ordem, mais particularmente as maneiras como eles avançam em um projeto de interculturalidade crítica que tenha uma natureza tanto decolonizadora quanto pedagógica. A autora oferece sua contribuição a este projeto ao trazer o diálogo entre Fanon e Freire e em enfatizar os elementos de uma pedagogia decolonial.

Palavras-Chave: Política Pedagógica; Interculturalidade; Pedagogia Decolonizadora.

 

CRITICAL INTERCULTURALITY/DE-COLONIAL PEDAGOGY

ABSTRACT:

This article takes up, in the context of the present times, the political-pedagogical urgencies expressed by both Paulo Freire and Frantz Fanon, that is to critically read the world, reveal the depth of the colonial problem, and intervene in the reinvention of society towards the construction of radically different conditions of humanity, knowledge, and life. Its interest is, on the one hand, to make evident the ways that neoliberal multiculturalism and functional interculturality work today to perpetuate the colonial matrix of power and, on the other, to explore the challenges that indigenous and afrodescendant movements present to this order, most particularly the ways that they advance a project of critical interculturality that is both decolonial and pedagogical in nature. The author offers her own contribution to this project in bringing together in dialogue Fanon and Freire and in setting forth elements of a de-colonial pedagogy.

Keywords: Political-pedagogical; Interculturality; De-colonial Pedagogy.


Palavras-chave


politica pedagógica; interculturalidade; pedagogia decolonial

Texto completo:

PDF (Español (España))

Apontamentos

  • Não há apontamentos.