Corpo Docente / Projetos

Quadro Permanente:

Ahyas Siss (IM/UFRRJ)

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Descrições dos Principais Projetos


Educação, Cidadania, Políticas de Ação Afirmativa e Cotas Para Afro-Brasileiros no Acesso ao Ensino Superior

O objetivo geral dessa pesquisa é identificar, analisar e caracterizar as necessidade e viabilidade de que seja implementado pelo Estado, um programa de políticas de ação afirmativa e Cotas no ensino superior, racial ou etnicamente definido na direção dos afro-brasileiros. Os avanços e limites dessas políticas serão aqui analisadas e caracterizadas, bem como a pertinência de tais políticas para a sociedade brasileira. Essa pesquisa se justifica por buscar produzir conhecimentos novos na interseção estabelecida pela educação superior, cidadania e as políticas de ação afirmativa e de cotas. Sua relevância se prende ao fato de ser esse um tema candente, que tem mobilizado a comunidade acadêmica e a sociedade, não só tendo-se em vista a forma pela qual essas políticas vêm sendo implementadas mas, também, pelo próprio conteúdo de tais políticas. A pesquisa será qualitativa. Ela privilegia a análise do plano político educacional, sem contudo, se descuidar das relações e interseções que esse plano estabelece com o social. A análise dessas relações e intercessões serão aprofundadas, sob pena de que seja operado um aligeiramento ou superficialidade na pesquisa. Por outro lado, o recurso a gráficos e a dados tabelados nessa pesquisa se justifica pela necessidade de se mostrar, de forma objetiva, a ocorrência, na política educacional brasileira, das políticas de ação afirmativa e de cotas, de certos fenômenos sociais, econômicos e políticos, bem como do resultado de suas análises que, de outra forma, se tornariam demasiadamente subjetivos podendo por vezes, se prestar a falsas interpretações, mistificações ou a confundi-los com posições sectárias.

AFRO-BRASILEIROS E EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL: Perspectivas e Limites

O tema central dessa pesquisa diz respeito às relações existentes entre o segmento afro-brasileiro e seu acesso, ou exclusão, do superior. Ele está ligado à identificação, análise e caracterização das relações estabelecidas entre o segmento populacional afro-brasileiro e a educação superior brasileira, bem como as formas pelas quais o Estado brasileiro vem, historicamente, se relacionando com as desigualdades raciais brasileiras.

O ACESSO DE ALUNOS DA BAIXADA FLUMINENSE À UNIVERSIDADE PÚBLICA

Dois são os objetivos básicos dessa pesquisa. O primeiro deles é identificar, analisar e construir o perfildos alunos com matrícula ativa que freqüentam os cursos oferecidos pelo IM, com dados desagregados por classe social, etnia/raça, gênero, local de residência e religião. O segundo objetivo é conhecer e mapear as formas pelas quais esses alunos chegaram à UFRRJ, seus mecanismos de resistência, bem como as possíveis estratégias de superação de obstáculos por eles construídas, ou empregadas, que lhes permite êxito em suas trajetórias acadêmicas. Espera-se que os resultados dessa pesquisa, ao serem publicados, possam contribuir para os processos de construção de estraratégias de democratização de acesso e de permanência dos alunos das classes populares da Baixada Fluminense à UFRRJ, campus de Nova Iguaçu.
Aloísio Jorge de Jesus Monteiro (IE/UFRRJ)

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Descrições dos Principais Projetos


Resgatar memórias e identidades culturais de comunidades de fronteira, mais especificamente de grupos indígenas, quilombolas e de pequenos agricultures rurais, visando identificar movimentos instituintes e dinâmicas de concepções das novas formas de organização das Políticas Públicas em cultura e educação, no que diz respeito à superação das condições de exclusão, abandono e violências, nos espaços de periferias urbano-rurais. São as confluências de referênciais possíveis entre os três projetos em desenvolvimento.
Aristóteles de Paula Berino (IM/UFRRJ)

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Descrições dos Principais Projetos


Juventude e política dos corpos. Um estudo sobre a beleza nas escolas - Entre duas cidades: Rio de Janeiro e Nova Iguaçu

Trata-se de uma pesquisa dedicada à discussão sobre os modos juvenis de ser e ficar nas escolas, com um olhar particularmente dirigido aos corpos e  à produção política que realizam. Uma investigação a respeito da figuração estética que os jovens põem em relevo quando se singularizam para dizer o que são e territorializam através das suas imagens as diferenças que desejam que se façam presentes com suas vidas.   O ponto de partida é a admissão de que, nas escolas, a beleza é uma produção juvenil relativa  à intenção da autonomia do ser do educando frente às práticas de poder que a institucionalização escolar difunde. O campo de observação está circunscrito ao segmento escolar de 5ª a 8ª série, compreendendo principalmente jovens entre 12 e 16 anos, aproximadamente. A pesquisa é produzida a partir de dois momentos de observação. O primeiro momento conta com material obtido em uma escola pública da rede municipal do Rio de Janeiro, localizada em um bairro suburbano, próximo ao centro. O segundo momento é produzido a partir do trabalho de campo em uma escola pública municipal de Nova Iguaçu localizada no centro da cidade. Circunstância que permitirá a análise em dois espaços territoriais distintos, mas possíveis de comparação e síntese na interpretação. Procedimento privilegiado pela importância das duas cidades na constituição econômica, social e cultural do Estado do Rio de Janeiro. Metodologicamente, a pesquisa tem como fonte observações do trabalho de campo e registro em fotografias para análise e interpretação dos dados. Os conceitos centrais da pesquisa são: educação, cotidiano, identidade, juventude e autonomia. Os referenciais teóricos principais são: Paulo Freire, Nilda Alves, Inês Barbosa e Massimo Canevacci.

