Quadro Permanente:
Curriculum Lattes: | E-mail: ahyas_siss@yahoo.com.br
Descrições dos Principais Projetos
Curriculum Lattes: | E-mail: aloisiojjm@gmail.com
Descrições dos Principais Projetos
Curriculum Lattes: | E-mail: berino@ufrrj.br
Descrições dos Principais Projetos
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Descrições dos Principais Projetos
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A compreensão das fronteiras que insistem em permanecer na área do ensino e pesquisa - entre historiadores, educadores, antropólogos e sociólogos no tempo presente – sugere pensar um tanto do que foi feito num tempo passado. Neste aspecto, cabe um intenso diálogo com esse passado para que possamos dar lume a pensamentos, ações e instituições de ensino e pesquisa que sofreram um apagamento ou silenciamento tanto por parte do golpe civil-militar de 1964 que as considerou subversivas - face à nova ordem que desejavam estabelecer - quanto por parte de alguns escritos educacionais do início dos anos 1980 que classificaram estas instituições e os seus quadros dirigentes como liberais. Desta forma, o período em análise significou um tempo de efervescência político-institucional de uma sociedade em deslocamento. Uma sociedade que propiciou a criação e a reestruturação de diversas instituições inextricavelmente ligadas à formação docente numa perspectiva relacional com o campo da pesquisa, a saber: a Campanha de Aperfeiçoamento de Pessoal de nível Superior (CAPES-1951), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP – criado em 1937 e reestruturado em 1952 na gestão do intelectual Anísio Teixeira e seus colaboradores) e o Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais (CBPE, 1955). Assim, a Pesquisa apresenta os seguintes objetivos: examinar as contribuições da CAPES, do INEP e do CBPE no que concerne às ações e a projetos articulados entre ensino e pesquisa; entender as relações multidisciplinares entre pesquisa e docência; compreender os pressupostos teóricos de sustentação dos estudos culturais e pesquisas de caráter educacional, histórico, sociológico e antropológico; analisar as publicações oficiais das três instituições no tocante aos projetos e às pesquisas realizados e aos seus resultados divulgados pelas publicações das instituições e estudar, especialmente no que concerne ao CBPE, as causas que originaram a tentativa de um apagamento de sua história institucional.
Curriculum Lattes: | E-mail: jsantos@ufrrj.br
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Relações Raciais nas Escolas e Formação de ProfessoresUm dos grandes problemas das relações raciais no Brasil é o esforço que a sociedade fez/faz para negar, não ver ou dissimular o racismo que é estrutural. Um processo que combina a naturalização do lugar subalternizado do negro na sociedade com a caridosa afirmação cristã/humanista de que somos todos iguais, que somos uma democracia racial. Porém, nós negros, somos os que ganhamos os menores salários, os que temos as piores condições de vida, a menor escolaridade. Mesmo diante de todas as constatações do racismo a partir das desigualdades materializadas na existência dos negros (constatações feitas por estudiosos da diferentes campos, governo, agências e organismos nacionais e internacionais), nos perguntamos, então: por que a educação – mais especificamente a educação formal - tem tantas dificuldades para assumir e lidar com as relações étnico-raciais? E essas dificuldades chegam a tal ponto que foi necessário a criação de instrumentos legais (a lei 10.639/2003, por exemplo) para intervir na educação na tentativa de reverter a produção de desigualdades contra os negros. Esse projeto tem como proposta investigar as dificuldades da consideração das relações étnico-raciais nas escolas, desde a formação dos professores. Pretendemos, para tanto, estudar – nas narrativas de alunos do curso de Pedagogia - os processos de escolarização no Brasil a partir da massificação da entrada de negros e pobres (e outros que não se encaixam no padrão, na normalidade de um sujeito possível) nos sistemas de ensino. Considerando que negros e pobres são vistos como diferentes e desiguais, em relação aos sujeitos esperados pela escolarização, somos desafiados, ainda, a enfrentar as seguintes questões e as suas repercussões: como fizeram/fazem para entrar e como dão continuidade? como persistem ou sucumbem aí? O que aconteceu/acontece com tais diferenças e tais desigualdades