Edital para Candidatura a Docente Permanente em Curso de
Pós-graduação strictu sensu, Nível de Doutorado Binacional Brasil-Argentina

            A UFRRJ, através do DPPG e uma comissão de professores, incluindo Coordenadores de Programas de Pós-graduação e outros convidados, estão organizando uma proposta para um curso de pós-graduação binacional, em nível de doutorado, entre o Brasil e a Argentina, envolvendo a Universidad Nacional de Rio Cuarto (UNRC), na área das Ciências Agrárias. Este novo programa visa uma maior integração entre os dois países, além do desenvolvimento científico e tecnológico fortalecendo as relações do Mercosul. Este edital tem como objetivo a seleção de Docentes Permanentes para a equipe do curso “Ciência, Tecnologia e Inovação em Agropecuária” (nome preliminar) que deverá ser submetido à avaliação e credenciamento na CAPES em março/2008. As linhas de pesquisa, já estabelecidas em comum acordo pela UFRRJ e a UNRC, estão detalhadas neste texto.
Diante das exigências necessárias para o credenciamento do curso junto a CAPES, este edital inclui os seguintes itens, que devem ser atendidos pelos docentes candidatos, em função das linhas de pesquisa:

1) Encaminhar 1 (um) projeto de pesquisa que possa ser desenvolvido dentro das linhas de pesquisa estabelecidas com no máximo 5 (cinco) páginas (letra 12 times new roman e espaço 1,5) incluindo: introdução, justificativa, objetivos, metodologia e referências bibliográficas;

2) Encaminhar proposta(s) de disciplina(s) que possa ser oferecida(s) pelo docente candidato para atender as linhas/projetos (podendo ser também sugeridas disciplinas já existentes em outros cursos de pós-graduação) com até 4 (quatro) créditos contendo: nome, objetivos, ementa, programa analítico, carga horária (T:P) e referências bibliográficas atualizadas;

3) Informar produção cientifica nos últimos 5 (cinco) anos, sendo exigido para qualificação um mínimo de 5 (cinco) trabalhos em revistas Qualis A ou B (total no período).

4) Ter tempo de titulação de doutorado no mínimo de 5 (cinco anos) ou experiência de orientação ou co-orientação concluída de mestrado ou doutorado;

5) Informar se já participa, como docente permanente, de outro programa de pós-graduação e qual o programa;

6) Envio do material em meio digital (arquivo doc compatível com Word 2003-2006) para o endereço eletrônico: doutoradobinacional@ufrrj.br
Calendário:

Inscrições: 18/12/07 - 24/01/08
Avaliação: 25 – 30/01/08
Resultado: 01/02/08, no quadro e na página do DPPG.

 

Área de Concentração: 1 - Recursos Naturais e Proteção Ambiental
Linhas de Pesquisa

1.1. Sensores Remotos e Geoprocessamento Aplicado

Sensoreamento remoto aplicado ao: planejamento ambiental, estudos de erosão do solo e índices de vegetação. Sensores remotos e fotometria em aplicações agronômicas e florestais. Geoprocessamento aplicado ao monitoramento ambiental e evolução da paisagem. Monitoramento ambiental e avaliação dos impactos ambientais nos ecossistemas terrestres: princípios e aplicação.

1.2. Processos de Degradação e Indicadores Ambientais

Uso de indicadores na avaliação de impactos ambientais em solos e no monitoramento dos processos de degradação do solo e água, tais como erosão, salinização, acidificação, assoreamento de mananciais e contaminação por elementos ou substâncias tóxicas. Importância de indicadores edáficos na gestão ambiental e de procedimentos de auditoria e certificação ambiental.

1.3. Agromatematica

Aplicação de diferentes técnicas matemáticas (otimização, equações diferenciais e estatística) na distribuição e uso adequado dos recursos naturais água e solo, dentro de um planejamento agrícola (balanço dos objetivos de produção, benefícios e restrições de uso da água e solo). Construção de modelos e simulação numérica de sistemas agroecológicos destinados a proteção do ambiente (água-solo-atmosfera). Modelos estatísticos do tipo regressão linear simples e múltipla para a avaliação de experiências em ciências agrícolas e ambientais.

Área de Concentração: 2 - Políticas Públicas Comparadas
Linha de Pesquisa

2.1. Políticas Comparadas no Mercosul

Esta linha se propõe a examinar e analisar, em perspectiva comparada, os processos de formulação, concertação e implementação de políticas no âmbito dos paises que integram o Mercosul, incluindo políticas agrícolas, agrárias e rurais, ambientais, agro-alimentares e de ciência e tecnologia. Esta analise supõe também: a) uma visão de longo prazo sobre a formação das respectivas estruturas do setor agrário e suas tendências principais de desenvolvimento e; b) a consideração das formas de participação de diferentes atores políticos e sociais em relação a essas políticas.

Área de Concentração: 3 - Agrobiologia
Linhas de Pesquisa

3.1. Fisiologia e Bioquímica de Microorganismos e de sua Interação com Espécies Vegetais

Estudos de microorganismos de interesse para a produção vegetal e da sua interação com espécies vegetais de interesse agrícola para o Mercosul.

3.2. Tecnologia de Produção de Culturas de Interesse Agrícola para o Mercosul

Estudo das principais espécies vegetais de interesse econômico para o Mercosul, incluindo sistemas de produção, manejo, beneficiamento e comercialização.

Área de Concentração 4: - Sanidade e Produção Animal
Linhas de Pesquisa

4.1. Produtos Naturais e Sintéticos com Aplicação na Agropecuária

A utilização de produtos naturais, novas substâncias sintéticas e semi-sintéticas no controle de doenças em animais ou vegetais apresentam-se como importante estratégia em Agropecuária. Assim, o estudo fitoquímico das espécies da fauna e flora nativas da América será realizado visando a taxonomia química das famílias, além da revelação de novos metabólitos especiais e sua aplicação farmacológica, bem como das frações e extratos dessas espécies. Estudo da síntese e avaliação de atividades biológicas frente à patógenos animais e vegetais será priorizado para a classe dos compostos heterocíclicos como mesoiônicos, di-hidrocumarinas, entre outras, e semi-sintéticas a partir de substâncias naturais abundantes pertencentes às diferentes classes de metabólitos especiais como alcalóides, esteróides e terpenos, entre outros.

4.2. Saúde e Doença em Animais

Análise dos fatores determinantes do processo saúde-doença em populações animais, assim como, desenvolvimento de técnicas de diagnostico e avaliação dos mecanismos de produção de alterações patológicas, das medidas preventivas e dos meios de diagnóstico, visando a elaboração de estratégia de controle das enfermidades que afetam a saúde e a produção animal.