Linhas de Pesquisa

Área

Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

Linhas de Pesquisa

Linha 1: Estudos Contemporâneos e Práticas Educativas

Esta linha de investigação integra pesquisadores que analisam diferentes dimensões emergentes para as práticas educativas da contemporaneidade, compreendida em uma perspectiva histórico-crítico-cultural que se contrapõem aos discursos e práticas hegemônicas instituídas na realidade social, em suas diferentes dimensões. Os estudos desenvolvidos pela linha buscam consolidar conhecimentos teórico-práticos nessa perspectiva, em múltiplos contextos de educação, nos seguintes campos de pesquisa: formação de educadores e desenvolvimento profissional docente; educação especial, políticas de inclusão educacional e social; práticas curriculares e processos de ensino e aprendizagem; juventudes e pedagogia da imagem; práxis formativas em educação ambiental e formas instituintes e instituídas na atualidade; aprendizagem em cenários mediados pelas tecnologias da informação e comunicação.

Docentes Envolvidos: Ana Maria Dantas Soares, Aristóteles de Paula Berino, Flávia Miller Naethe Motta, José Henrique dos Santos, Marcelo Almeida Bairral, Márcia Denise Pletsch e Mauro Guimarães.


Linha 2: Desigualdades Sociais e Políticas Educacionais

Esta linha tem como base estruturante a história, a sociologia, a antropologia e a política da educação. Suas trajetórias analíticas perpassam as teorias do Estado, da educação e das desigualdades sociais. Nessa perspectiva, agrega investigações sobre a relação trabalho/educação e suas implicações na luta de classes; sobre as diversas experiências de educação popular, em especial as estratégias de produção do conhecimento pelos movimentos sociais e instituintes; sobre a história das instituições educacionais e científicas; sobre o trabalho docente, a cultura e a formação dos profissionais da educação; e sobre o papel das práticas educativas na dinâmica da produção e reprodução das desigualdades sociais na contemporaneidade.

Docentes envolvidos: Allan Rocha Damasceno, Célia Linhares, Célia Regina Otranto, Fernando César Ferreira Gouvêa, José dos Santos Souza, Lílian Maria Paes de Carvalho Ramos.


Linha 3: Educação e Diversidades Étnico-Raciais

Para esta linha convergem estudos, pesquisas e temáticas localizadas nos campos da Educação e das Relações Etnicorraciais tensionadas pelas relações com o Estado, com os Movimentos Sociais Negros e Indígenas, com as Desigualdades Étnicas, Culturais, de Classe, de Raça e de Gênero, com a educação sendo percebida como uma das múltiplas dimensões da realidade social impactada pela ação entre estrutura e atores sociais em uma perspectiva histórica mais ampla. Afro-Brasileiros, cidadania, indígenas, identidades diaspóricas, políticas de ações afirmativas, educação quilombola e religiosidade afro-indígena constituem-se como eixos analíticos relevantes dessa linha de pesquisa.

Docentes envolvidos: Ahyas Siss, Aloísio Jorge de Jesus Monteiro, Carlos Roberto de Carvalho, José Valter Pereira, Luiz Fernandes de Oliveira e Sandra Regina Sales