Funções de Pedotransferência são funções matemáticas modeladas e validadas para estimar atributos de difícil obtenção a partir de dados mais fáceis de se obter. Embora estas funções ampliem bastante as possibilidades de mapeamento, para sua utilização, é fundamental gerar uma base de dados consistente e representativa do local.

Existem vários métodos para determinação de Funções de Pedotransferência, variando de regressão linear múltipla, modelos lineares generalizados, modelos aditivos generalizados, árvore de regressão, redes neurais e sistemas de lógica difusa.

As Funções de Pedotransferência serão desenvolvidas para estimar o potencial erosivo dos solos, e serão testados diferentes métodos de FPTs para estimativa do potencial erosivo dos solos. Para tanto, serão utilizados diferentes Softwares matemáticos e estatísticos, tais como: Statistica5.1 (Statsoft, 1999),  S-Plus (Insightul, 2001), JMP (SAS Institute, 2002), o Mathlab (Mathworks, 2003), Neuropack (software de redes neurais para ajustar FPTs pontuais e paramétricas, desenvolvido por Budiman & McBratney (2002)).