Linhas:
1 - Estudos Contemporâneos e Práticas Educativas
2 - Desigualdades Sociais e Políticas Educacionais
Disciplinas Obrigatórias
As disciplinas obrigatórias visam a subsidiar o estudante com instrumental teórico-prático, habilitando-o a identificar questões relativas à pesquisa e à contemporaneidade que tenham relevância na área educacional e a propor formas científicas de abordá-las. As disciplinas de Seminário de Pesquisa (SP) correspondem a 4 créditos cada, integralizando 8 créditos no total. Os SP constituem atividades que culminam em dois momentos: um maior aprofundamento sobre o propósito do Programa e uma reflexão crítica sobre a pesquisa que será desenvolvida pelo Mestrando no mesmo; e um aprofundamento teórico e intercâmbio de experiências na linha de pesquisa à qual pertence o pós-graduando, visando a um aprofundamento teórico-metodológico da problemática e das pesquisas em desenvolvimento na linha. Sendo assim, sua participação torna-se obrigatória para os pesquisadores e mestrandos de cada linha. As disciplinas de Prática e Produção Cientifica (PPC) serão supervisionadas pela Coordenação do Programa e pelo Orientador. As disciplinas SP e PPC terão ementas variáveis.
Ementa:
Da era dos direitos ao período popular: história e perspectivas. Modernidade e educação brasileira: vínculos e contradições. Modernização e pedagogização da cidade: escolarização e subjetividades. Educação popular, poder e política: lutas e utopias. Educação, cidades e juventudes no capitalismo tardio. Educação pública e culturas: desafios contemporâneos da educação brasileira.
Bibliografia
ARROYO, Miguel G. Imagens quebradas: trajetórias e tempos de alunos e mestres. 4a. ed. Petrópolis: Vozes, 2007.
Ofício de mestre: imagens a auto-imagens: 9a. ed. Petrópolis: Vozes, 2007.
BOBBIO, Norberto. A era dos direitos. In: A era dos direitos. Nova edição. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004. p. 66 – 81.
COSTA, Marisa Vorraber (org.). A escola tem futuro? Rio de Janeiro: DP & A, 2003.
FLEURI, Reinaldo Matias; SOUZA, Maria Izabel Porto de. Entre limites e limiares de culturas: educação na perspectiva intercultural. In: FLEURI, Reinaldo Matias (Org.). Educação intercultural: Mediações necessárias. Rio de Janeiro: DP&A, 2003. p. 53 – 84.
FREIRE, Paulo. A educação na cidade. 4ª ed. São Paulo: Cortez, 2000.
LOURO, Guacira Lopes. Práticas educativas feministas. In: Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. 9ª ed. Petrópolis: Vozes, 2007. p. 110 – 141.
NASCIMENTO, Severina Ilza do. Repensando a educação popular no processo de metamorfose da sociedade global – novas problemáticas. In: COSTA, Marisa Vorraber (org.). Educação popular hoje: variações sobre o tema. São Paulo: Loyola, 1998. p. 235 – 260.
Nunes, Clarice. A escola reinventa a cidade. In: HERSCHMANN, Micael M.; PEREIRA, Carlos Alberto Messeder (orgs.). A invenção do Brasil moderno: medicina, educação e engenharia nos anos 20 – 30. Rio de Janeiro: Rocco, 1994. p. 180 – 201.
______. (Des)encantos da modernidade pedagógica. In: LOPES, Eliane Marta Teixeira; FARIA FILHO, Luciano Mendes; VEIGA, Cynthia Greive (Orgs.). 500 anos de Educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2000. p. 371 – 398.
SANTOS, Milton. A transição em marcha. In: Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. 6ª ed. Rio de Janeiro, Record. 2004. p. 141 – 174.
SAVIANI, Dermeval. As idéias pedagógica no Brasil entre 1969 e 2001: configuração da concepção pedagógica produtivista. In: História das idéias pedagógicas no Brasil. São Paulo: Autores Associados, 2007. p. 347 – 449.
SOUZA, João Francisco de. Educação popular para o terceiro milênio – desafios e perspectivas. In: COSTA, Marisa Vorraber (org.). Educação popular hoje: variações sobre o tema. São Paulo: Loyola, 1998. p. 11 – 36.