nos cotidianos das escolas? Como elas – as diferenças e as desigualdades – foram/são acolhidas, rechaçadas e/ou escamoteadas/desconsideradas, subsumidas? Do ponto de vista das políticas educacionais, que alterações foram feitas para o acolhimento, para uma hospitalidade dos que entraram/entram massivamente e, supostamente, alteraram/alteram o ambiente escolar, as disposições e as disponibilidades? Como foram/são as reverberações, as materializações das políticas públicas pensadas a partir dessa massificação do ensino, e do re-conhecimento das situações de preconceito, discriminação e racismo como geradores de desigualdade, nas estruturas burocráticas, nos currículos e nas práticas pedagógicas, principalmente na formação de professores? A pesquisa de campo acontecerá prioritariamente com alunos(as) do curso de Pedagogia do Instituto Multidisciplinar/UFRRJ. As narrativas recolhidas aí serão também consideradas como material de estudo na disciplina sociologia da educação II do referido curso. Esperamos que elas, as narrativas (que é como colocamos em palavras o que nos aconteceu), possam funcionar como textos geradores dos estudos das relações entre escola e sociedade, e de como as histórias singulares se conectam (ou não) com as grandes narrativas, com os diferentes e complexos desafios que temos que enfrentar em educação. Ou seja, pretendemos que os(as) estudantes desnaturalizem acontecimentos de suas próprias histórias e que possam aprender com suas experiências. Que possam levar para as suas práticas pedagógicas a consideração das relações na diferença e, mais especificamente, as relações étnico-raciais, e as complexas implicações para negros e não-negros. Uma pesquisa-formação de caráter circular. Ou seja, a pesquisa será incluída no programa da disciplina e os acontecimentos da disciplina – as narrativas dos(as) estudantes, os textos a serem estudados, as discussões das questões implicadas, as produções, etc - serão acolhidos como materiais a serem trabalhados para chegarmos à elaboração de outras narrativas possíveis na/para formação de professores que considerem as relações étnico-raciais.
Curriculum Lattes: | E-mail: vlpcramos@terra.com.br
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Curriculum Lattes: | E-mail: axeluiz@gmail.com
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A pesquisa trata da análise e reflexão sobre a implementação da Lei 10.639/03, que estabelece a obrigatoriedade do ensino da História da África e dos Africanos, da Luta dos Negros no Brasil e da Cultura Negra Brasileira no Ensino Básico. Parte-se da afirmação de que esta lei abre uma nova demanda no campo educacional brasileiro. Mais do que defender um reconhecimento da História da África, uma releitura da História do Brasil, das relações raciais e do seu ensino, a Lei 10.639/03 parece mobilizar uma dimensão conflitante e delicada, ou seja, o reconhecimento da diferença afrodescendente com certa intencionalidade de reinterpretar e ressignificar a História e as relações étnico-raciais no Brasil pela via dos currículos da educação básica, e trazendo consequências políticas, epistemológicas e identitárias para a prática docente. Neste sentido, o problema de pesquisa se constitui em:
Como os professores da área de ciências humanas, que já tem conhecimento da Lei 10.639/03 e já participaram de cursos de formação continuada, estão tentando pedagogizar os novos conteúdos propostos pela mesma?
A partir desta problemática, a pesquisa tem como objetivos principais: Analisar as estratégias docentes para tradução didática das perspectivas teóricas presentes na legislação que estão sendo apresentadas aos professores; Identificar e analisar as conexões entre as práticas docentes e o contexto das ações do Estado brasileiro e do movimento negro nos processos de formulação e implementação da legislação; Analisar como os professores do ensino básico se situam em relação ao reconhecimento da questão racial e da História da África nos currículos das áreas humanas para identificar a existência ou não de tensões teórico-práticas entre esse reconhecimento e suas trajetórias na prática profissional; Compreender a maneira como esses profissionais enfrentam essas possíveis tensões nas suas práticas pedagógicas a partir da sua formação e; Levantar algumas possibilidades de reflexão didática e pedagógica para contribuir numa perspectiva de implementação das novas diretrizes curriculares sobre a questão racial e educação.
