Home

 

Sobre o centro

 

Fale Conosco

Projetos

Produção acadêmica

Estudos sobre Cadeias de Produção Agroindustriais

PROPOSTA DE CÁLCULO DO PIB DO AGRONEGÓCIO DO RIO DE JANEIRO

O presente trabalho tem por objetivo fazer a sistematização de conceitos para fundamentação teórica do estudo e definir a metodologia de pesquisa, assim como o método de cálculo e de análise insumo-produto do PIB do Agronegócio do Rio de Janeiro.

A visão sistêmica presente no conceito de agronegócio permite uma compreensão melhor do funcionamento da atividade agropecuária, sendo fator indispensável para que autoridades públicas e agentes econômicos privados, ou seja, os chamados formadores de decisão tenham possibilidades de formular políticas com precisão, justiça e maior probabilidade de acerto.

A análise de insumo-produto será utilizada para analisar e avaliar as relações entre os diversos setores produtivos e de consumo para o estudo de sistemas produtivos agroindustriais ou do agronegócio. A interdependência entre os setores individuais de um dado sistema é descrita por um conjunto de equações lineares, onde suas características estruturais específicas refletem-se na grandeza numérica dos coeficientes dessas equações. Uma tabela que sintetiza a origem dos vários insumos e o destino das diferentes produções de todas as indústrias numa economia é chamada de tabela de insumo-produto. O complexo agroindustrial (CAI) é uma unidade de análise na qual a agricultura se vincula com a indústria de uma dupla maneira: ( i ) com a indústria de bens de capital e bens intermediários; ( ii ) e com a indústria processadora de matérias-primas agrícolas. A primeira ( i ) – indústria para a agricultura, a segunda ( ii ) – indústria da agricultura.

O PIB do Agronegócio do Rio de Janeiro será calculado com base nos dados da Matriz Insumo Produto do Rio de Janeiro (MIP-RJ), além disso, há necessidade de complementar as informações com a Pesquisa Industrial Anual do IBGE (PIA) e levantamentos de dados diretos das fontes primárias. Será usado procedimento para isolar a parcela do valor da produção a preços básicos (VP), do Consumo Intermediário (CI) e do Valor Adicionado (VA) de um determinado setor que também produz bens fora do CAI e para viabilizar uma maior desagregação de diferentes setores que estão consolidados em uma única rubrica.

PIB do Agronegócio

Centro de Pesquisa em Agronegócio