Paradigma, Pesquisa e Educação
Ementa
O debate contemporâneo sobre os Paradigmas. Pesquisa científica. Pressupostos epistemológicos da pesquisa qualitativa. Questões levantadas pela pesquisa qualitativa e suas implicações científicas, sociais e éticas. A resistência à naturalização do mundo social. Pressupostos epistemológicos da pesquisa quantitativa. O Positivismo. A crítica ao método positivista: neutralidade científica e a questão da objetividade. Planejamento de pesquisas.
Bibliografia Básica
ALVES-MAZZOTTI, A.J. & GEWANDSZNAJDER, F. O Método nas Ciências Naturais e Sociais: Pesquisa Quantitativa e Qualitativa. São Paulo: Pioneira, 1998.
André, M. (1995). Etnografia da prática escolar. Campinas: Papirus.
Berg, B. L. (2004). Qualitative research methods for the social sciences (6th ed.). Boston: Pearson.
DEMO, P. Pesquisa: princípio científico e educativo. São Paulo: Cortez, 1996.
LUDKE, M. & ANDRÉ, M. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
TRIVIÑOS, A.N.S. Introdução à Pesquisa em Ciências Sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1992.
Bibliografia Ampliada
ALVES-MAZZOTTI, A.J. & GEWANDSZNAJDER, F. O Método nas Ciências Naturais e Sociais: Pesquisa Quantitativa e Qualitativa. São Paulo: Pioneira, 1998.
André, M. (1995). Etnografia da prática escolar. Campinas: Papirus.
Berg, B. L. (2004). Qualitative research methods for the social sciences (6th ed.). Boston: Pearson.
DEMO, P. Pesquisa: princípio científico e educativo. São Paulo: Cortez, 1996.
LUDKE, M. & ANDRÉ, M. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
TRIVIÑOS, A.N.S. Introdução à Pesquisa em Ciências Sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1992.
Bibliografia Ampliada
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70,1995.
_____ , Metodologia Científica em Ciências Sociais. São Paulo: Atlas, 1995.
ECO, U. Como se faz uma tese. São Paulo: Perspectiva, 1994, 11. ed.
KUHN, T. The structure of scientific revolutions. Chicago: University of Chicago Press, 1970.
LAKATOS, I. A lógica do desenvolvimento matemático: Provas e refutações. Rio de Janeiro, ZAHAR, 1978.
MILLES, M.B. & HUMERMAN, M.A. Qualitative data analysis: a source book of new methods. Londres: Sage Publications, 1984.
MINAYO, M.C. de S. O desafio do Conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo-Rio de Janeiro: Hucitec-Abrasco, 1996(4ª ed)
______(Org.), Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 1996, 6. ed.
MOREIRA, M.A. & SILVEIRA, F.L. Instrumento de Pesquisa em Ensino e Aprendizagem. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1993.
PÁDUA, E.M.M. Metodologia da Pesquisa: abordagem teórico-prática. Campinas: Papirus, 1996.
IVANI, F. (Org.) Novos enfoques da pesquisa educacional. São Paulo: Cortez, 1992.
KRIPPENDORFF, K. (1990) Metodologia de análisis de contenido. Teoría y práctica. Barcelona: Paidós.
RIZZINI, I.; CASTRO, M. R. de & SARTOR, C.D. Pesquisando ... Guia de Metodologias de Pesquisa para Programas Sociais. Rio de Janeiro: Ed. Universitária Santa Úrsula, 1999.
SERRANO, G.P. Investigación Cualitativa. Retos e interrogantes. Madrid: La Muralla, 1994.
THIOLLENT, M. Metodologia da Pesquisa-Ação. São Paulo: Cortez, 1998, 8. ed.
3 - Seminário de Pesquisa I, II
4 - Prática e Produção Científica I, II
Disciplinas Optativas
As disciplinas optativas de cada linha subsidiarão as atividades (planejamento, desenvolvimento e avaliação) dos núcleos de pesquisas em desenvolvimento. Espera-se com as mesmas propiciar ao pós-graduando momentos de reflexão crítica sobre a docência e a pesquisa contemporâneas em sua linha. A disciplina Tópicos Especiais (TE), de 3 créditos, aprofundará elementos conceituais específicos (emergentes ou necessários) da pesquisa, não contemplados nas disciplinas optativas. A disciplina será ministrada por docentes do próprio Programa ou por pesquisadores visitantes. A disciplina TE terá ementa variável.
