Projeto Pedagógico

A elaboração do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Medicina Veterinária da UFRRJ foi inicialmente desenvolvida por uma comissão formada pelos professores Avelino José Bittencourt, então coordenador do curso, Maria Júlia Salim Pereira, Vânia Rita Elias Pinheiro Bittencourt e Fábio Barbour Scott, a partir de discussões coletivas com o corpo docente do referido curso, contando com a assessoria externa da Prof.ª Dr.ª Helena Amaral da Fontoura.

No ano de 2007, foi formada uma Comissão Setorial para tomar parte na elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), e alguns pontos do PPC foram reavaliados. Esta Comissão foi composta pelos professores Miliane Moreira Soares de Souza, atual coordenadora do curso de graduação em Medicina Veterinária, Teresa Cristina Bergamo Bomfim, representante do Departamento de Parasitologia Animal, Sieberth do Nascimento Brito, representante do Departamento de Microbiologia Veterinária, Adivaldo Henrique da Fonseca, representante do Departamento de Epidemiologia e Saúde Pública, Carlos Henrique Machado, representante do Departamento de Medicina e Cirurgia Veterinária e a representante do Diretório Acadêmico Guilherme Hermsdorff, Flávia de Azevedo Lucindo.

No ano de 2008, conforme orientações e sugestões oriundas das questões debatidas no coletivo através dos Fóruns de Coordenações de Curso, algumas inserções foram viabilizadas com o objetivo de dinamizar a construção do conhecimento, e melhorar o diálogo entre as diferentes áreas do saber. Assim, as Atividades Acadêmicas e as Atividades Complementares passam a fazer parte da formação dos estudantes de Medicina Veterinária, permitindo a incorporação das distintas atividades realizadas ao longo do curso que contribuem para sua formação pessoal e profissional.

Desse modo, o Curso de Medicina Veterinária da UFRRJ visa incentivar uma sólida formação geral, necessária para que o futuro graduado possa vir a superar os desafios de renovadas condições de exercício profissional e de produção do conhecimento. Acreditamos estar possibilitando a produção de um curso de qualidade, de acordo com os preceitos que acreditamos serem necessários para formar um médico veterinário atento às transformações sociais e promotor destas, em um contexto de universidade comprometida com o bem público e com a promoção da saúde.

Download: Núcleo de Ensino e Pesquisa em História América e África

 

Programa Analítico

Nos links abaixo é possível efetuar o download dos programas analíticos das disciplinas, separados por período letivo: