|
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE AGRONOMIA INFORME ON-LINE ANO 1 Nº 01 |
A cultura do milheto pérola passou a ter destaque na última década, principalmente nos cerrados, na produção de palha para o plantio direto, e atualmente, a área ocupada com o milheto está em torno de 2,1 milhões de ha, com grande expansão. Porém, o uso do milheto tem sido ampliado para outros usos, como para pastejo, forragem, silagem e fabrico de ração para animais, cujo custo é mais baixo, sendo mais rica em proteína que aquela fabricada com o milho. Contudo, é extrememente improvável que os poucos genótipos existentes, em torno de cinco, possam atender às necessidades dos agricultores, haja visto esta atual diversidade de uso do milheto pérola.
Assim sendo, foi iniciado um Programa de Melhoramento do milheto pérola, no Curso de Pós-Graduação em Fitotecnia, com teses de Mestrado e de Doutorado, a partir de três genótipos produtores de palha e de grão, de origem africana, a Souna III, HKP e Guerguera, obtidas pelo convênio entre o Dep. de Fitotecnia e o CERAAS/ ISRA, no Senegal. A seleção de genótipos, para produção de palha e de grão, foi conduzida em um planossolo, com baixo teor de matéria orgânica, sem aplicação de fertilizantes e sem irrigação, obtendo-se, em 4ª geração, a cultivar ENA 1. Esta cultivar produziu, na UFRuralRJ, 32.000 kg ha-1 de massa verde, na floração, e 7.000 kg ha-1 de massa seca de parte aérea e 2.600 kg ha-1 de grãos na maturação fisiológica.
A cultivar está registrada no Serviço Nacional de Proteção de Cultivares do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) sob o número 04291.
Vista da área de produção de sementes, da cultivar ENA 1 com panículas já desenvolvidadas.
Vista da área de seleção de genótipos usados para a criação da cultivar ENA 1.