Curriculum Lattes: | E-mail: mbairral@ufrrj.br
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Curriculum Lattes: | E-mail: marcia_pletsch@yahoo.com.br
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Observatório de políticas públicas e práticas curriculares em Educação Especial e inclusão escolar: estudo sobre as políticas públicas e práticas curriculares em Educação Especial e inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais nos municípios da Baixada Fluminense
No Brasil, influenciado e apoiado por diretrizes internacionais (UNESCO, 1994), vem crescendo nos últimos anos o discurso em prol da inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais — em decorrência de alguma deficiência sensorial (auditiva e visual), deficiência mental, transtornos globais do desenvolvimento (autismo, psicoses, entre outros), deficiências múltiplas, altas habilidades e deficiências físicas — no ensino comum da rede regular, com base na consigna “Educação Para Todos”. Nesse contexto, a Educação Especial — que historicamente teve a responsabilidade da educação de pessoas com necessidades educacionais especiais — vem ganhando maior visibilidade nos debates político-educacionais e também como área de produção do conhecimento. Para apreender de que forma vem se implementando a referida política nas redes de ensino da Baixada Fluminense e quais repercussões vêm produzindo nas práticas educativas nessas redes, o objeto de análise desta pesquisa centra-se nas mudanças ocorridas nas práticas curriculares e nas políticas educacionais ocorridas nessas redes no âmbito da reforma educacional brasileira a partir da década de noventa. O objetivo principal da pesquisa é analisar como as Secretarias Municipais de Educação da Baixada Fluminense vêm operacionalizando e (re)organizando sua estrutura educacional para atender as diretrizes políticas federais de “inclusão”, no ensino comum da rede regular, de alunos com necessidades educacionais especiais, desde a década de noventa e, sobretudo, a partir de 2003, com o início do programa federal Educação Inclusiva: direito à diversidade. Ênfase especial será dada a análise da implementação da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (BRASIL, 2008) e das Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial (BRASIL, 2009), em cinco aspectos centrais: a) matrículas de alunos com necessidades educacionais especiais em classe comum; b) financiamento; c) formação de professores; d) oferecimento de serviços especializados; e) mudanças ocorridas nas propostas curriculares nesses municípios. O projeto pretende investigar também o papel assumido pela Educação Especial nesse contexto, uma vez que diferentes estudos sinalizam a necessidade de mudanças nessa área de atuação e conhecimento.
Observatório da Educação - A escolarização de alunos com deficiência intelectual: políticas públicas, processos cognitivos e avaliação daaprendizagem
Em face das políticas educacionais implantadas a partir de década de 2000, as quais, em sua essência buscam a garantia do acesso, permanência e sucesso de todos os alunos na escola, notadamente na Educação Básica, busca-se no presente projeto direcionar o olhar investigativo para o processo de escolarização de alunos com deficiência intelectual neste nível de ensino. Dados do Ministério da Educação (BRASIL, 2008) indicam que dos 700.824 alunos matriculados em modalidades de Educação Especial 330.794 (aproximadamente 47%) apresentam deficiência intelectual. Esta população apesar de ter garantido o acesso ao ensino regular sofre ainda restrições em relação aos seus processos de escolarização, restrições estas fundamentadas, na maioria das vezes, em uma crença na sua incapacidade de pensamento abstrato e no desconhecimento de suas características de aprendizagem. Em face dessa problemática o presente projeto tem como objetivo analisar as dimensões que envolvem a escolarização de alunos com deficiência intelectual, notadamente as que se referem ao ensino e aprendizagem destes nas classes regulares (educação infantil e ensino fundamental), no atendimento educacional especializado e ao seu consequente desempenho nas avaliações nacionais de rendimento escolar. Trata-se de pesquisa a ser desenvolvida em rede, abrangendo pesquisadores de diversos Programas de Pós-Graduação em Educação. Busca-se não somente investigar processos de ensino e aprendizagem desses sujeitos nas redes municipais de ensino (dos Estados do Rio de Janeiro e de Santa Catarina), como também utilizar as bases de dados disponíveis no INEP, as quais possibilitem analisar a participação e o aproveitamento dos alunos com deficiência intelectual matriculados na rede comum de ensino nas avaliações do SAEB e Prova Brasil. O projeto é financiado pela CAPES e pela FAPERJ.