Imagens da educação: visualidades e conhecimentos da vida nas escolas. Uma pesquisa no Colégio Técnico da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CTUR).

Diante dos objetivos de normalização, disciplinamento e docilização dos corpos presentes na educação, o que se pretende com a pesquisa é investigar o cotidiano de aspirações, ambições e desejos, entre alunos e professores, que se movem na busca de realizações transformadoras do instituído, percorrendo caminhos de independência e autonomia na conquista de enredos emancipatórios para a vida nas escolas.  Enquanto a produção, exibição e leitura das imagens constituem uma experiência pregnante no capitalismo avançado, trata-se ainda de um objeto incipiente entre os estudos da educação. Neste trabalho, o uso de fotografias constituirá uma fonte privilegiada para o conhecimento das táticas dos praticantes do cotidiano escolar. Pesquisa que será realizada no Colégio Técnico da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CTUR/UFRRJ).
Célia Regina Otranto (IE/UFRRJ)

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Descrições dos Principais Projetos


A Política de Educação Superior através da História da Educação no Brasil

A pesquisa tem por objetivo investigar as políticas de educação superior adotadas pelos diferentes governos brasileiros, através da história educacional do país. Traça um paralelo entre história e política, investigando a adoção de determinadas medidas legais e suas principais conseqüências para a sociedade brasileira e para as instituições de educação superior. Aprofunda estudos a respeito da autonomia universitária e da reforma educacional implantada no governo de Luiz Inácio Lula da Silva, investigando suas conseqüências para as instituições de educação superior brasileiras, com destaque para as universidades públicas.

As Relações entre Estado e Escola na Educação Profissional Brasileira

Tem por objetivo desenvolver estudos relacionados à política de educação profissional adotada desde o Brasil Colônia até os dias atuais, com o propósito de investigar as implicações da adoção de determinadas políticas na configuração da sociedade brasileira. Aprofunda reflexões a respeito da relação entre Estado - Escola - Sociedade. Investiga os efeitos da dicotomia entre educação profissional e propedêutica, analisando os efeitos dessa dualidade na sociedade brasileira. Aprofunda estudos a respeito das conseqüências da implantação das últimas reformas nas escolas técnicas e agrotécnicas, com destaque especial para a implantação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia – IFET.

História e Memória da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro 

O projeto visa contribuir para o aprofundamento e registro da historiografia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, investigando a criação e evolução da Instituição, dos diferentes cursos e unidades administrativas, além das principais atividades desenvolvidas internamente, desde sua criação, em 1910, como Escola Superior de Agricultura e Medicina Veterinária, até os dias atuais. Aprofunda estudos referentes à história e memória da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, comparando as políticas educacionais gerais brasileiras com as práticas institucionais. Este projeto deu origem à pesquisa de pós-doutoramento que destacou as décadas de 1960 e 1970 no interior da Universidade, complementando os dados extraídos de fontes bibliográficas com a história oral.
Fernando César Ferreira Gouvêa (IE/UFRRJ)

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Descrições dos Principais Projetos


"História da Formação Docente e História das Instituições educacionais, científicas e tecnológicas".

A compreensão das fronteiras que insistem em permanecer na área do ensino e pesquisa - entre historiadores, educadores, antropólogos e sociólogos no tempo presente – sugere pensar um tanto do que foi feito num tempo passado. Neste aspecto, cabe um intenso diálogo com esse passado para que possamos dar lume a pensamentos, ações e instituições de ensino e pesquisa que sofreram um apagamento ou silenciamento tanto por parte do golpe civil-militar de 1964 que as considerou subversivas - face à nova ordem que desejavam estabelecer - quanto por parte de alguns escritos educacionais do início dos anos 1980 que classificaram estas instituições e os seus quadros dirigentes como liberais. Desta forma, o período em análise significou um tempo de efervescência político-institucional de uma sociedade em deslocamento. Uma sociedade que propiciou a criação e a reestruturação de diversas instituições inextricavelmente ligadas à formação docente numa perspectiva relacional com o campo da pesquisa, a saber: a Campanha de Aperfeiçoamento de Pessoal de nível Superior (CAPES-1951), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP – criado em 1937 e reestruturado em 1952 na gestão do intelectual Anísio Teixeira e seus colaboradores) e o Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais (CBPE, 1955). Assim, a Pesquisa apresenta os seguintes objetivos: examinar as contribuições da CAPES, do INEP e do CBPE no que concerne às ações e a projetos articulados entre ensino e pesquisa; entender as relações multidisciplinares entre pesquisa e docência; compreender os pressupostos teóricos de sustentação dos estudos culturais e pesquisas de caráter educacional, histórico, sociológico e antropológico; analisar as publicações oficiais das três instituições no tocante aos projetos e às pesquisas realizados e aos seus resultados divulgados pelas publicações das instituições e estudar, especialmente no que concerne ao CBPE, as causas que originaram a tentativa de um apagamento de sua história institucional.

