diminuir fonte aumentar fonte
Informe sobre o Programa Bolsa Permanncia do MEC (PBP)

 

Prezados alunos do curso de Gestão Ambiental, do Instituto de Três Rios.

 

A UFRRJ está participando do PBP desde junho de 2013.

 

Já realizamos reuniões no ITR para prestar esclarecimentos sobre o programa, assim como encaminhamos nossa assistente social, para dar atendimento aos estudantes homologados para o recebimento da bolsa.

 

Contamos ainda, com o apoio do servidor Victor Okuyama Lavinas (Auxiliar em Administração - Instituto Três Rios /UFRRJ), que trabalha em conjunto com a Comissão de Avaliação recolhendo a documentação dos estudantes do Instituto e encaminha para Seropédica a fim de que as assistentes sociais realizem a análise.

 

O programa é de fluxo contínuo, sendo as análises realizadas até o dia 15 de cada mês e a homologação até o dia 20. O estudante terá direito à Bolsa a partir do mês subsequente à homologação.


Já explicitamos à Comunidade Universitária como este programa funciona e os problemas referentes a sua implementação. O sistema possui várias falhas e detectamos que o preenchimento efetuado com falta de dados, principalmente bancários, gera uma demora no pagamento das bolsas.


À Universidade cabe apenas homologar ou não o estudante. Depois todo o processo é executado diretamente com o MEC. Inclusive não temos acesso a nenhuma ferramenta de gerenciamento que nos possibilite alterar o cadastro dos alunos, ou mesmo corrigir algum dado inserido errado.


O PBP foi um dos pontos de pauta muito questionado durante a 54ª reunião do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis (FONAPRACE), realizada recentemente em Florianópolis, pois em todas as IFES são poucos os cursos de graduação que conseguem aderir e os que conseguem têm os mesmos problemas relatados acima.


Por estes motivos, passados seis meses desde que o primeiro grupo de documentos foi analisado, vimos por meio desta nota, solicitar que os estudantes que foram homologados e ainda não receberam a sua bolsa, entreguem uma carta ao servidor Victor Okuyama Lavinas, na secretaria do ITR, relatando todos os problemas e possíveis contatos que tiveram com o MEC para que possamos solicitar esclarecimentos e soluções oficialmente, via nota desta pró-reitoria ao gestor do programa no MEC.

 

Seropédica, 11 de novembro de 2013.

 

Cesar Augusto Da Ros

Pró-reitor de Assuntos Estudantis

 

Juliana Arruda

Pró-reitora Adjunta de Assuntos Estudantis

Postado em: 18/11/2013 às 13:36
PET-Histria/UFRRJ recebe premiao de melhor trabalho no XIX Enapet
O Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de História da UFRRJ obteve o título de melhor traba... leia mais
Resultado da Seleo para os Alojamentos Universitrios
O Setor de Residência Estudantil divulga o resultado da Seleção para os Alojamentos Universitários .... leia mais
Programao de frias 2015
O Departamento de Pessoal/PROAD informa que a programação de férias para o próximo ano será ... leia mais
Livro de professor da Rural aprovado no PNLD 2015
Mais um docente da UFRRJ teve uma obra selecionada pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), edição... leia mais
Embrapa seleciona para estgio de jornalismo
A Embrapa Agrobiologia está selecionando um estagiário de jornalismo para atuar em seu Núcleo de Comunica&... leia mais
Click aqui.