MAPA MENTAL DO MANEJO DE BACIAS

o desafio

Como vimos no mapa anterior, a recuperação de áreas degradadas (RAD) é uma das soluções para o Desafio do Meio Ambiente. Essa prática ambiental pertence ao MANEJO DE BACIAS HIDROGRÁFICAS, um ramo das ciências naturais ainda pouco conhecido e praticado no Brasil e que tem aqui na Universidade Rural a elite acadêmica comandada pelo colega e Prof.Dr. Ricardo Valcarcel, do Instituto de Florestas, com seu Laboratório de Manejo de Bacias.

PROBLEMAS

Entre os problemas que levam à degradação do solo ao ponto de requererem o Manejo de Bacias e, em alguns casos, a recuperação de áreas degradadas (RAD), relacionamos os seguintes:
1 - desmatamento
2 - produção de água
3 - erosão do solo
4 - agricultura
5 - urbanização
6 - extração mineral
7 - indústrias e
8 - desertificação.

CONSEQUÊNCIAS

As principais consequências das agressões ambientais acima são: as secas, inundações e deslizamentos. As inundações, por sua vez, provocam as vazões máximas ou de pico, a erosão do solo e o assoreamento dos rios que, como foi visto no MM anterior, é o principal problema ambiental apontado pelos Prefeitos brasileiros em seus Municípios.

SOLUÇÕES

As principais soluções utilizadas pelo Manejo de Bacias para contornar os problemas ambientais apontados inicialmente, são os seguintes:
1 - Políticas públicas
2 - Ordenamento territorial
3 - RAD
4 - Educação Ambiental e
5 - Organização.

RAD - Recuperação de Áreas Degradadas

Considera-se que uma áreas está degradada quando foi-lhe retirada a sua capa vegetal e as camadas iniciais do solo. Isso é comum nas cavas das mineradoras, áreas de voçorocas, áreas desertificadas e outras áreas alteradas e de solo infértil. As práticas que conduzem à sua recuperação ou revitalização são as seguintes:
a) fertilização
b) correção da acidez do solo
c) adubação verde
d) adição de matéria orgânica
e) subsolagem
f) práticas de conservação e
g) plantio.

OUTRAS INFORMAÇÕES

Podem ser encontradas no site do Instituto de Florestas da UFRRJ ou no indicado no Mapa Mental.

voltar Mapas prosseguir