Uma das características mais marcantes da zona rural brasileira, de um modo geral, é a localização esparsa e afastada das residências.

Por ocasião das colheitas, principalmente, os fazendeiros e algumas indústrias, têm de apanhar essas pessoas em suas casas e transportá-las até o local de trabalho, em transporte coletivo.

Quando esse transporte era feito na carroceria de caminhões, registravam-se muitos acidentes.

onibus.gif Hoje, segundo a Lei 9.503/97 (CÓDIGO NACIONAL DE TRÂNSITO) e a Resolução No. 811/77, somente ônibus e microônibus podem ser usados no transporte coletivo de passageiros. O microônibus se diferencia do ônibus porque pode conduzir um máximo de vinte (20) passageiros.
Infelizmente, ainda se encontram agricultores sendo transportados na caçamba de camionetas e até "de carona" em tratores.

A segurança na operação do transporte coletivo de passageiros está ligada, principalmente, a 3 fatores: o motorista, o veículo e as vias de transporte ou estradas.

1 - Acidentes causados pelo Motorista

Sabe-se que a maior causa dos acidentes de trânsito é por falha do motorista. Portanto, seguem-se algumas recomendações de caráter geral:

SE BEBER, NÃO DIRIJA.

A bebida alcoólica diminui os reflexos e a habilidade do cérebro de seguir em linha reta. Assim, se o motorista andou tomando umas cervejas ou uma "branquinha", não deve dirigir. Muita gente pensa que tomando café vai se sentir "sóbrio" o suficiente para dirigir, mas isso não é verdade. O melhor é descansar ou dormir. Geralmente, para cada dose de bebida, deve-se descansar 2,5 horas. Muitos remédios (certos anti-alérgicos, xaropes e alguns comprimidos para resfriados) dão sono. Da mesma forma, se estiver cansado ou febril, não dirija.

MANTENHA O VEÍCULO EM BOAS CONDIÇÕES.

A primeira providência que o motorista deve tomar para a chamada condução defensiva, é assegurar-se de que o seu veículo esteja em boas condições de funcionamento. Cada vez que tenha trocado o óleo do motor, anote a data e a quilometragem na papeleta adesiva e verifique outros dispositivos de segurança (pressão dos pneus, extintor de incêndio, etc.). Pneus carecas podem provocar acidentes. Verifique as luzes do freio e das setas, com frequência.

FAÇA O QUE PUDER PARA EVITAR BATIDAS.

O motorista deve seguir rigorosamente as placas de sinalização e de limites de velocidade, mantendo uma distância segura do carro da frente. Para evitar batidas de frente, olhe bem adiante, à procura de possíveis problemas (carro na contra- mão, ou fazendo ultrapassagem, por exemplo) e reduza a velocidade ou saia do seu caminho, se for possível. Para evitar batidas por trás, use a seta e reduza a velocidade gradualmente.

SEJA CUIDADOSO NOS CRUZAMENTOS.

Mais de 2/3 das lesões de trânsito ocorrem nos cruzamentos. Assim, esteja preparado quando se aproximar de um. Use sempre a seta se planeja dobrar e suponha que os outros motoristas não vêm o seu sinal. Manobre cuidadosamente. Não suponha que os outros motoristas lhe darão a preferência. Se o mato lhe tomar a visão da curva, buzine.

USE SEMPRE O CINTO DE SEGURANÇA.

Os cintos de segurança têm salvado muitas vidas. Não receie que o cinto o prenderá no carro no caso de um acidente, pois com ele, você sobreviverá ao impacto inicial e não será lançado do veículo ainda em movimento.

USE A SINALIZAÇÃO MANUAL AO DIRIGIR NO CAMPO.

Trabalhar ao redor de máquinas grandes é geralmente ruidoso e há muita poeira. Assim, sempre que julgar conveniente, use a sinalização manual, além das setas, faroletes, da buzina e do farol. Isso evitará muitos acidentes.

2 - Acidentes causados pelo Veículo

As falhas mecânicas também são responsáveis por acidentes, principalmente devido à má qualidade do material das peças, à sua vida útil, ao calor ou frio excessivos e à falta de manutenção. Portanto, use sempre peças originais e troque-as no prazo recomendado pelo fabricante. As mangueiras de combustível, por exemplo, costumam ressecar com o alto calor desprendido pelo motor e, ao racharem, esguicham sobre as partes quentes, provocando incêndios.

Também não se deve trafegar com os parafusos das rodas mal apertados ou faltando e, muito menos, com os pneus sem as estrias (pneu careca).

Ao trafegar nas estradas vicinais esburacadas, poupe o amortecedor do veículo, desviando-se dos maiores e diminuindo a marcha.

3 - Acidentes causados pela Via de transporte (estrada)

Na zona rural brasileira, infelizmente, a maioria das estradas é de piçarra e mal conservada. Assim sendo, na época das chuvas, elas ficam praticamente intransitáveis.

É grande o risco de acidentes provocado por deslizamento na pista, provocado pela lama ou argila. O motorista, portanto, deve ter redobrada a sua atenção e diminuir a velocidade.

 

Início de Acidente