José dos Santos Souza (IM/UFRRJ)

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Descrições dos Principais Projetos


- Trabalho, Juventude e Qualificação Profissional: Estado educador e sua pedagogia política de construção do consenso entre jovens de baixa renda

Diante de mudanças significativas no trabalho e na produção, o Estado tem assumido características prescritas no receituário neoliberal intercedidas pelas proposições da Terceira Via e, nesta dinâmica, busca reconfigurar seus mecanismos de mediação do conflito de classe diminuindo sua ação coercitiva, ampliando a participação e o controle social sobre as decisões estatais e reformulando sua pedagogia política para garantir, em condições renovadas, a manutenção do consenso. A partir deste contexto, este projeto busca-se investigar as estratégias do Estado brasileiro para inclusão de jovens de baixa renda por meio de programas governamentais de elevação de escolaridade integrada à formação profissional. Tomam-se como referência empírica três destes programas de âmbito nacional: o PROJOVEM, o PROEJA, CVTs e PRONATEC. O objetivo é explicitar a dinâmica da pedagogia política renovada para a construção do consenso contida nestes programas. À luz do materialismo histórico-dialético, a análise identifica a cultura do individualismo, o protagonismo social, o empreendedorismo, a empregabilidade e a teoria do capital social como os principais elementos que fundamentam ação educativa dos programas de inclusão jovens no Brasil. A análise parte do pressuposto de que a pedagogia política dos programas de inclusão de jovens no Brasil contribui significativamente para a manutenção da hegemonia do modelo de desenvolvimento burguês na media em que, ao ofertarem aceleração de escolaridade integrada à educação profissional precária e fragmentada aos jovens pobres, educam esse segmento populacional para o consenso em torno das ações do Estado e do empresariado para o aumento da produtividade e da competitividade das empresas, sob a justificativa de promover a qualificação para ingresso e permanência no mercado de trabalho, ofuscando as causas reais do desemprego, levando os jovens a encarar com naturalidade e de forma individualizada a instabilidade do mercado de trabalho.

Palavras-chave: Trabalho; Qualificação; Emprego; Precarização do trabalho; Ensino Profissionalizante; Políticas Públicas.


- Mediações Entre a Escola e o Mundo do Trabalho na Formação de Técnicos de Nível Médio: experiências de estágio curricular na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

Nos cursos técnicos de nível médio sempre existiu preocupação em mediar teoria e prática. As formas mais comuns adotadas são as aulas práticas em laboratórios, as aulas de campo e o estágio. Dentre estas alternativas, esta última é de fato a mais polêmica, pois apresenta muitas dificuldades de realização que, às vezes, comprometem seus objetivos e metas. Com as mudanças recentes no trabalho e na produção, devido à crise estrutural do sistema capital, o estágio curricular tem assumido formas muito semelhantes ao trabalho precário. Nessas condições, tais experiências não oferecem qualquer oportunidade formativa consistente além da experiência de trabalho em si, muitas vezes desvinculada de área de estudo do estagiário, descaracterizando-se como experiência formativa. Mesmo assim, as instituições de ensino acreditam no estágio como oportunidade de formação profissional e, muitas vezes, atribuem a esta experiência o caráter curricular obrigatório, ainda que apresente inúmeras dificuldades, tais como: a) mau relacionamento entre instituição de ensino e empresas; b) disparidade entre interesses da instituição de ensino, do estagiário e das empresas; c) desarticulação entre currículo do curso e experiência do estágio; d) escassez de vagas para estágio curricular. Tudo isso contribui para a não conclusão do estágio, o que protela ou impede a certificação e aumenta o índice de retenção no processo de formação. Tudo isso condiciona os esforços de ampliação da oferta de educação profissional no Brasil. Diante desta problemática, toma-se como objeto de estudo o trabalho pedagógico de instituições de ensino técnico de nível médio e a forma como nelas se desenvolve o estágio curricular. O objetivo da pesquisa é explicar se as mudanças recentes ocorridas nas atividades de estágio permitem que este tipo de atividade seja identificado com o que a sociologia do trabalho tem denominado de "trabalho precário".

Palavras-Chave: Trabalho; Qualificação; Emprego; Precarização do trabalho; Ensino Profissionalizante; Estágio Supervisionado.
José Henrique dos Santos (IE/UFRRJ)

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Concepções Pedagógicas e Desenvolvimento Curricular no Curso de Licenciatura em Educação Física

O projeto está inserido no âmbito do protocolo de cooperação científica entre a UFRRJ e a Faculdade de Motricidade Humana - UTL (Portugal) e vem sendo desenvolvido em países da comunidade européia. Visa identificar as concepções dos professores responsáveis pela formação profissional em educação física e relacioná-las com o perfil de formação profissional e prática pedagógica de graduandos e professores em efetivo exercício da profissão.

