diminuir fonte aumentar fonte
Informe sobre o Programa Bolsa Permanncia do MEC (PBP)

 

Prezados alunos do curso de Gestão Ambiental, do Instituto de Três Rios.

 

A UFRRJ está participando do PBP desde junho de 2013.

 

Já realizamos reuniões no ITR para prestar esclarecimentos sobre o programa, assim como encaminhamos nossa assistente social, para dar atendimento aos estudantes homologados para o recebimento da bolsa.

 

Contamos ainda, com o apoio do servidor Victor Okuyama Lavinas (Auxiliar em Administração - Instituto Três Rios /UFRRJ), que trabalha em conjunto com a Comissão de Avaliação recolhendo a documentação dos estudantes do Instituto e encaminha para Seropédica a fim de que as assistentes sociais realizem a análise.

 

O programa é de fluxo contínuo, sendo as análises realizadas até o dia 15 de cada mês e a homologação até o dia 20. O estudante terá direito à Bolsa a partir do mês subsequente à homologação.


Já explicitamos à Comunidade Universitária como este programa funciona e os problemas referentes a sua implementação. O sistema possui várias falhas e detectamos que o preenchimento efetuado com falta de dados, principalmente bancários, gera uma demora no pagamento das bolsas.


À Universidade cabe apenas homologar ou não o estudante. Depois todo o processo é executado diretamente com o MEC. Inclusive não temos acesso a nenhuma ferramenta de gerenciamento que nos possibilite alterar o cadastro dos alunos, ou mesmo corrigir algum dado inserido errado.


O PBP foi um dos pontos de pauta muito questionado durante a 54ª reunião do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis (FONAPRACE), realizada recentemente em Florianópolis, pois em todas as IFES são poucos os cursos de graduação que conseguem aderir e os que conseguem têm os mesmos problemas relatados acima.


Por estes motivos, passados seis meses desde que o primeiro grupo de documentos foi analisado, vimos por meio desta nota, solicitar que os estudantes que foram homologados e ainda não receberam a sua bolsa, entreguem uma carta ao servidor Victor Okuyama Lavinas, na secretaria do ITR, relatando todos os problemas e possíveis contatos que tiveram com o MEC para que possamos solicitar esclarecimentos e soluções oficialmente, via nota desta pró-reitoria ao gestor do programa no MEC.

 

Seropédica, 11 de novembro de 2013.

 

Cesar Augusto Da Ros

Pró-reitor de Assuntos Estudantis

 

Juliana Arruda

Pró-reitora Adjunta de Assuntos Estudantis

Postado em: 18/11/2013 às 13:36
Seleo para os Alojamentos Universitrios
A partir de segunda-feira (04 de agosto de 2014), estudantes matriculados nos cursos de graduação presencial do c... leia mais
CEG esclarece sobre subestao de gs no cmpus Seropdica
A presença de uma subestação da Companhia Estadual de Gás (CEG) na área da Avicultura, c&aci... leia mais
Sistemas criados no ITR/UFRRJ facilitam rotina administrativa
Três sistemas de processamento de dados, idealizados pelo Setor de Informática do Instituto Três Rios da Uni... leia mais
Professor do ITR/UFRRJ participa de Semana de Agricultura
O professor e chefe do Departamento de Ciências Administrativas e do Ambiente do Instituto Três Rios, Márcio... leia mais
Professores da UFRRJ tm artigo aprovado em congresso internacional
Os docentes Joilson de Assis Cabral e Maria Viviana de Freitas, ambos do Departamento de Ciências Econômicas (DeCE)... leia mais
Click aqui.