IV/1101 - PATOLOGIA GERAL

Crédito: (2T - 1P)

Carga Horária: (30T - 30P)

EMENTA

oEstudo das anomalias congênitas ocorrendo nos órgãos dos mamíferos domésticos. Estudo das lesões anatômicas (macro/micro) incidindo nos diferentes órgãos e tecidos de mamíferos domésticos em conseqüência de afecções orgânicas: infecciosas, parasitárias, metabólicas e em outras modalidades de agressão e resposta. Estudo do mecanismo intermédio à agressão e resposta.

PROGRAMA ANALÍTICO

1.Patologia especial de Aparelho Respiratório. 2.Patologia especial de Aparelho Digestivo. 3.Patologia especial de Aparelho Circulatório. 4.Patologia especial do Sistema Locomotor. 5.Patologia especial do Sangue e órgãos hemolinfopoiéticos. 6.Patologia especial do Sistema Nervoso. 7.Patologia especial do Sistema Urinário. 8.Patologia especial do Aparelho Genital Masculino. 9.Patologia especial do Aparelho Genital Feminino. 10.Patologia especial das Glândulas Endócrinas. 11.Patologia especial da Pele. 12.Patologia especial do Olho. 13.Patologia especial do Ouvido.

Obs.: São ministrados tópicos referentes às afecções nos diferentes órgãos (para aparelho ou sistema) dos mamíferos e aves domésticas em atividades didáticas, como: preleção, discussão dirigida, seminário, macro e microscopia. São utilizados recursos, como: "slides", peças de museu, peças fixadas ensacadas, peças rejeitadas pelo SIF nos abatedouros, cadáveres de mamíferos e aves, além da literatura especializada. São utilizadas coleções de lâminas para microscopia.

<< voltar

IV/1102 - DIAGNÓSTICO PÓS-MORTE

Crédito: (1T - 1P)

Carga Horária: (15T - 45P)

EMENTA

oRealização e discussão das diversas técnicas de necrópsias de animais domésticos; observação e verificação dos órgãos e interpretação dos achados.

PROGRAMA ANALÍTICO

Aulas Teóricas

1.Diagnóstico Pós-Morte: Conceito 2.Importância do Diagnóstico Pós-Morte no campo da Patologia Animal. 3.Importância do Diagnóstico Pós-Morte no campo de Veterinária Legal. 4.Importância do Diagnóstico Pós-Morte no campo da Legislação Securitária. 5.Importância do Diagnóstico Pós-Morte em Saúde Pública. 6.Codificação Nosológica - Organização dos Arquivos e Fichários - Documentação. 7.Interpretação dos comemorativos dos casos submetidos a necropsia. 8.Técnica de Necrópsia. 9.Necrópsia: Princípios gerais, aspectos legais, identificação. 10.Necrópsia: Organização do Protocolo de necropsia. 11.Ato necroscópico: exame macroscópico. 12.Necrópsia: exames complementares. 13.Necrópsia: conclusões patológicas. 14.Atestado de óbito. 15.Técnica de colheita e preparo de material para exames histopatológicos.

Obs.: A critério do professor regente, os temas poderão ser desenvolvidos pelos senhores alunos, sob orientação da equipe da disciplina.

Aulas Práticas

oA programação prática será desenvolvida em quinze semanas, obrigando-se cada aluno a uma carga de seis horas semanais em trabalhos práticos e oito horas em estágio de treinamento. Os trabalhos práticos e sua documentação (mínimo de cinco necrópsias por aluno) visam à apresentação de Sessões Anatomo-clínicas, para discussão em grupo e arquivamento na disciplina.

<< voltar


IV/1115 - FISIOPATOLOGIA DA REPRODUÇÃO I

Crédito: (1T - 2P)

Carga Horária: (15T - 60P)


EMENTA

oEstudo dos ciclos reprodutivos. Ginecologia, gestação e parto. Lactação. Andrologia.