Linha 1
Análise e Organização de Contextos Educativos
Ementa
Pedagogia: teoria e prática da educação; Escolarização e constituição do sujeito; Eficácia no ensino – articulação de habilidades de Organização, Instrução, Gestão da Classe e do conteúdo, acompanhamento dos alunos e identificação da aprendizagem; Organização do ensino e elaborações cognitivas, psicomotoras e afetivas; Socialização na sala de aula; Ensino ativo – Aprendizagem ativa; Escola, Ensino diferenciado e diversidade cultural; Paradigmas de análise do ensino.
Bibliografia:
ALTET, M. Análise das Práticas dos Professores e das Situações Pedagógicas. Porto: Porto Editora 2000
ARENDS, R. I. Aprender a Ensinar. Lisboa: McGraw-Hill, 1995
BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação. Portugal: Porto, 1994.
CUNHA, M. I. O bom professor e sua prática. 12.ed.Campinas, SP: Papirus, 1989.
GAUTHIER, C.; MARTINEAU, S.; DESBIENS, J.F.; SIMARD, D. Por uma Teoria da Pedagogia: Pesquisas Contemporâneas sobre o Saber Docente. Ijuí: Unijuí, 1998
JANUÁRIO, C. Do pensamento do professor à sala de aula. Coimbra: Almedina, 1996
LIBÂNEO, J.C. Pedagogia e pedagogos, para quê? 8.ed. São Paulo: Cortez, 2005.
MARCHESI, A.; MARTÍN, E. Qualidade de Ensino em Tempos de Mudança, Artmed, Porto Alegre: 2003.
POSTIC, M; Ketele, J.-M. D. Observar las situaciones educativas. Madrid : Narcea, 2000.
SCHÖN, D. Educando o profissional reflexivo. Um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.
TOMLINSON, C. A. How to Differentiate Instruction in Mixed-Ability Classrooms (2nd ed.). Alexandria, VA: ASCD, (2001).
WITTROCK, M. C. (Ed.). Handbook of research on teaching (Third ed.). New York: MacMillan Publishing Company 1986
ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.
Educação e Juventudes na Contemporaneidade
Ementa
Os jovens na época contemporânea. Cidade & Escola & Jovens: as invenções do cotidiano. Socialização e juventudes: desafios contemporâneos na relação dos jovens com a escola. Juventudes e vida líquida: escola, trabalho e incertezas. Juventudes e culturas extremas: princípios para uma educação pós-moderna ou pós-humana?
Bibliografia:
ABREU, Rosane de Albuquerque dos S. "Cabeças digitais" um motivo para revisões na prática docente. In: NICOLI-DA-COSTA, Ana Maria (org.). Cabeças digitais: o cotidiano na era da informação. Rio de Janeiro: PUC-Rio; São Paulo: Loyola, 2006. p. 163 – 180.
ARROYO, Miguel G. Quando a violência infanto-juvenil indaga a pedagogia. Educ. Soc., Campinas, vol. 28, n. 100 – Especial, p. 787 – 807, out. 2007.
CARRANO, Paulo César Rodrigues. Juventudes e cidades educadoras. Petrópolis: Vozes, 2003.
COIMBRA, Cecília M. B.; NASCIMENTO, Maria Lívia do. Jovens pobres: o mito da periculosidade. In: FRAGA, Paulo César Pontes; IULIANELLI, Jorge Atílio (orgs.). Jovens em tempo real. Rio de Janeiro: DP & A: 2003. p. 19 – 37.
DAYRELL, Juarez (org.). A escola como espaço sócio-cultural. In: DAYRELL, Juarez (org.). Múltiplos olhares sobre educação e cultura. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2001. p. 136 – 161.
______. A escola faz as juventudes? Reflexões em torno da socialização juvenil.
Educ. Soc., Campinas, vol. 28, n. 100 – Especial, p. 1105 - 1128, out. 2007.
GENTILI, Pablo. A exclusão e a escola: o aparthaid educacional como política e ocultação. In: GENTILI, Pablo; ALENCAR, Chico (orgs.). Vozes: Petrópolis, 2001. p. 25 – 43.
PAIS, José Machado. Busca de si: expressividades e identidades juvenis. In: Culturas jovens: novos mapas do afeto. ALAMEIDA, Maria Isabel Mendes de; EUGENIO, Fernanda (orgs.). Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006. p. 7 – 21.
