Apresentação
 

O quadro de trabalho sobre as licenciaturas para 2009 e 2010 na UFRRJ passou por um processo de transformação, uma vez que, de uma universidade de pequeno porte para uma instituição de médio porte, destacando-se como a única universidade pública presente na sua região de influência – a Baixada Fluminense. O contexto de expansão das licenciaturas torna emergente pensar a integração dos novos cursos com os outros e a formação inicial ambos prioridade do PRODOCÊNCIA. A proposta que se construiu, portanto, visa implementar ações que fortaleçam o que até agora existia neste sentido, e possibilite novas realizações em direção ao crescimento das licenciaturas com qualidade. Assim, o PRODOCÊNCIA deve servir como apoio a três desejos essenciais para a qualidade das licenciaturas na Rural do Rio de Janeiro:

• A reorganização curricular na universidade para integração dos vários cursos de licenciatura em busca de um perfil de professor-pesquisador.

• A formação dos alunos licenciandos em articulação com a escola básica.

• A ampliação e fortalecimento dos vínculos com as escolas de educação básica das redes públicas e a formação continuada de seus professores.

A temática essencial para o PRODOCÊNCIA- 2009/2010 foi a das Linguagens e Tecnologias. Articulando estes dois eixos, pretendemos atender às várias áreas do conhecimento. Assim, estabelecemos, quatro módulos de formação transpassados pelos conceitos de Linguagem e Tecnologia, cada um destes momentos subdivido em quatro sub-eixos formadores: 


Letramentos e Cultura
• Letramentos e Formação de Professores
• Leitura, escrita e seus suportes contemporâneos
• Tecnologia e Cultura Letrada

Estética, Linguagens e Educação
• Linguagem, arte e estética
• Corpo e educação
• Mídia, tecnologia e estética

Meio Ambiente, Tecnologias e Sustentabilidade
• Sociedade civil e sustentabilidade
• Diversidade Cultural e Meio Ambiente
• Políticas globais/locais e Formação de Professores

Políticas Públicas, Educação e Formação de Professores
• A universidade e a formação de professores
• Políticas públicas e Educação 
• A relação ensino/aprendizagem e tecnologia

 
 


DEG 2009 © Decanato de Ensino de Graduação - UFRRJ