PROGRAMA ANALÍTICO

1. Introdução ao estudo da Fisiopatologia da Reprodução.

2. Considerações clínicas sobre anatomia dos sistemas reprodutivos feminino e masculino.

3. Considerações clínicas sobre fisiologia dos sistemas reprodutivos feminino e masculino.

3.1. Endocrinologia e neuroendocrinologia da reprodução.

3.2. Ciclos reprodutivos, puberdade.

3.3. Ciclo estral: hormônios que regulam, duração e fases.

3.4. Alterações do trato reprodutivo.

3.5. Mecanismo de ovulação, fecundação, transporte e nidação do ovo.

3.6. Gametogênese e conduta sexual: hormônios que regulam, cópula, suas fases e modalidades.

3.7. Gestação: fertilização, períodos de gestação, implantação, hormônios que regulam e métodos de diagnóstico de gestação.

3.8. Parto.

3.9. Lactação.

4. Ginecologia.

5. Obstetrícia.

6. Andrologia.

7. Inseminação artificial / sincronização de cio.

<< voltar


IV/1120-SEMINÁRIO EM MEDICINA VETERINÁRIA

Crédito: (1T - 0P)

Carga Horária: (15T - 00P)

EMENTA

oDesenvolvimento e aprimoramento de técnicas de apresentação utilizando material audio-visual, corrigindo a dicção, postura, impostação da voz e didática, bem como, avaliação do Projeto de Tese de cada Discente.

PROGRAMA ANALÍTICO

oO que é uma tese. oTécnicas de apresentação em público. oMétodos audio-visuais: quando usar e como. oImproviso: recursos e métodos. oApresentação e discussão dos Projetos de Tese.

<< voltar


IV/1122 - FISIOPATOLOGIA DA REPRODUÇÃO II

Crédito: (1T - 2P)

Carga Horária: (15T - 60P)

EMENTA

oDiagnóstico clínico das doenças dos sistemas genitais masculino e feminino dos animais domésticos. Infertilidade sub-clínica. Degeneração testicular. Hipoplasia gonádica. Vesiculite. Cistos ovarianos. Processos infecciosos do útero. Esterilidade. Hereditariedade. Distúrbios da função reprodutiva.

PROGRAMA ANALÍTICO

1.Fertilidade, sub-fertilidade, esterilidade - aspectos clínicos. 2.Levantamentos ginecológico e andrológico em fazendas de criação no Estado do Rio de Janeiro e Minas Gerais. 3.Estudo clínico e anatomopatológico de animais descartados por esterilização. 4.Levantamento em materiais de matadouros. Prevalência de distúrbios em materiais de matadouros. 5.Discussão de casos clínicos.

Obs.: Esta disciplina será estritamente prática, visando bovinos, eqüinos e bubalinos. Casos esporádicos em outras espécies serão apresentados.

<< voltar


IZ/1103 - DOENÇAS CARENCIAS E METABÓLICAS

Crédito: (1T - 1P)

Carga Horária: (15T - 45P)

EMENTA

oEstudo das principais doenças causadas por deficiências de Ca, P, Mg, Na, Cl, Fe, I, Cu, Co, Zn, Mn e Se. Intoxicações por I, Cu, Co e Se. Estudo das principais hipo- e hipervitaminoses. Estudo da hipocalcemia do parto da vaca, da tetania no pasto das vacas, acetonemia dos bovinos, tetania da prenhez das ovelhas, hipoglicemia dos leitões. Ênfase é dada ao estudo dos quadros clínico-patológicos dessas doenças e ao diagnóstico diferencial delas, bem como seu tratamento e sua profilaxia.

PROGRAMA ANALÍTICO

1.Introdução ao estudo das deficiências minerais. 2.Cálcio, fósforo, vitamina D. Deficiência de fósforo em bovinos. Raquitismo, Osteomalacia. Butulismo. Deficiência de fósforo em ovinos e eqüinos. Deficiência de cálcio em suínos. Osteofibrose. Hipocalcemia do parto das vacas. 3.Magnésio. Deficiência de magnésio. Tetania dos bezerros de leite. Tetania dos pastos em ruminantes (tetania hipomagnesêmica). 4.Sódio e Cloro. Deficiências de cloro e sódio. Intoxicação por cloreto de sódio. Águas salobras ou salinas. 5.Ferro. Anemia dos leitões. Anemia dos bezerros de leite. 6.Iodo. Deficiência de iodo. Bócio. Intoxicação por iodo. 7.Cobre e molibdênio. Deficiência de cobre. Intoxicação por cobre. 8.Cobalto. Deficiência de cobalto. Intoxicação por cobalto. 9.Zinco: Deficiência de zinco. 10.Manganês: Deficiência de manganês. 11.Selênio e vitamina E. Deficiências de selênio e vitamina E. Intoxicação por selênio (selenose). 12.Estudos realizados sobre deficiências minerais e possíveis estados carencias em ruminantes no Brasil. 13.Profilaxia e tratamento das deficiências minerais. Misturas minerais à venda. 14.Acetonemia dos bovinos. Toxemia da prenhez das ovelhas. Hipoglicemia dos leitões. 15.Vitaminas. Hipo- e hipervitaminoses.

