Disciplinas

Fluxograma do Curso

Linhas:


1 - Estudos Contemporâneos e Práticas Educativas

2 - Desigualdades Sociais e Políticas Educacionais

3 - Educação e Diversidades Étnico-Raciais


Disciplinas Obrigatórias


As disciplinas obrigatórias visam a subsidiar o estudante com instrumental teórico-prático, habilitando-o a identificar questões relativas à pesquisa e à contemporaneidade que tenham relevância na área educacional e a propor formas científicas de abordá-las. As disciplinas de Seminário de Pesquisa (SP) correspondem a 4 créditos cada, integralizando 8 créditos no total. Os SP constituem atividades que culminam em dois momentos: um maior aprofundamento sobre o propósito do Programa e uma reflexão crítica sobre a pesquisa que será desenvolvida pelo Mestrando no mesmo; e um aprofundamento teórico e intercâmbio de experiências na linha de pesquisa à qual pertence o pós-graduando, visando a um aprofundamento teórico-metodológico da problemática e das pesquisas em desenvolvimento na linha. Sendo assim, sua participação torna-se obrigatória para os pesquisadores e mestrandos de cada linha. As disciplinas de Prática e Produção Cientifica (PPC) serão supervisionadas pela Coordenação do Programa e pelo Orientador. As disciplinas SP e PPC terão ementas variáveis.

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1 - Educação Brasileira na Contemporaneidade

Ementa:


Da era dos direitos ao período popular: história e perspectivas. Modernidade e educação brasileira: vínculos e contradições. Modernização e pedagogização da cidade: escolarização e subjetividades. Educação popular, poder e política: lutas e utopias. Educação, cidades e juventudes no capitalismo tardio. Educação pública e culturas: desafios contemporâneos da educação brasileira.

Bibliografia


ARROYO, Miguel G. Imagens quebradas: trajetórias e tempos de alunos e mestres. 4a. ed. Petrópolis: Vozes, 2007.


Ofício de mestre: imagens a auto-imagens: 9a. ed. Petrópolis: Vozes, 2007.


BOBBIO, Norberto. A era dos direitos. In: A era dos direitos. Nova edição. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004. p. 66 à 81.


COSTA, Marisa Vorraber (org.). A escola tem futuro? Rio de Janeiro: DP & A, 2003.


FLEURI, Reinaldo Matias; SOUZA, Maria Izabel Porto de. Entre limites e limiares de culturas: educação na perspectiva intercultural. In: FLEURI, Reinaldo Matias (Org.). Educação intercultural: Mediações necessárias. Rio de Janeiro: DP&A, 2003. p. 53 à 84.


FREIRE, Paulo. A educação na cidade. 4ª ed. São Paulo: Cortez, 2000.


LOURO, Guacira Lopes. Práticas educativas feministas. In: Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. 9ª ed. Petrópolis: Vozes, 2007. p. 110 a 141.


NASCIMENTO, Severina Ilza do. Repensando a educação popular no processo de metamorfose da sociedade global à novas problemáticas. In: COSTA, Marisa Vorraber (org.). Educação popular hoje: variações sobre o tema. São Paulo: Loyola, 1998. p. 235 a 260.


Nunes, Clarice. A escola reinventa a cidade. In: HERSCHMANN, Micael M.; PEREIRA, Carlos Alberto Messeder (orgs.). A invenção do Brasil moderno: medicina, educação e engenharia nos anos 20 a 30. Rio de Janeiro: Rocco, 1994. p. 180 à 201.


______. (Des)encantos da modernidade pedagógica. In: LOPES, Eliane Marta Teixeira; FARIA FILHO, Luciano Mendes; VEIGA, Cynthia Greive (Orgs.). 500 anos de Educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2000. p. 371 à 398.


SANTOS, Milton. A transição em marcha. In: Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. 6ª ed. Rio de Janeiro, Record. 2004. p. 141 à 174.


SAVIANI, Dermeval. As idéias pedagógica no Brasil entre 1969 e 2001: configuração da concepção pedagógica produtivista. In: História das idéias pedagógicas no Brasil. São Paulo: Autores Associados, 2007. p. 347 à 449.


SOUZA, João Francisco de. Educação popular para o terceiro milênio à desafios e perspectivas. In: COSTA, Marisa Vorraber (org.). Educação popular hoje: variações sobre o tema. São Paulo: Loyola, 1998. p. 11 à 36.


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2 - Paradigmas e Pesquisas em Educação

Paradigma, Pesquisa e Educação


Ementa


O debate contemporâneo sobre os Paradigmas. Pesquisa científica. Pressupostos epistemológicos da pesquisa qualitativa. Questões levantadas pela pesquisa qualitativa e suas implicações científicas, sociais e éticas. A resistência à naturalização do mundo social. Pressupostos epistemológicos da pesquisa quantitativa. O Positivismo. A crítica ao método positivista: neutralidade científica e a questão da objetividade. Planejamento de pesquisas.


Bibliografia Básica


ALVES-MAZZOTTI, A.J. & GEWANDSZNAJDER, F. O Método nas Ciências Naturais e Sociais: Pesquisa Quantitativa e Qualitativa. São Paulo: Pioneira, 1998.


André, M. (1995). Etnografia da prática escolar. Campinas: Papirus.


Berg, B. L. (2004). Qualitative research methods for the social sciences (6th ed.). Boston: Pearson.


DEMO, P. Pesquisa: princípio científico e educativo. São Paulo: Cortez, 1996.


LUDKE, M. & ANDRÉ, M. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.