PAIXÃO, Marcelo. O meu guri: desigualdades raciais na inserção infanto-juvenil no mercado de trabalho e avaliações de risco social. In: FRAGA, Paulo César Pontes; IULIANELLI, Jorge Atílio (orgs.). Jovens em tempo real. Rio de Janeiro: DP & A: 2003. p. 76 – 114.
PEREGRINO, Mônica. E o bonde abalou! Contenção, juventude e embate nas escolas do Rio. In: FRAGA, Paulo César Pontes; IULIANELLI, Jorge Atílio (orgs.). Jovens em tempo real. Rio de Janeiro: DP & A: 2003. p. 221 – 235.
RAMOS, Silvia. Jovens de favelas na produção cultural brasileira dos anos 90. In: ALMEIDA, Maria Isabel Mendes de; NAVES, Santuza Cambraia (orgs.). "Por que não?": rupturas e continuidades da contracultura. Rio de Janeiro: 7Letras, 2007. p. 239 – 256.
SPOSITO, Marilia Pontes. Juventude: crise, identidade e escola. In: DAYRELL, Juarez (org.). Múltiplos olhares sobre educação e cultura. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2001. p. 96 – 104.
VELHO, Gilberto. Juventudes, projetos e trajetórias. In: ALAMEIDA, Maria Isabel Mendes de; EUGENIO, Fernanda (orgs.). Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006. p.192 – 200.
Educação e Ambiente: Múltiplos Olhares, Saberes, Perspectivas e Processos Formativos
Ementa
Visão sócio-histórica da educação ambiental; Pressupostos políticos e epistemológicos da educação ambiental; Modernidade e mudanças de Paradigmas - das visões tecnocêntrica e antropocêntrica para a visão ecocêntrica; Complexidade e saber ambiental; Ética e filosofia para uma sociedade sustentável; Pluralidade cultural, biodiversidade e o desenvolvimento social.
Bibliografia:
BECKER, D. F. Desenvolvimento sustentável: necessidade e/ou possibilidade. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2002.
BOSI, A. DialÉtica da colonização. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.
CASTRO R. S. (org). Educação Ambiental: repensando o espaço da cidadania. São Paulo: Cortez, 2002.
CAVALCANTI, C. (org) Desenvolvimento e Natureza: estudos para uma sociedade sustentável. São Paulo: Cortez; Recife: Fundação Joaquim Nabuco, 2003.
ELIAS, N. O processo civilizador: uma história de costumes. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, 1990.
GRUN, M. Ética e Educação Ambiental – uma conexão necessária. 3ª Ed. Campinas, Papirus, 2000.
LEFF, H. (Coord.). A complexidade ambiental. São Paulo: Cortez, 2003.
ELIAS, N. A sociedade dos indivíduos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, 1994.
GONÇALVES, C. W. P. Os descaminhos do meio ambiente. São Paulo: Contexto, 2000.
GUIMARÃES, M. (org.) Os Caminhos da Educação Ambiental: da forma a ação. Campinas, SP: Papirus, 2006.
GUIMARÃES, M. Educação Ambiental: no consenso um embate?. Campinas, SP: Papirus, 2000.
LOUREIRO, C. F. B. LAYRARGUES, P.P. & CASTRO, R.S. de.(org) Pensamento Complexo, Dialética e Educação Ambiental. São Paulo, Cortez, 2006.
.LOUREIRO, C. F. B. LAYRARGUES, P.P. & CASTRO, R.S. de.(org) Educação Ambiental: repensando o espaço da cidadania. São Paulo, Cortez, 2002.
LOUREIRO, C. F. B. LAYRARGUES, P.P. & CASTRO, R.S. de.(org) Sociedade e meio ambiente: a educação Ambiental em debate. São Paulo, Cortez, 2000.
Tecnologia e Inclusão Social
Ementa:
Sociedade da informaçã e do conhecimento. Tecnologia informática e inclusão social. Tecnologias da informação e comunicação (TIC): caracterização e utilização em Educação. Utilização das TIC, produção do conhecimento e práticas educativas inclusivas. Ambiente virtual de aprendizagem: conceituação. Discurso, interação, motivação e aprendizagem em ambientes virtuais a distância
Bibliografia Básica
Bairral, M. A. (2007). Discurso, interação e aprendizagem matemática em ambientes virtuais a distância. Seropédica, RJ: EDUR/FAPERJ.
Kenski, V. (2007). Educação e tecnologias: O novo ritmo da informação. Campinas: Papirus.