Avaliação das necessidades de formação de professores de educação física

Propõe a adaptação e validação do instrumento de avaliação de necessidades de formação de professores fundamentado no Standard norte americano de competências docentes na área de educação física, produzido pelo NCATE National Council for Acreditation of Teacher Education, a partir do qual se realiza a qualificação e a certificação da formação inicial e permanente de professores nos EUA. A pesquisa se desenvolve em cooperação com a Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa, sendo responsável por aquela instituição o Professor Carlos S. S. Januário. A elaboração deste instrumento permitirá a realização de estudos que visarão (a) Avaliar a formação inicial dos professores em Estágio Pedagógico/Supervisionado; (b) Avaliar as necessidades de formação de professores em exercício; (c) Avaliar a formação continuada dos professores em exercício; Comparar as necessidade de formação de professores brasileiros e Portugueses. 

Estereótipo e Identidade de gênero no cotidiano escolar

Descrição: A pesquisa tem como objetivo a investigação dos estereótipos de gênero e de identidade de gênero em estudantes do ensino fundamental e médio, através de um estudo de levantamento seguido por um estudo comparativo entre os diversos subgrupos em função do gênero, idade e nivel de escolarização.
José Valter Pereira (Valter Filé) (IM/UFRRJ)

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Relações Raciais nas Escolas e Formação de Professores

Um dos grandes problemas das relações raciais no Brasil é o esforço que a sociedade fez/faz para negar, não ver ou dissimular o racismo que é estrutural. Um processo que combina a naturalização do lugar subalternizado do negro na sociedade com a caridosa afirmação cristã/humanista de que somos todos iguais, que somos uma democracia racial. Porém, nós negros, somos os que ganhamos os menores salários, os que temos as piores condições de vida, a menor escolaridade. Mesmo diante de todas as constatações do racismo a partir das desigualdades materializadas na existência dos negros (constatações feitas por estudiosos da diferentes campos, governo, agências e organismos nacionais e internacionais), nos perguntamos, então: por que a educação – mais especificamente a educação formal - tem tantas dificuldades para assumir e lidar com as relações étnico-raciais? E essas dificuldades chegam a tal ponto que foi necessário a criação de instrumentos legais (a lei 10.639/2003, por exemplo) para intervir na educação na tentativa de reverter a produção de desigualdades contra os negros. Esse projeto tem como proposta investigar as dificuldades da consideração das relações étnico-raciais nas escolas, desde a formação dos professores. Pretendemos, para tanto, estudar – nas narrativas de alunos do curso de Pedagogia - os processos de escolarização no Brasil a partir da massificação da entrada de negros e pobres (e outros que não se encaixam no padrão, na normalidade de um sujeito possível) nos sistemas de ensino. Considerando que negros e pobres são vistos como diferentes e desiguais, em relação aos sujeitos esperados pela escolarização, somos desafiados, ainda, a enfrentar as seguintes questões e as suas repercussões: como fizeram/fazem para entrar e como dão continuidade? como persistem ou sucumbem aí? O que aconteceu/acontece com tais diferenças e tais desigualdades nos cotidianos das escolas? Como elas – as diferenças e as desigualdades – foram/são acolhidas, rechaçadas e/ou escamoteadas/desconsideradas, subsumidas? Do ponto de vista das políticas educacionais, que alterações foram feitas para o acolhimento, para uma hospitalidade dos que entraram/entram massivamente e, supostamente, alteraram/alteram o ambiente escolar, as disposições e as disponibilidades? Como foram/são as reverberações, as materializações das políticas públicas pensadas a partir dessa massificação do ensino, e do re-conhecimento das situações de preconceito, discriminação e racismo como geradores de desigualdade, nas estruturas burocráticas, nos currículos e nas práticas pedagógicas, principalmente na formação de professores? A pesquisa de campo acontecerá prioritariamente com alunos(as) do curso de Pedagogia do Instituto Multidisciplinar/UFRRJ. As narrativas recolhidas aí serão também consideradas como material de estudo na disciplina sociologia da educação II do referido curso. Esperamos que elas, as narrativas (que é como colocamos em palavras o que nos aconteceu), possam funcionar como textos geradores dos estudos das relações entre escola e sociedade, e de como as histórias singulares se conectam (ou não) com as grandes narrativas, com os diferentes e complexos desafios que temos que enfrentar em educação. Ou seja, pretendemos que os(as) estudantes desnaturalizem acontecimentos de suas próprias histórias e que possam aprender com suas experiências. Que possam levar para as suas práticas pedagógicas a consideração das relações na diferença e, mais especificamente, as relações étnico-raciais, e as complexas implicações para negros e não-negros. Uma pesquisa-formação de caráter circular. Ou seja, a pesquisa será incluída no programa da disciplina e os acontecimentos da disciplina – as narrativas dos(as) estudantes, os textos a serem estudados, as discussões das questões implicadas, as produções, etc - serão acolhidos como materiais a serem trabalhados para chegarmos à elaboração de outras narrativas possíveis na/para formação de professores que considerem as relações étnico-raciais.

