ESPECIALIZAÇÃO FORMAÇÃO DE PROFESSORES:
"CONSTRUÇÃO CRÍTICA DO CONHECIMENTO"

 

Justificativa e Objetivo do Curso

No momento atual é fundamental que a Universidade Pública continue, mais do que nuca, a implementar seus esforços visando o resgate da sua dívida social cumprindo suas funções de ensino, pesquisa e extensão, junto à sociedade que a mantém. A preocupação com a melhoria da qualidade de ensino, mais especificamente do ensino básico, é constante em uma instituição de ensino que forma professores através de cursos de licenciatura, e portanto é primordial a dialetização da relação teoria-prática estabelecendo uma proximidade maior entre a Universidade e a educação básica.

A Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, enquanto uma Instituição Federal de Ensino, cujas principais características são a marca da qualidade e da gratuidade do ensino, tendo em seu entorno uma enormo demanda da rede municipal e estadual de ensino, apresenta sua proposta de curso de especialização visando atualizar prioritariamente os professores do ensino básico acerca das questões atuais da educação brasileira.

Os objetivos do Curso de Formação de Professores do Ensino Básico são:

Objetivo Geral:

Propiciar ao professor do Ensino Básico, instrumental teórico que o capacite a refletir, apropriar-se e constituir criticamente o conhecimento escolar provocando assim uma melhoria da qualidade de ensino.

Objetivos específicos:

1. Analisar os aspectos fundamentais da evolução do ensino brasileiro e as mudanças atuais na educação;
2. Estimular a interação universidade-comunidade através dos professores da região;
3. Promover a troca de experiências sobre o conhecimento escolar, sua reprodução e construção;
4. Instrumentalizar, em nível teórico-prático, para a iniciação à produção de conhecimento em educação;
5. Discutir a função social da Escola Pública na democratização do ensino e no acesso à cidadania.

Importância do Curso para IES, Região e Área de Conhecimento:

O recém criado Município de Seropédica, bem como os Municípios de Itaguaí, Paracambi, Queimados, Nova Iguaçu, Mangaratiba, Paulo de Frontin, Japeri, Miguel Pereira e os bairros de Campo Grande e Santa Cruz, pertencentes ao Município do Rio de Janeiro, possuem inúmeras Escolas Estaduais e Municipais. Em todas essas unidades escolares existem professores graduados que anseiam por curso de especialização que lhes possibilite atualizar seus conhecimentos pedagógicos e educacionais. A Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, sendo a única IES pública da região, se propõe a preencher a lacuna existente nesta região, oferecendo um curso de capacitação em nível de pós-graduação lato sensu destinado, prioritariamente, mas não exclusivamente, aos professores da rede pública de ensino.

Um dos fatores determinantes para a melhoria da qualidade de ensino é a capacitação contínua dos professores do ensino fundamental e médio através de cursos de especialização e atualização que os instrumentalizem a enfrentar os desafios educacionais.

Considerando que a questão central é de caráter educacional e que, na maioria dos casos, os professores necessitam de uma sólida fundamentação com vistas à assegurar a melhoria da qualidade de ensino, um curso de formação e atualização desses professores se faz necessário.

A promulgação da nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional impõe a urgente necessidade de atualização dos professores em sua maioria desinformados sobre a atual legislação e sua influência no ensino.

O curso de pós-graduação propiciará, ainda, a dinamização de pesquisas na área educacional voltadas para a realidade do ensino básico e os problemas que a escola pública enfrenta, capacitando os professores em nível teórico e prático, para a iniciação científica e a produção do conhecimento.
 

CRONOGRAMA DAS DISCIPLINAS
 
DISCIPLINAS
Nº DE HORAS
EDUCAÇÃO BRASILEIRA: dilemas e perspectivas.
15
POLÍTICA EDUCACIONAL: formação do educador e função social da escola pública.
30
ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: uma visão crítica da legislação.
15
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO: do senso comum pedagógico à consciência crítica.
30
SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO: hegemonia, ideologia e cultura.
30
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO: novas abordagens.
30
PESQUISA EDUCACIONAL I: a construção do objeto de estudo.
30
RELAÇÕES SOCIAIS NA ESCOLA: do político ao pedagógico
15
COTIDIANO ESCOLAR: espaço da praxis e produção do conhecimento escolar.
30
EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO: tendências atuais.
15
PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO E PRÁTICA PEDAGÓGICA.
30
PESQUISA EDUCACIONAL II: a elaboração do trabalho de pesquisa.
30
PROCESSO DE ENSINO: reflexões críticas sobre ensino-aprendizagem.
30
AVALIAÇÃO NA PRÁTICA ESCOLAR: concepções e tendências.
30
Carga Horária: 360 horas
 

CORPO DOCENTE
 
PROFESSOR
TITULAÇÃO
Aloisio Jorge de J. Monteiro
MS
Amparo Villa Cupolillo
MS
Ana Cristina S. dos Santos
MS
Ana Maria Dantas Soares
MS
Antonio Adolfo G. Bruno
MS
Célia Frazão S. Linhares
PhD
Célia Regina Otranto
MS
Lia Maria T. de Oliveira
ESP
Luci Mary A. Hildebrand
PhD
Lucília A. Lino de Paula
MS
Marcelo Almeida Barral
MS
Marco Antonio de Moraes
MS
Maria da Graça Bolmann
PhD
Maria Luiza K. Cassano
MS
Nadia M. Pereira de Souza
MS
Nilma F. de Almeida
MS
Raquel Goulart Barreto
PhD
Silvia M. Nelo G. Freire
MS
Silvia Moreira Goulart
MS
Siomara Borba Leite
PhD
Suemy Yukizaki
MS
 
TAXA: R$ 20,00

LOCAL: Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação Pavilhão Central UFRRJ

CONDIÇÕES:
- Graduado de 3º grau

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA:
- Xerox do certificado da Graduação
- Xerox do Histórico Escolar
- Curriculum Vitae
- 3 fotografias 3x4
- Carta de intenção
- Comprovante de pagamento da taxa de inscrição.

SELEÇÃO:
- Análise do Curriculum Vitae
- Provas e entrevistas