Lévy, P. (1993). As tecnologias da inteligência. Rio de Janeiro: Editora 34.
Pellanda, N. M. C., Schlunzen, E. T. M., & Junior, K. S. (2005). Inclusão digital: Tecendo redes afetivas/cognitivas. Rio de Janeiro: DP&A.
Ramal, A. C. (2002). Educação na cibercultura: hipertextualidade, leitura, escrita e aprendizagem. Porto Alegre: ARTMED.
Valente, J. A. (2003). Formação de educadores para o uso da informática na escola. Campinas, SP: Unicamp/Nied.
Warschauer, M. (2006). Tecnologia e inclusão social - A exclusão digital em debate. São Paulo: Editora SENAC São Paulo.
Bibliografia ampliada
Barreto, R. G., Guimarães, G. C., Magalhães, L. K. C. d., & Leher, E. M. T. (2006). As tecnologias da informação e da comunicação na formação de professores. Revista Brasileira de Educação, 11(31), 31-42.
Borba, M., & Villarreal, M. E. (2005). Humans-with-Media and Reorganization of Mathematical Thinking: Information and Communication Technologies, Modeling, Experimentation and Visualization. New York: Springer.
Coscarelli, C. V., & Ribeiro, A. E. (2005). Letramento Digital: Aspectos sociais e possibilidades pedagógicas. Belo Horizonte: Ceale / Autêntica.
Costa, S. R. (2005). Oralidade, escrita e novos gêneros (hiper) textuais na Internet. In M. T. d. A. Freitas & S. R. Costa (Eds.), Leitura e escrita de adolescentes na internet e na escola (pp. 19-28). Belo Horizonte: Autêntica.
Kenski, V. M. (2004). Tecnologias e ensino presencial e a distância. Campinas, SP: Papirus.
Lévy, P. (1999). A inteligência coletiva: por uma antropologia do espaço. São Paulo: Edições Loyola.
Lévy, P. (1998). A máquina universo: criação, cognição e cultura informática. Porto Alegre: ArtMed.
Lévy, P. (1996). O que é virtual? . Rio de Janeiro: Editora 34.
Marcuschi, L. A., & Xavier, A. C. (2005). Hipertexto e Gêneros Digitais. Rio de Janeiro: Lucerna.
Negroponte, N. (1995). A vida digital. São Paula: Companhia das Letras.
Papert, S. (2008). A máquina das crianças. Porto Alegre: ArtMed. Edição revisada.
Papert, S. (1993). Children's Machine: Rethinking School in the Age of the Computer: Basic Books.
Silva, M. (2000). Sala de aula interativa. Rio de Janeiro: Quartet.
Stahl, G. (2006). Group cognition: Computer support for building collaborative knowledge. Cambridge, MA: MIT Press.
Warschauer, M. (2003). Technology and social inclusion: Rethinking the digital divide. Cambridge, MA: MIT Press.
Trabalho e Identidade Docente
Ementa
A formação de docentes no Brasil no século XX. Exigências contemporâneas para a formação de docentes. A influência dos organismos internacionais sobre as políticas e estruturas educacionais, a formaçção e o trabalho do profissional da educação. Identidade docente e autonomia profissional.
Bibliografia Básica
CONTRERAS, J. A autonomia de professores. São Paulo: Cortez, 2002.
DAY, C. Desenvolvimento profissional dos professores: os desafios da aprendizagem permanente. Porto: Porto Ed., 1999.
DUBAR, C. A socialização: construção de identidades sociais e profissionais. Porto:Porto Ed.,1997.
NÓVOA, A. Profissão professor. Porto: Porto Ed, 1992.
PACHECO, J. A. e FLORES, M. A. Formação e Avaliação de professores. Porto: Porto Editores, 1999.
6 - Tópicos Especiais
Linha2
Desigualdades Sociais e Educação Superior Brasileira
Ementa
Estratificação Social e Educação no Brasil. Estado e Educação Superior Brasileira. O Plano Nacional de Educação. Movimentos Sociais, Sujeitos Coletivos e as Demandas em Educação Superior. Universidade Brasileira e Formação de Professores.
Bibliografia Básica
CARVALHO, J. J. de Inclusão Étnica e Racial no Brasil, a questão das cotas no ensino superior. São Paulo, ATTAR Editorial, 2006.
