INSTITUTO DE BIOLOGIA
DEPARTAMENTO
DE CIÊNCIAS FISIOLÓGICAS
Estudo
dirigido I - Química Fisiológica - IB 309 – 2007-II
Temas abordados:
Digestão e absorção –
Introdução
Digestão e absorção de glicídios, protídeos e lipídeos.
Digestão fermentativa
Destino dos nutrientes após a absorção
Hormônios
- Conceitue digestão e absorção.
- Cite os três grandes grupos de
mamíferos, segundo a sua menor ou maior capacidade em aproveitar a
celulose como fonte de energia. Justifique a resposta.
- Relacione duas condições
indispensáveis ao crescimento de micro-organismos no tubo digestivo de
mamíferos e explique porque essas condições não são satisfeitas em
carnívoros.
- Em alguns grupos de herbívoros,
tais como coelhos, ocorre coprofagia e, caso ela
seja impedida, poderá haver deficiência de nutrientes essenciais. Como se
explica essa deficiência?
- Relacione os papéis fisiológicos
do cloreto e do bicarbonato encontrados na saliva de monogástricos.
- Explique o motivo da relativa
ineficiência da amilase salivar, quando comparada à pancreática, na
digestão dos glicídios ingeridos.
- Liste as principais dissacaridases jejunais com respectivos substratos e
produtos de ação.
- Explique sucintamente o mecanismo
de absorção ativa para a glicose pela mucosa intestinal. OBS: Se achar
necessário, elabore um esquema.
- Conceitue “valor biológico de uma
proteína” e explique como essa característica se correlaciona com o
conteúdo em aminoácidos dessa proteína.
- Porque a desnaturação é um passo
importante na preparação das proteínas para a digestão?
- Explique porque é indispensável a presença de ácido clorídrico para que se possa
observar atividade proteolítica no suco gástrico.
- O que se entende por proteólise
limitada? Dê exemplos de dois processos nos quais ela se verifica.
- Explique três funções do ácido
clorídrico contido no suco gástrico.
- Com relação ao pepsinogênio,
indique: a) o tipo de célula onde é sintetizado; b) o seu processo de
atuação.
- Explique sucintamente o mecanismo
para secreção de HCl do
suco gástrico.
- Diferencie endopeptidases
e exopeptidases.
- Porque os lipídeos são de grande
importância na dieta dos mamíferos?
- Cite quatro constituintes da
secreção biliar com suas respectivas funções.
- Esquematize a circulação êntero-hepática dos sais biliares e discuta a
importância fisiológica desse ciclo.
- Qual é a
origem e função dos sais biliares?
- Esquematize a lipólise dos
triglicerídeos na luz intestinal e explique como a especificidade da lipase pancreática limita esse fenômeno.
- Descreva sucintamente a formação
de um quilomícron.
- Explique porque a lipase pancreática e a lipase
intestinal não conseguem hidrolisar completamente os triglicerídeos.
- Em relação à digestão
fermentativa, qual é o destino metabólico dos seguintes produtos:
a)
Ácido propiônico b) ácido butírico.
- Quais são os destinos metabólicos
da amônia formada em conseqüência à fermentação de produtos nitrogenados
no rúmen?
- Explique como um produto mineral
como a uréia pode ser usado como fonte de Nitrogênio nos ruminantes?
- Esquematize a circulação rumino-hepática de compostos nitrogenados.
- Porque o bicarbonato contido na
saliva dos ruminantes é importante para a manutenção do pH
ruminal?
- Qual a importância da eructação
dos gases gerados pelos processos fermentativos no rúmen, para a digestão
nos ruminantes?
- Explique porque o fígado
corresponde ao principal centro de distribuição de nutrientes nos
vertebrados.
- Explique o papel do fígado na
regulação da glicemia.
- Porque motivo a lipase lipoprotéica é importante no metabolismo de
triglicerídeos absorvidos?
- Descreva os estágios das fases do
metabolismo (absorção, pós absorção e jejum
prolongado) de acordo com a fonte e utilização dos nutrientes.
- Explique porque o hábito da
ingestão de alimentos entre as refeições leva ao acúmulo de tecido
adiposo.
- Conceitue hormônio.
- Diferencie hormônio e
neurotransmissor.
- Liste três características que uma
substância deve apresentar para que possa funcionar como hormônio.
- Classifique os hormônios quanto
sua natureza química.
- Diferencie hormônios
hidrossolúveis e lipossolúveis quanto à localização celular de seus
respectivos receptores. Explique.
- Diferencie hormônios
hidrossolúveis e lipossolúveis quanto à duração da resposta celular e
quanto ao tempo para a resposta. Explique.
- Conceitue segundo mensageiro e dê
dois exemplos.
- Diferencie os mecanismos de ação
hormonal dos receptores associados à adenilciclase
daqueles associados à fosfolipase C, ressaltando
os segundos mensageiros intracelulares envolvidos.