Curriculum Lattes: | E-mail: guimamauro@hotmail.com
Descrições dos Principais Projetos
Curriculum Lattes: | E-mail: sandrareginasales@gmail.com
Descrições dos Principais Projetos
Esta pesquisa investiga os discursos sobre a diversidade racial, étnica, etária, de gênero, de necessidades educacionais e religiosa dos sujeitos, dos atores e das políticas no campo da EJA nas três revistas de notícias semanais brasileiras de maior circulação -- Veja, Isto É e Época-- durante o período 1995-2010. A escolha de estudar as relações entre a modalidade de ensino da EJA e a mídia se justifica mediante duas razões fundamentais.
Primeiro, no Brasil é indubitável a importância política e pedagógica dos meios de comunicação. Embora a influência da mídia seja cada vez mais relevante, a pesquisa em EJA tem apresentado a tendência de analisá-la de maneira esquizofrênica: ora como um ator muito influente e antagônico aos objetivos dos educadores da EJA, devendo, portanto, ser combatido; ora completamente irrelevante para os processos de ensino-aprendizagem dos sujeitos da EJA e, portanto, ignorado.
Segundo, por muito tempo a pesquisa sobre a EJA ignorou suas múltiplas diversidades, em particular a diversidade dos sujeitos como agentes que têm raça, gênero, etnia, religiosidade, entre outras. Esse posicionamento teve duas sérias consequências. Por um lado, dificultou a elaboração de propostas mais efetivas para resolver os grandes problemas do campo e, por outro, impulsionou um olhar muito simplista sobre a elaboração de novos conhecimentos sobre os sujeitos da EJA.
Para atender essas razões a pesquisa utiliza metodologias que atendem a complexidade do objeto de estudo. Tem um olhar de longo prazo (1995-2010); contextualiza as relações entre EJA e mídia desde um marco conceitual que reconhece a diversidade e a multiplicidade de posicionamentos ideológicos e pedagógicos; utiliza tanto estatísticas básicas de tipo descritivo, como abordagens qualitativas, especialmente de análise crítica do discurso, tanto dos textos como das imagens. Finalmente, esta pesquisa é desenvolvida em parceria com um projeto desenvolvido no Pós-graduação da Arizona State University dos EUA.
Docentes Coloboradores
Curriculum Lattes: | E-mail: allan_damasceno@hotmail.com
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Os movimentos sociais em prol da inclusão social, articulados com as Políticas públicas de educação que pressupõem e afirmam a educação como direito humano e social para os indivíduos, com ou sem necessidades especiais, contribuem para a organização de escolas democráticas e para a sociedade se tornar justa e humana. Para tal, urge o desenvolvimento de projetos educacionais que contemplem a organização de escolas inclusivas para alunos e professores. Por outro lado, tais projetos demandam a formação de professores para o atendimento das necessidades educacionais dos estudantes, considerando seus ritmos de aprendizagem e diferenças cognitivas, físicas e sensoriais (COSTA, 2009, 2010, 2011). Partindo-se desses pressupostos políticos, os projetos pedagógicos das escolas públicas devem contemplar o reconhecimento, a identificação, o atendimento à diversidade dos alunos e a superação das barreiras arquitetônicas, atitudinais e pedagógicas, presentes no cotidiano escolar (DAMASCENO, 2009, 2010, 2011). Nesse sentido, esta pesquisa tem por objetivo avaliar os programas/processos de inclusão escolar de estudantes com deficiências nas redes municipais de ensino implementados pelas Coordenações de Educação Especial das Secretarias Municipais de Educação dos municípios pertencentes a Baixada Fluminense e Costa Verde/RJ. O objetivo central deste projeto se desdobra em: Caracterizar as atitudes dos professores e suas experiências pedagógicas em relação à inclusão de estudantes com deficiências em suas salas de aula; Caracterizar a organização do trabalho pedagógico e educacional desenvolvidos pelas equipes gestoras das escolas participantes do estudo em relação à inclusão de estudantes com deficiências; Caracterizar a acessibilidade física, pedagógica e curricular das escolas participantes do estudo para a inclusão de estudantes com deficiências; Avaliar a implementação das salas de recursos multifuncionais destinadas à realização do Atendimento Educacional Especializado (AEE) para os estudantes com deficiências e Avaliar as concepções e implementação dos projetos pedagógicos de escolas pertencentes às redes municipais de educação da Baixada Fluminense e Costa Verde, considerando os aspectos de acessibilidade arquitetônica, curricular, didático-pedagógica, entre outros. Esta pesquisa está sendo desenvolvida sob o suporte da Teoria Crítica da sociedade, ao considerar a educação como capaz de combater a violência, a segregação, a discriminação e o preconceito quanto à sua manifestação na escola pública contra os estudantes com deficiências. Como também no que se refere à análise da formação do professor, da educação de estudantes com deficiências, escola e Políticas públicas, como também os documentos oficiais nacionais e internacionais que preconizam a educação especial na perspectiva da inclusão.