FREITAS, C.L.H. (2002) "Formação de professores no Brasil: 10 anos de embate entre projetos de formação". In: Políticas Públicas e Educação. Campinas, Cadernos CEDES, 1a reinpressão.
Gohnn. M. da G. (1996) Movimentos Sociais e Educação. Campinas, Papirus
HASENBALG, C. A. Discriminação e Desigualdades Sociais no Brasil. Rio de Janeiro, Graal, 1979.
------------------- & SILVA, Nelson do Valle. Estrutura Social, Mobilidade e Raça. São Paulo, Vértice/IUPERJ, 1988.
SAVIANI D. A Nova Lei da Educação: trajetórias limites e perspectivas. Campinas: Autores Associados, 1997
SISS, Ahyas. Afro-brasileiros, Cotas e Ação Afirmativa: Razões Históricas. Editora Quartet, Rio de Janeiro, 2003
Bibliografia Complementar
BHABHA, H. O Local da Cultura. Editora da UFMG, Belo Horizonte, 1998
BANKS, J. A. Multicultural Education: Historical Development, Dimensions and Pratice. In: Banks, J. & Banks, C. A. McGee (org). Handboock of Research on Multicultural Education. MacMilian, New York, 1995.
BENEVIDES, Maria Victoria de M. A Cidadania Ativa. Ática, São Paulo, 1991.
---------------------------Cidadania e Democracia. In: LUA NOVA. Revista de Cultura e Política. Cedex, São Paulo, 1994, no 33, pp. 05-16.
CARVALHO, José Murilo de. Desenvolvimiento de La Ciudadanía en Brasil. Ed. Fondo de Cultura Económica. México, 1995.
--------------------------- OS BESTIALIZADOS. O Rio de Janeiro e a República Que Não Foi. Companhia Brasileira das Letras. São Paulo, 1991, 2ª ed.
CONTINS, Márcia; SANT’ANA, Luiz Carlos. "O Movimento Negro e a Questão da Ação Afirmativa". In: Estudos Feministas. IFCS/UFRJ – PPCIS/UERJ, 1996, vol 4, n° 1
CUNHA, Perses M. C. da. "Da Senzala à Sala de Aula: Como o negro Chegou à Escola". IN: Cadernos PENESB. Relações Raciais e Educação: alguns determinantes N° 1. Pp. 69-96. Intertexto, Niterói, 1999
CURY, C. Roberto Jamil. A Educação e a Primeira Constituinte Republicana In: A Educação Nas Constituintes Brasileiras. 1823-1988. Osmar Fävero (org). Editora Autores Associados, Campinas, 1996.
d’ADESKY Jacques. Pluralismo Étnico e Multiculturalismo, Racismos e Anti-Racismos No Brasil. Tese de Doutorado apresentada à Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, da Universidade de São Paulo. 1998. mimeo
DAMATTA, Roberto. Relativizando; uma introdução à Antropologia Social. Ed. Rocco, Rio de Janeiro, 2ª edição, 1990.
Da SILVA, TOMAZ Tadeu. "Os Novos mapas Culturais e o Lugar do Currículo Numa Paisagem Pós-Moderna". In: O Currículo E Os Novos Mapas Políticos E Culturais. Tomaz Tadeu da Silva & Antonio Flávio Moreira (orgs). Vozes, Petrópolis, 1995.
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DRAIBE, S. Mirian. As Políticas Sociais Brasileiras: Diagnósticos e Perspectivas. In: Para a Década de 90 Prioridades e Perspectivas de Políticas Públicas IPLAN/IPEA. Brasília, Vol. IV, pp. 01-63, 1990
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DURKHEIM, Émile. Educação e Sociedade. Ed. Melhoramentos, Rio de Janeiro, 1978, 13a edição.
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FÁVERO, Osmar. A Educação Nas Constituintes Brasileiras 1823-1988 Ed. Autores Associados. Campinas, 1996.
FERES Jr, J. e ZONINSEIN, J. AÇÃO AFIRMATIVA E UNIVERSIDADE. Brasília, Ed. UNB, 2006.
FERNANDES, Florestan. O Negro no Mundo dos Brancos., Difusão Européia do Livro, São Paulo, 1972
--------------------------- A Integração do Negro na Sociedade de Classes. Dominus Editora. São Paulo, 1965.
-------------------------- Circuito Fechado. Quatro ensaios sobre o poder institucional: 25 anos depois: o negro na era atual. São Paulo, Hucitec, Pp. 64-93, 1976.