TRIVIÑOS, A.N.S. Introdução à Pesquisa em Ciências Sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1992.


Bibliografia Ampliada


BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70,1995.


_____ , Metodologia Científica em Ciências Sociais. São Paulo: Atlas, 1995.


ECO, U. Como se faz uma tese. São Paulo: Perspectiva, 1994, 11. ed.


KUHN, T. The structure of scientific revolutions. Chicago: University of Chicago Press, 1970.

LAKATOS, I. A lógica do desenvolvimento matemático: Provas e refutações. Rio de Janeiro, ZAHAR, 1978.


MILLES, M.B. & HUMERMAN, M.A. Qualitative data analysis: a source book of new methods. Londres: Sage Publications, 1984.


MINAYO, M.C. de S. O desafio do Conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo-Rio de Janeiro: Hucitec-Abrasco, 1996(4ª ed)


______(Org.), Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 1996, 6. ed.


MOREIRA, M.A. & SILVEIRA, F.L. Instrumento de Pesquisa em Ensino e Aprendizagem. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1993.


PÁDUA, E.M.M. Metodologia da Pesquisa: abordagem teórico-prática. Campinas: Papirus, 1996.


IVANI, F. (Org.) Novos enfoques da pesquisa educacional. São Paulo: Cortez, 1992.


KRIPPENDORFF, K. (1990) Metodologia de análisis de contenido. Teoría y práctica. Barcelona: Paidós.


RIZZINI, I.; CASTRO, M. R. de & SARTOR, C.D. Pesquisando ... Guia de Metodologias de Pesquisa para Programas Sociais. Rio de Janeiro: Ed. Universitária Santa Úrsula, 1999.


SERRANO, G.P. Investigación Cualitativa. Retos e interrogantes. Madrid: La Muralla, 1994.


THIOLLENT, M. Metodologia da Pesquisa-Ação. São Paulo: Cortez, 1998, 8. ed.


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3 - Seminário de Pesquisa I, II


4 - Prática e Produção Científica I, II


Disciplinas Optativas


As disciplinas optativas de cada linha subsidiarão as atividades (planejamento, desenvolvimento e avaliação) dos núcleos de pesquisas em desenvolvimento. Espera-se com as mesmas propiciar ao pós-graduando momentos de reflexão crítica sobre a docência e a pesquisa contemporâneas em sua linha. A disciplina Tópicos Especiais (TE), de 3 créditos, aprofundará elementos conceituais específicos (emergentes ou necessários) da pesquisa, não contemplados nas disciplinas optativas. A disciplina será ministrada por docentes do próprio Programa ou por pesquisadores visitantes. A disciplina TE terá ementa variável.


Linha 1: Estudos Contemporâneos e Práticas Educativas


1 - Análise e Organização de Contextos Educativos ( José Henrique dos Santos )

Análise e Organização de Contextos Educativos

Ementa


Pedagogia: teoria e prática da educação; Escolarização e constituição do sujeito; Eficácia no ensino articulação de habilidades de Organização, Instrução, Gestão da Classe e do conteúdo, acompanhamento dos alunos e identificação da aprendizagem; Organização do ensino e elaborações cognitivas, psicomotoras e afetivas; Socialização na sala de aula; Ensino ativo à Aprendizagem ativa; Escola, Ensino diferenciado e diversidade cultural; Paradigmas de análise do ensino.


Bibliografia:


ALTET, M. Análise das Práticas dos Professores e das Situações Pedagógicas. Porto: Porto Editora 2000


ARENDS, R. I. Aprender a Ensinar. Lisboa: McGraw-Hill, 1995


BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação. Portugal: Porto, 1994.


CUNHA, M. I. O bom professor e sua prática. 12.ed.Campinas, SP: Papirus, 1989.


GAUTHIER, C.; MARTINEAU, S.; DESBIENS, J.F.; SIMARD, D. Por uma Teoria da Pedagogia: Pesquisas Contemporâneas sobre o Saber Docente. Ijuí: Unijuí, 1998


JANUÁRIO, C. Do pensamento do professor à sala de aula. Coimbra: Almedina, 1996


LIBÂNEO, J.C. Pedagogia e pedagogos, para quê? 8.ed. São Paulo: Cortez, 2005.


MARCHESI, A.; MARTÍN, E. Qualidade de Ensino em Tempos de Mudança, Artmed, Porto Alegre: 2003.


POSTIC, M; Ketele, J.-M. D. Observar las situaciones educativas. Madrid : Narcea, 2000.


SCHÖN, D. Educando o profissional reflexivo. Um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.


TOMLINSON, C. A. How to Differentiate Instruction in Mixed-Ability Classrooms (2nd ed.). Alexandria, VA: ASCD, (2001).


WITTROCK, M. C. (Ed.). Handbook of research on teaching (Third ed.). New York: MacMillan Publishing Company 1986


ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.


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2 - Educação e Juventudes na Contemporaneidade ( Aristóteles de Paula Berino )

Educação e Juventudes na Contemporaneidade


Ementa


Os jovens na época contemporânea. Cidade & Escola & Jovens: as invenções do cotidiano. Socialização e juventudes: desafios contemporâneos na relação dos jovens com a escola. Juventudes e vida líquida: escola, trabalho e incertezas. Juventudes e culturas extremas: princípios para uma educação pós-moderna ou pós-humana?


Bibliografia:


ABREU, Rosane de Albuquerque dos S. "Cabeças digitais" um motivo para revisões na prática docente. In: NICOLI-DA-COSTA, