Programa de Qualificação Institucional - PQI

   A CAPES tem investido continuamente, de forma institucional, na formação pós-graduada de pessoal docente e técnico das IES brasileiras.

O Programa Institucional de Capacitação Docente e Técnica (PICDT), criado há 26 anos, contribuiu decisivamente para as significativas mudanças ocorridas nos índices de qualificação docente no ensino superior do país. Apesar dos resultados altamente positivos que o programa produziu, no decorrer do tempo acumularam-se várias situações desfavoráveis que passaram a comprometer a eficácia do PICDT. Dentre estas pode-se citar: o predomínio da decisão individual na capacitação docente, a ausência de definição de áreas e linhas de pesquisa por parte das IES e o  baixo retorno dos investimentos em qualificação face a idade média elevada de boa parte dos beneficiários  do programa associada a prazos de formação mais altos dos que os dos não docentes.

Os avanços já ocorridos no conjunto das IES, a partir das situações desfavoráveis constatadas na operação do PICDT, apontam hoje para a necessidade de reformulação das ações voltadas para a qualificação docente, de modo a adequá-las à realidade do sistema nacional de pós-graduação, e a obter maior proveito da consolidação desse sistema.

Desse modo a CAPES tem buscado, nos últimos anos, oferecer programas alternativos para o financiamento a qualificação docente como o Mestrado Interinstitucional (MINTER) e o Programa Nacional de Cooperação Acadêmica (PROCAD). Estes programas têm como um dos seus objetivos dotar as IES de instrumentos que propiciem a consecução de uma política institucional de qualificação contemplando as diferentes realidades das IES.

O PQI, que substituirá o PICDT, busca promover o desenvolvimento institucional das IES públicas através da formação docente no contexto de projetos, consubstanciados em ações de cooperação externa. Esses projetos de cooperação, necessariamente sustentados por projetos de pesquisa, devem demonstrar o esforço institucional em alavancar mudanças no perfil do ensino, da pesquisa e da pós-graduação na IES.

Caracterização do Programa

O PQI é um programa de apoio a missões de estudo e de trabalho voltado à formação de docentes, em nível de doutorado, vinculado a projetos conjuntos de pesquisa e pós-graduação entre equipes de diferentes regiões do país ou de diferentes cidades da mesma região e de diferentes IES. A apresentação de propostas obedecerá a propostas de calendário anual específico. As propostas serão avaliadas com base no mérito, nos resultados esperados e no valor agregado que justifique a atividade conjunta.

OBJETIVOS

O PQI visa promover o crescimento acadêmico das IES públicas através:

  • do estímulo á elaboração e implementação de estratégias de melhoria do ensino e da pesquisa, desde o nível departamental até o nível institucional;

  • da qualificação de docentes, em nível de doutorado, no âmbito de projetos de pesquisa em cooperação com outras instituições do país; e

  • do apoio a políticas de desenvolvimento das atividades de ensino e pesquisa dos docentes recém-qualificados.