FRAZIER, E. F. The Negro Family in Chicago. University of Chicago Press, Chicago, 1932.
FREYRE, Gilberto. Casa Grande e Senzala. Rio de Janeiro, José Olímpio editora, 1987, 16ª Edição Brasileira.
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Educação e Relações Interétnicas no Brasil Contemporâneo
Ementa
A diversidades e educação, desafios e perspectivas. A Constituição Nacional, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e os Parâmetros Curriculares Nacionais. O multiculturalismo como movimento teórico e político e suas vertentes. O multiculturalismo e a educação: currÍculo, formação docente e práticas pedagógicas, com seus desafios para identidades marginalizadas. Cultura, identidade e hibridização. Raça, etnia e identidade pós-diáspora africana em perspectiva comparada: Brasil e América Latina.
Bibliografia Básica
ALBUQUERQUE, L S de. Educação Para A Diversidade e Cidadania. ANPEd/Organizador, Recife, 2007.
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Bibliografia Complementar
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Educação, Diversidade e Movimentos Instituintes
Ementa
Identificar o conceito de Memória e Narração a partir do referencial de Walter Benjamin. Discutir conceitos de identidade, cultura e comunidade de fronteira, bem como a relação entre Educação e Diversidade. Identificar os possíveis movimentos instituintes no cotidiano escolar e nos diferentes movimentos sociais de periferia. Investigar novas dinâmicas e concepções de organização das Políticas Públicas nas questões do Campesinato, das comunidades Quilombolas e Indígenas. Trabalhar as questões referentes ao processo de Violência Instituída e exclusão social, na complexidade do debate sobre desigualdade e diferenças sociais.
Bibliografia
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Educação Superior na Perspectiva Histórico-Política
Ementa
Evolução histórica da educação superior no Brasil. Principais instrumentos legais que traçaram os rumos da educação superior. O público e o privado nas tramas definidoras das políticas públicas. A atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/96) e legislação complementar que traçam as regras da educação superior. Autonomia universitária. O financiamento da educação superior. Novas propostas para a educação superior brasileira e suas possíveis conseqüências para o ensino, pesquisa e extensão.
Bibliografia
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SILVA JR, João dos Reis; SGUISSARDI, Valdemar. "A nova lei da educação superior: fortalecimento do setor público e regulação do privado/mercantil ou continuidade da privatização e mercantilização do público". In: Revista Brasileira de Educação. São Paulo, Campinas: Editora Autores Associados, n. 29, mai/ago., 2005.
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Educação e Democracia: um diagnóstico político-educacional
Ementa
Diagnóstico político-educacional da democratização da educação e da cultura, da Constituinte de 1988 aos dias atuais. Desdobramentos históricos dos projetos de educação no âmbito do Estado e dos Movimentos Sociais. Limites e Possibilidades de uma educação emancipadora em tempos de Estado de Sítio
Bibliografia Básica
Arantes, P. Extinção. 1. ed. São Paulo: Boitempo, 2007.
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Bibliografia Complementar
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Políticas Sociais e Educação
Ementa
A Política Social na sociedade capitalista, sua gênese e desenvolvimento. Diferentes perspectivas de análise das Políticas Sociais. As Políticas Sociais e lutas sociais na sociedade civil e no Estado. A luta por educação pública gratuita e de qualidade. A particularidade da educação como política social no Brasil. A reforma do Estado e o novo trato à questão educacional e o debate do Terceiro Setor no contexto das transformações do capital.
Bibliografia Básica
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MÉZÁROS, Istvan. Para além do capital: rumo a uma teoria da transição. Tradução de Paulo César Castanheira & Sérgio Lessa. São Paulo: Boitempo: Campinas: EDUNICAMP, 2002. 1103 p.
NEVES, Lúcia M. W. Educação e política no Brasil de hoje. 2ª Edição. São Paulo: Cortez, 1999. 120 p.
POULANTZAS, Nicos. O Estado, o poder, o socialismo. Traduzido por Rita Lima. 3ª Edição. Rio de Janeiro: Graal, 1985. 307 p.
YAZBEK, Maria Carmelita; GIOVANNI, Geraldo Di; SILVA, Maria Ozanira da Silva e. A Política social brasileira no século XXI: a prevalência dos programas de transferência de renda. 3ª ed. São Paulo: Cortez, 2006. 223 p.
Bibliografia Complementar:
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