Pesquisa e Prática Educativa:
Os desafios da pesquisa no ensino de História

O I Seminário de Pesquisa e Práticas Educativas: os desafios na pesquisa do ensino de História, buscou refletir sobre as questões atuais que permeiam o ensino de história. Promovendo uma ação investigativa e propositiva, visando compreender as relações sociais, políticas e culturais em que o Ensino de História se materializa. Possibilitando assim um dos grandes desafios que a universidade pública na contemporaneidade é convidada a realizar - a integração entre ensino-pesquisa-extensão. Neste segundo momento apresentamos os artigos produzidos que compuseram este evento e de pesquisadores convidados a compor este trabalho. O CD é composto por 11 artigos, que tem como temática central o ensino de história e as questões contemporâneas que permeiam a pesquisa nesta área. Seja convidado a ler:

1. ENSINO DE HISTÓRIA: entre história e memória
Ana Maria Monteiro/UFRJ

2. PROBLEMATIZANDO A ORGANIZAÇÃO DO ENSINO DE HISTÓRIA
Helenice Aparecida Bastos Rocha

3. ESCREVER E PENSAR HISTORICAMENTE: recursos cognitivos envolvidos com a produção textual
Maria Lima

4. FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO BÁSICO A PARTIR DA LEI 10.639/03: nossa expeiência na UFRuralRJ (2005-2007)
Marília Campos

5. O DESAFIO DO ENSINO DE HISTÓRIA NAS SÉRIES INICIAIS: a questão do nacionalismo
Patricia Bastos de Azevedo

6. OLHARES SOBRE OLHARES: IMAGENS DA ESCRAVIDÃO NOS LIVROS DE HISTÓRIA: representações do ser negro e construção de identidades
Warley da Costa

7. CONTRIBUIÇÕES PARA DESCONSTRUÇÃO DE ESTEREÓTIPOS: a imagem do índio brasileiro.
Andrea de Lima Ribeiro Sales
Marcelo da Cunha Sales

.pdf>8. LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA DOS ANOS INICIAIS: Como a temática do Patrimônio Cultural Imaterial tem sua vez?
Kariana Saraiva

9. LETRAMENTO E HISTÓRIA: refletindo sobre identidades
Marta Ferreira da Silva

10. CURRÍCULO E ENSINO DE HISTÓRIA: interação entre as dimensões curriculares na EJA de uma escola municipal em Mesquita/RJ
Eliziane Barbosa de Andrade

11. IMAGENS, CURRÍCULO E LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA
Evelyn Louise Almeida de Azevedo

Patricia Bastos de Azevedo
Organizadora