Centro de Pesquisa em Agronegócio |
Estudos sobre Cadeias de Produção Agroindustriais |
Home
|
Sobre o centro
|
Fale Conosco |
Projetos |
Produção acadêmica |
Pós-Graduação em Agronegócio |
OBJETIVOS E NECESSIDADE DO CURSO
A pós-graduação tem papel crucial na criação de novas competências e de estratégias inovadoras nos países em fase de desenvolvimento. São inerentes ao conceito de pós-graduação, as atividades de pesquisa e extensão desenvolvidas nas Universidades e nas Organizações de Aprendizagem. A pós- graduação, desta forma, tem implicações diretas e indiretas para o crescimento de diversos setores do conhecimento humano e da produção de bens e serviços, assim como para a formação de profissionais com capacidade empreendedora. O curso tem por objetivo contribuir para a capacitação dinâmica do capital humano e intelectual nas empresas e organizações, públicas e privadas, no novo ambiente concorrencial da economia globalizada e da sociedade do conhecimento, a partir da formação de competências essenciais, privilegiando uma visão sistêmica das atividades econômicas e sociais. Desse modo, permitindo aos alunos aplicarem seus conhecimentos para o desenvolvimento agro- industrial, nas dimensões local, regional, nacional e global, que é o mesmo tempo oportuno e relevante. A continuidade no desenvolvimento de um programa de Economia e Gestão do Agronegócio, na UFRRJ, implicará na consolidação de um novo campo de pesquisa teórica e aplicada, envolvendo o Centro de Pesquisa e pós-graduação em Agronegócio do Departamento de Ciências Econômicas, numa interação com outros departamentos da UFRRJ. O conceito de Agronegócio será tratado utilizando-se dos seguintes métodos: · Agribusiness Cluster: definido como um agrupamento geograficamente localizado de empresas relacionadas direta ou indiretamente, instituições correlatas e a comunidade local, vinculadas por elementos comuns e complementares, em torno de um produto principal de origem agrícola, pecuária e florestal. · Global Agribusiness: definido como uma cadeia global de mercadorias, indo das matérias-primas ao consumidor final, passando por etapas intermediárias de transformação, logística e financiamento, envolvendo dois ou mais países, que por sua vez, integram os sistemas mundiais de mercadorias. · Agribusiness Project: definido como a atividade de estudos e projetos de investimento no agronegócio. A análise de investimento pode estar focado em projetos individuais, ou em grupos de projetos (cluster), levando em consideração a apropriação individual das economias externas. O project funding, como a definição de estratégias de financiamento, faz parte desse tópico.
Estas abordagens permitem que os diversos setores agrícolas, pecuários e florestais, segmentados por produto principal (soja, algodão, álcool, carnes, celulose, etc.), sejam estudados através das relações de encadeamento para frente e para trás, constituindo as cadeias produtivas agro-industriais, deste setor com a indústria fornecedora (agroquímica, máquinas agrícolas, implementos, biotecnologia), a transformação (agroindústria e indústria de alimentos), os sistemas de logística (armazenagem, transporte e comercialização), financiamento (B.B, BMeF) e com o sistema nacional de inovação (EMBRAPA, Universidades e Institutos de Pesquisa) etc.
PÚBLICO ALVO
Todos os profissionais graduados, direta ou indiretamente envolvidos com as atividades do agronegócio.
ESTRUTURA DO CURSO
O curso é constituído de 12 disciplinas obrigatórias, com 30 horas- aula por disciplina, no total de 360 horas. O curso será oferecido de forma sucessiva, em 4 (quatro) módulos de 3 (três) disciplinas, com subtotal de 90 (noventa) horas- aula. Os alunos deverão fazer um estudo de caso de agribusiness como parte da avaliação no curso. Carga horária: 360 horas + estudo de caso
DISCIPLINAS DO CURSO
- Introdução ao Agronegócio: método de análise, cadeia produtiva e estudo de caso - Demografia e agronegócio - Macroeconomia e agronegócio - Metodologia Científica - Economia do trabalho e agronegócio. - Economia da tecnologia e agronegócio. - Globalização e Competitividade no agronegócio. - Análise custo/benefício e agronegócio. - Ética e Bioética - Marketing e agronegócio - Seminários de pesquisa - Extensão Rural e Estratégias Empresariais - Metodologia do Ensino Superior - Regulação de mercados agropecuários - Comércio Internacional e agronegócio. - Mercado futuro e de opções agropecuário - Financiamento às exportações brasileiras - Demonstrações Contábeis
COORDENAÇÃO DO CURSO
Prof. Dr. Luiz Carlos de Oliveira Lima
INSCRIÇÕES
Período: em breve serão abertas novas inscrições Local: Decanato de Pesquisa e Pós-graduação DPPG- Sala 115- Pavilhão Central
NÚMERO DE VAGAS: 20
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS
CPF e carteira de identidade (original e cópia) Diploma de Graduação (original e cópia) Histórico Escolar (original e cópia) Curriculum Vitae (comprovado) Comprovante de pagamento no Banco do Brasil da taxa de inscrição.
PROCESSO DE SELEÇÃO
Análise do Curriculum Vitae Análise do projeto de pesquisa |
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO |
GESTÃO E ESTRATÉGIAS NO AGRONEGÓCIO |