Curriculum Lattes: | E-mail: adantas@ufrrj.br
Descrições dos Principais Projetos
Curriculum Lattes: | E-mail: carlosbeto.carvalho@gmail.com
Descrições dos Principais Projetos
O presente projeto busca conhecer e registrar as formas de apropriação e usos das práticas culturais- em especial as práticas artísticas- bem como as relações entre essas práticas e os processos identitários, entendendo os ambientes educativos como espaçostempos de emergência de saberes e memórias. Esperamos assim contribuir para produção de conhecimentos em torno das práticas e processos identitários promovendo encontros entre jovens e crianças com artistas populares e professores(as) afro-brasileiros que residem ou trabalham na Baixada Fluminense. Estes encontros nos ajudarão a compreender como se estabelecem as alianças e os pactos identitários na/da afrodiáspora, a partir de diálogos interculturais em torna a questão artística, educacional e religiosa. Nossa fundamentação teórico-metodológica conta com autores como Paul Gilroy (que contribui para pesquisa com a ideia de uma diáspora negra e da complexidade cultural que a ela corresponde); Boaventura de Souza Santos (na discussão sobre múltiplas racionalidades); Mikhail Bakhtin (cujos estudos da linguagem nos auxiliam para pensar o ambiente a ser estudado com suas múltiplas vozes), Stuart Hall (que nos sugere a discussão das identidades como processos dinâmicos), Homi Bhabha (cujos estudos no leva a pensar nos processos de hibridação cultural e ambivalências das identidades negras), dentre outros.
Curriculum Lattes: | E-mail: flavia_motta@hotmail.com
Descrições dos Principais Projetos
O Projeto transições, continuidades e rupturas na educação das crianças até os dez anos pesquisa a questão das transições e de como ocorrem nos espaços educativos nas práticas pedagógicas voltadas às crianças pequenas em escolas públicas dos municípios do Rio de Janeiro e Nova Iguaçu. Sua motivação nasceu do destaque dado à questão das transições em documentos oficiais como as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica e os Subsídios para Diretrizes Curriculares Nacionais Específicas da Educação Básica. Busca compreender os processos de ingresso das crianças nas instituições, seus percursos dentro delas, a relação entre os currículos para cada fase e mais especificamente sobre a transição entre a Educação Infantil e o Ensino Fundamental.
Docentes Visitantes
Curriculum Lattes: | E-mail: celialinhares@uol.com.br
Descrições dos Principais Projetos
Visando construir uma cartografia da escola pública brasileira e da formação de professores, procuramos num estudo comparativo, entre Brasil, Portugal e Itália , focalizar os movimentos instituintes que caracterizam essas instituições escolares e universitárias e seus docentes em formação, ressaltando convivências e embates entre aquelas forças instituintes e instituídas que impregnam as políticas educacionais, como diretrizes de estado, mas também, como práticas sociais, perpassadas por dinâmicas capilares, que transitam na sociedade com maior ou menor grau de sutileza. Para isso, empreendemos um percurso investigativo em que revisitamos os principais conceitos que serviram de apoio para contextualizarmos historicamente aqueles processos escolares e formadores nos três países. Dialogando sempre com essa base, procedemos aos estudos documentais, revisando a literatura dos três países nas questões abordadas, organizando elaborando entrevistas, intercâmbios sistemáticos em que foram incluídas visitas, participação em eventos e congressos internacionais que se articularam com orientações de dissertações e teses. Alem disso, devemos ressaltar as consultorias prestadas a REMEC / UNESCO, através do que nos aproximamos mais do MEC, INEP, CNE, socializando discussões e resultados em permanente sistematização na pesquisa. Também participamos das atividades da ANPED, ANFOPE e outras organizações educativas.