Lílian Maria Paes de Carvalho Ramos (IM/UFRRJ)

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Descrições dos Principais Projetos


A identidade do professor de ensino médio no Estado do Rio de Janeiro

Enfoca as mudanças ocorridas na identidade do professor de ensino médio do Estado do Rio de Janeiro, decorrentes do processo de globalização econômica e seus reflexos na educação, mormente via influência das diretrizes oriundas de organismos internacionais sobre as políticas e estruturas educacionais. Discute questões relacionadas ao aumento do controle externo sobre o trabalho do professor e a conseqüente redução de sua autonomia, o que acaba afetando a sua identidade profissional, motivação, eficiência, compromisso e satisfação profissional.

A perspectiva teórica adotada baseia-se nos estudos de Claude Dubar (1997), de Christopher Day (2002) e de Basil Bernstein (1996). A metodologia adotada é a de levantamento por meio de questionários, seguido de entrevistas com informantes-chave. As respostas das questões fechadas recebem tratamento estatístico e as questões abertas e entrevistas são tratadas pela análise de conteúdo (Bardin, 1977).

Palavras-chave: política educacional; ensino médio; identidade docente; análise de conteúdo.Líder: Lílian Ramos

A identidade do professor do Estado do Rio de Janeiro atuante na Baixada Fluminense

Descrição do Projeto: O tema central da pesquisa gira em torno às mudanças ocorridas na identidade do professor do Estado do Rio de Janeiro, decorrentes do processo de globalização econômica e seus reflexos na educação, mormente via influência das diretrizes oriundas de organismos internacionais sobre as políticas e estruturas educacionais. Discute questões relacionadas ao aumento do controle externo sobre o trabalho do professor e a conseqüente redução de sua autonomia, o que acaba afetando a sua identidade profissional, motivação, eficiência, compromisso e satisfação profissional.

 A perspectiva teórica adotada baseia-se nos estudos de Claude Dubar (1997), de Christopher Day (2002) e de Basil Bernstein (1996). A metodologia adotada é a de levantamento por meio de questionários, seguido de entrevistas com informantes-chave. As respostas das questões fechadas recebem tratamento estatístico e as questões abertas e entrevistas são tratadas pela análise de conteúdo (Bardin, 1977). São discutidas ainda as políticas nacionais e estaduais para o ensino médio, confrontando-as com as percepções dos docentes sobre seu trabalho.

O plano de trabalho desta fase prevê uma etapa de formação de nova equipe na Baixada Fluminense; coleta de dados documentais e de campo; análise, interpretação e divulgação dos mesmos em eventos científicos e revistas especializadas. Um relatório será elaborado ao final da vigência do projeto.

A pesquisa encontra-se atualmente na segunda fase. A primeira (2005/7) enfocou a região Norte Fluminense. A segunda concentra-se na Baixada Fluminense (2008/10). A terceira englobará o Sul Fluminense (2011).

Palavras-chave: política educacional; identidade docente; análise de conteúdo.

Docente: Lílian Ramos  (Líder – UFRRJ)
Luiz Fernandes de Oliveira (IE/UFRRJ)

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Descrições dos Principais Projetos


A pesquisa trata da análise e reflexão sobre a implementação da Lei 10.639/03, que estabelece a obrigatoriedade do ensino da História da África e dos Africanos, da Luta dos Negros no Brasil e da Cultura Negra Brasileira no Ensino Básico. Parte-se da afirmação de que esta lei abre uma nova demanda no campo educacional brasileiro. Mais do que defender um reconhecimento da História da África, uma releitura da História do Brasil, das relações raciais e do seu ensino, a Lei 10.639/03 parece mobilizar uma dimensão conflitante e delicada, ou seja, o reconhecimento da diferença afrodescendente com certa intencionalidade de reinterpretar e ressignificar a História e as relações étnico-raciais no Brasil pela via dos currículos da educação básica, e trazendo consequências políticas, epistemológicas e identitárias para a prática docente. Neste sentido, o problema de pesquisa se constitui em:

Como os professores da área de ciências humanas, que já tem conhecimento da Lei 10.639/03 e já participaram de cursos de formação continuada, estão tentando pedagogizar os novos conteúdos propostos pela mesma?

A partir desta problemática, a pesquisa tem como objetivos principais: Analisar as estratégias docentes para tradução didática das perspectivas teóricas presentes na legislação que estão sendo apresentadas aos professores; Identificar e analisar as conexões entre as práticas docentes e o contexto das ações do Estado brasileiro e do movimento negro nos processos de formulação e implementação da legislação; Analisar como os professores do ensino básico se situam em relação ao reconhecimento da questão racial e da História da África nos currículos das áreas humanas para identificar a existência ou não de tensões teórico-práticas entre esse reconhecimento e suas trajetórias na prática profissional; Compreender a maneira como esses profissionais enfrentam essas possíveis tensões nas suas práticas pedagógicas a partir da sua formação e; Levantar algumas possibilidades de reflexão didática e pedagógica para contribuir numa perspectiva de implementação das novas diretrizes curriculares sobre a questão racial e educação.

Marcelo Almeida Bairral (IE/UFRRJ)

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Descrições dos Principais Projetos


Interações discentes e aprendizagem matemática em ambientes virtuais de aprendizagem a distância

No Brasil, ainda temos carência de quadros teóricos sobre os sistemas de ensino-aprendizagem em cenários virtuais. Além disso, mais especificamente, faltam análises das respectivas comunicações. Nesse sentido, a problemática da pesquisa está centrada nos seguintes elementos: a) interações discentes a distância; b) aprendizagem em ambientes virtuais; e c) construção do discurso. Projeto de cooperação internacional “eMath: Developing Mathematical Reasoning through online Collaboration among High-School Students”, desenvolvido em colaboração com o Departamento de Educação da Rutgers University (EUA).

Desenvolvimento Profissional Docente, Mediação Tecnológica e Aprendizagem Matemática

Nesta pesquisa estamos identificando e analisando contribuições das interações na Internet e das atividades (docentes e discentes) em ambientes virtuais específicos para a aprendizagem matemática. A análise dos processos colaborativos que se efetivam e de suas idiossincrasias, também constituem interesses da investigação.

Inovações e aprendizagem da geometria na Educação Básica

Neste projeto buscamos desenvolver e implementar inovações no campo da geometria para a Educação Básica e analisamos implicações dessas inovações e implementações no desenvolvimento do conhecimento profissional docente, seja em projetos formação inicial ou continuada.
Marcia Denise Pletsch (IM/UFRRJ)

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Descrições dos Principais Projetos

Observatório de políticas públicas e práticas curriculares em Educação Especial e inclusão escolar: estudo sobre as políticas públicas e práticas curriculares em Educação Especial e inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais nos municípios da Baixada Fluminense

No Brasil, influenciado e apoiado por diretrizes internacionais (UNESCO, 1994), vem crescendo nos últimos anos o discurso em prol da inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais — em decorrência de alguma deficiência sensorial (auditiva e visual), deficiência mental, transtornos globais do desenvolvimento (autismo, psicoses, entre outros), deficiências múltiplas, altas habilidades e deficiências físicas — no ensino comum da rede regular, com base na consigna “Educação Para Todos”. Nesse contexto, a Educação Especial — que historicamente teve a responsabilidade da educação de pessoas com necessidades educacionais especiais — vem ganhando maior visibilidade nos debates político-educacionais e também como área de produção do conhecimento. Para apreender de que forma vem se implementando a referida política nas redes de ensino da Baixada Fluminense e quais repercussões vêm produzindo nas práticas educativas nessas redes, o objeto de análise desta pesquisa centra-se nas mudanças ocorridas nas práticas curriculares e nas políticas educacionais ocorridas nessas redes no âmbito da reforma educacional brasileira a partir da década de noventa. O objetivo principal da pesquisa é analisar como as Secretarias Municipais de Educação da Baixada Fluminense vêm operacionalizando e (re)organizando sua estrutura educacional para atender as diretrizes políticas federais de “inclusão”, no ensino comum da rede regular, de alunos com necessidades educacionais especiais, desde a década de noventa e, sobretudo, a partir de 2003, com o início do programa federal Educação Inclusiva: direito à diversidade. Ênfase especial será dada a análise da implementação da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (BRASIL, 2008) e das Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial (BRASIL, 2009), em cinco aspectos centrais: a) matrículas de alunos com necessidades educacionais especiais em classe comum; b) financiamento; c) formação de professores; d) oferecimento de serviços especializados; e) mudanças ocorridas nas propostas curriculares nesses municípios. O projeto pretende investigar também o papel assumido pela Educação Especial nesse contexto, uma vez que diferentes estudos sinalizam a necessidade de mudanças nessa área de atuação e conhecimento.

Observatório da Educação - A escolarização de alunos com deficiência intelectual: políticas públicas, processos cognitivos e avaliação daaprendizagem

Em face das políticas educacionais implantadas a partir de década de 2000, as quais, em sua essência buscam a garantia do acesso, permanência e sucesso de todos os alunos na escola, notadamente na Educação Básica, busca-se no presente projeto direcionar o olhar investigativo para o processo de escolarização de alunos com deficiência intelectual neste nível de ensino. Dados do Ministério da Educação (BRASIL, 2008) indicam que dos 700.824 alunos matriculados em modalidades de Educação Especial 330.794 (aproximadamente 47%) apresentam deficiência intelectual. Esta população apesar de ter garantido o acesso ao ensino regular sofre ainda restrições em relação aos seus processos de escolarização, restrições estas fundamentadas, na maioria das vezes, em uma crença na sua incapacidade de pensamento abstrato e no desconhecimento de suas características de aprendizagem. Em face dessa problemática o presente projeto tem como objetivo analisar as dimensões que envolvem a escolarização de alunos com deficiência intelectual, notadamente as que se referem ao ensino e aprendizagem destes nas classes regulares (educação infantil e ensino fundamental), no atendimento educacional especializado e ao seu consequente desempenho nas avaliações nacionais de rendimento escolar. Trata-se de pesquisa a ser desenvolvida em rede, abrangendo pesquisadores de diversos Programas de Pós-Graduação em Educação. Busca-se não somente investigar processos de ensino e aprendizagem desses sujeitos nas redes municipais de ensino (dos Estados do Rio de Janeiro e de Santa Catarina), como também utilizar as bases de dados disponíveis no INEP, as quais possibilitem analisar a participação e o aproveitamento dos alunos com deficiência intelectual matriculados na rede comum de ensino nas avaliações do SAEB e Prova Brasil. O projeto é financiado pela CAPES e pela FAPERJ.

Mauro Guimarães (IM/UFRRJ)

Curriculum Lattes: Curriculum Lattes | E-mail: guimamauro@hotmail.com



Descrições dos Principais Projetos


Processos de Formação Continuada em Educação Ambiental - Mapeamentos e Indicadores de Avaliação

Projeto de pesquisa volta-se para a área de interesse da formação de educadores ambientais, suas discussões epistemológicas e metodológicas.
Sandra Regina Sales (IM/UFRRJ))

Curriculum Lattes: Curriculum Lattes | E-mail: sandrareginasales@gmail.com



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Esta pesquisa investiga os discursos sobre a diversidade racial, étnica, etária, de gênero, de necessidades educacionais e religiosa dos sujeitos, dos atores e das políticas no campo da EJA nas três revistas de notícias semanais brasileiras de maior circulação -- Veja, Isto É e Época-- durante o período 1995-2010. A escolha de estudar as relações entre a modalidade de ensino da EJA e a mídia se justifica mediante duas razões fundamentais.

Primeiro, no Brasil é indubitável a importância política e pedagógica dos meios de comunicação. Embora a influência da mídia seja cada vez mais relevante, a pesquisa em EJA tem apresentado a tendência de analisá-la de maneira esquizofrênica: ora como um ator muito influente e antagônico aos objetivos dos educadores da EJA, devendo, portanto, ser combatido; ora completamente irrelevante para os processos de ensino-aprendizagem dos sujeitos da EJA e, portanto, ignorado. Segundo, por muito tempo a pesquisa sobre a EJA ignorou suas múltiplas diversidades, em particular a diversidade dos sujeitos como agentes que têm raça, gênero, etnia, religiosidade, entre outras. Esse posicionamento teve duas sérias consequências. Por um lado, dificultou a elaboração de propostas mais efetivas para resolver os grandes problemas do campo e, por outro, impulsionou um olhar muito simplista sobre a elaboração de novos conhecimentos sobre os sujeitos da EJA.

Para atender essas razões a pesquisa utiliza metodologias que atendem a complexidade do objeto de estudo. Tem um olhar de longo prazo (1995-2010); contextualiza as relações entre EJA e mídia desde um marco conceitual que reconhece a diversidade e a multiplicidade de posicionamentos ideológicos e pedagógicos; utiliza tanto estatísticas básicas de tipo descritivo, como abordagens qualitativas, especialmente de análise crítica do discurso, tanto dos textos como das imagens. Finalmente, esta pesquisa é desenvolvida em parceria com um projeto desenvolvido no Pós-graduação da Arizona State University dos EUA.


Docentes Coloboradores

Allan Rocha Damasceno (IE/UFRRJ)

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Descrições dos Principais Projetos


Os movimentos sociais em prol da inclusão social, articulados com as Políticas públicas de educação que pressupõem e afirmam a educação como direito humano e social para os indivíduos, com ou sem necessidades especiais, contribuem para a organização de escolas democráticas e para a sociedade se tornar justa e humana. Para tal, urge o desenvolvimento de projetos educacionais que contemplem a organização de escolas inclusivas para alunos e professores. Por outro lado, tais projetos demandam a formação de professores para o atendimento das necessidades educacionais dos estudantes, considerando seus ritmos de aprendizagem e diferenças cognitivas, físicas e sensoriais (COSTA, 2009, 2010, 2011). Partindo-se desses pressupostos políticos, os projetos pedagógicos das escolas públicas devem contemplar o reconhecimento, a identificação, o atendimento à diversidade dos alunos e a superação das barreiras arquitetônicas, atitudinais e pedagógicas, presentes no cotidiano escolar (DAMASCENO, 2009, 2010, 2011). Nesse sentido, esta pesquisa tem por objetivo avaliar os programas/processos de inclusão escolar de estudantes com deficiências nas redes municipais de ensino implementados pelas Coordenações de Educação Especial das Secretarias Municipais de Educação dos municípios pertencentes a Baixada Fluminense e Costa Verde/RJ. O objetivo central deste projeto se desdobra em: Caracterizar as atitudes dos professores e suas experiências pedagógicas em relação à inclusão de estudantes com deficiências em suas salas de aula; Caracterizar a organização do trabalho pedagógico e educacional desenvolvidos pelas equipes gestoras das escolas participantes do estudo em relação à inclusão de estudantes com deficiências; Caracterizar a acessibilidade física, pedagógica e curricular das escolas participantes do estudo para a inclusão de estudantes com deficiências; Avaliar a implementação das salas de recursos multifuncionais destinadas à realização do Atendimento Educacional Especializado (AEE) para os estudantes com deficiências e Avaliar as concepções e implementação dos projetos pedagógicos de escolas pertencentes às redes municipais de educação da Baixada Fluminense e Costa Verde, considerando os aspectos de acessibilidade arquitetônica, curricular, didático-pedagógica, entre outros. Esta pesquisa está sendo desenvolvida sob o suporte da Teoria Crítica da sociedade, ao considerar a educação como capaz de combater a violência, a segregação, a discriminação e o preconceito quanto à sua manifestação na escola pública contra os estudantes com deficiências. Como também no que se refere à análise da formação do professor, da educação de estudantes com deficiências, escola e Políticas públicas, como também os documentos oficiais nacionais e internacionais que preconizam a educação especial na perspectiva da inclusão.