<< voltar

IZ/1111 - DOENÇAS CAUSADAS POR PLANTAS TÓXICAS

Crédito: (1T - 1P)

Carga Horária: (15T - 45P)

EMENTA

oEstudo das principais doenças causadas por plantas tóxicas em bovinos e outros herbívoros, agrupando-as de acordo com a sua ação patológica, isto é, o quadro clínico-patológico que causam nos animais. É dada ênfase ao estudo das manifestações clínicas, aos achados de necropsia, às alterações histopatológicas, ao diagnóstico e aos diagnósticos diferenciais, bem como às condições em que ocorrem e sua profilaxia.

PROGRAMA ANALÍTICO

Unidade: I

oParte Geral. oDefinição. oCrendices. oAção das plantas tóxicas. oDivisão das plantas tóxicas. oDiagnóstico de intoxicação por planta tóxica. oImportância das plantas tóxicas.

Aula Prática

oDemonstrações.

Unidade: II

oPlantas que afetam o funcionamento do coração: oA) Plantas que causam "morte súbita". oB) Plantas que causam intoxicação subaguda a crônica.

Aula Prática

oDemonstrações. oHistopatologia.

Unidade: III

oPlantas que afetam o tubo digestivo: oA) Plantas que causam lesões gastrintestinais. oB) Plantas que causam timpanismo agudo.

Aula Prática

oDemonstrações. oHistopatologia.

Unidade: IV

oPlantas hepatotóxicas: oA) Plantas que causam severa distrofia hepática com necrose. oB) Palntas que causam cirrose.

Aula Prática

oDemonstrações. oHistopatologia.

Unidade: V

oPlantas nefrotóxicas.

Aula Prática

oDemonstrações. oHistopatologia.

Unidade: VI

oPlantas que causam perturbações nervosas.

Aula Prática

oDemonstrações. oHistopatologia.

Unidade: VII

oPlantas que causam degeneração e necrose musculares.

Aula Prática

oDemonstrações. oHistopatologia.

Unidade: VIII

oPlantas fotossensibilizantes: oA) Plantas que causam fotossensibilização primária. oB) Plantas que causam fotossensibilização hepatógena.

Aula Prática

oDemonstrações. oHistopatologia.

Unidade: IX

oPlantas com ação radiomimética.

Aula Prática

oDemonstrações. oHistopatologia.

Unidade: X

oPlantas que causam calcificação sistêmica (calcinose).

Aula Prática

oDemonstrações. oHistopatologia.

Unidade: XI

oPlantas que afetam a reprodução: oA) Plantas de ação estrogênica. oB) Plantas que provocam aborto.

Aula Prática

oDemonstrações. oHistopatologia.

Unidade: XII

oPlantas que afetam a pele e anexos.

Aula Prática

oDemonstrações. oHistopatologia.

Unidade: XIII

oPlantas cianogênicas.

Aula Prática

oDemonstrações. oHistopatologia.

Unidade: XIV

oPlantas que causam intoxicação por nitratos/nitritos.

Aula Prática

oDemonstrações. oHistopatologia.

Unidade: XV

oPlantas que causam intoxicação por oxalatos.

Aula Prática

oDemonstrações. oHistopatologia.

Unidade: XVI

oPlantas experimentalmente tóxicas para bovinos, porém incertose de interesse pecuário.

Aula Prática

oDemonstrações. oHistopatologia.

Unidade: XVII

oPlantas experimentalmente tóxicas para bovinos, sem interesse pecuário.

Aula Prática

oDemonstrações. oHistopatologia.


<< voltar