Ana Maria Dantas Soares (IE/UFRRJ)

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Descrições dos Principais Projetos


Políticas Públicas e Formação Profissional: perspectivas curriculares para o ensino técnico e a educação superior em ciências agrárias.

Este projeto dá continuidade aos estudos de Doutorado sobre as políticas públicas para o ensino técnico profissional agrícola, incorporando outras análises que vêm sendo produzidas sobre a formação de profissionais de nível superior em ciências agrárias, enfocando principalmente a questão da construção dos projetos político-pedagógicos e dos currículos formadores, nesses níveis de ensino.

Educação Ambiental como estratégia de ação para viabilizar Programas de Desenvolvimento Rural Sustentável em municípios do Estado do Rio de Janeiro.
Carlos Roberto de Carvalho (IM/UFRRJ)

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Descrições dos Principais Projetos


O presente projeto busca conhecer e registrar as formas de apropriação e usos das práticas culturais- em especial as práticas artísticas- bem como as relações entre essas práticas e os processos identitários, entendendo os ambientes educativos como espaçostempos de emergência de saberes e memórias. Esperamos assim contribuir para produção de conhecimentos em torno das práticas e processos identitários promovendo encontros entre jovens e crianças com artistas populares e professores(as) afro-brasileiros que residem ou trabalham na Baixada Fluminense. Estes encontros nos ajudarão a compreender como se estabelecem as alianças e os pactos identitários na/da afrodiáspora, a partir de diálogos interculturais em torna a questão artística, educacional e religiosa. Nossa fundamentação teórico-metodológica conta com autores como Paul Gilroy (que contribui para pesquisa com a ideia de uma diáspora negra e da complexidade cultural que a ela corresponde); Boaventura de Souza Santos (na discussão sobre múltiplas racionalidades); Mikhail Bakhtin (cujos estudos da linguagem nos auxiliam para pensar o ambiente a ser estudado com suas múltiplas vozes), Stuart Hall (que nos sugere a discussão das identidades como processos dinâmicos), Homi Bhabha (cujos estudos no leva a pensar nos processos de hibridação cultural e ambivalências das identidades negras), dentre outros.

Flávia Miller Naethe Motta (IM/UFRRJ)

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Descrições dos Principais Projetos


O Projeto transições, continuidades e rupturas na educação das crianças até os dez anos pesquisa a questão das transições e de como ocorrem nos espaços educativos nas práticas pedagógicas voltadas às crianças pequenas em escolas públicas dos municípios do Rio de Janeiro e Nova Iguaçu. Sua motivação nasceu do destaque dado à questão das transições em documentos oficiais como as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica e os Subsídios para Diretrizes Curriculares Nacionais Específicas da Educação Básica. Busca compreender os processos de ingresso das crianças nas instituições, seus percursos dentro delas, a relação entre os currículos para cada fase e mais especificamente sobre a transição entre a Educação Infantil e o Ensino Fundamental.

Docentes Visitantes

Celia Frazão Soares Linhares

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Descrições dos Principais Projetos


Visando construir uma cartografia da escola pública brasileira e da formação de professores, procuramos num estudo comparativo, entre Brasil, Portugal e Itália , focalizar os movimentos instituintes que caracterizam essas instituições escolares e universitárias e seus docentes em formação, ressaltando convivências e embates entre aquelas forças instituintes e instituídas que impregnam as políticas educacionais, como diretrizes de estado, mas também, como práticas sociais, perpassadas por dinâmicas capilares, que transitam na sociedade com maior ou menor grau de sutileza. Para isso, empreendemos um percurso investigativo em que revisitamos os principais conceitos que serviram de apoio para contextualizarmos historicamente aqueles processos escolares e formadores nos três países. Dialogando sempre com essa base, procedemos aos estudos documentais, revisando a literatura dos três países nas questões abordadas, organizando elaborando entrevistas, intercâmbios sistemáticos em que foram incluídas visitas, participação em eventos e congressos internacionais que se articularam com orientações de dissertações e teses. Alem disso, devemos ressaltar as consultorias prestadas a REMEC / UNESCO, através do que nos aproximamos mais do MEC, INEP, CNE, socializando discussões e resultados em permanente sistematização na pesquisa. Também participamos das atividades da ANPED, ANFOPE e outras organizações educativas.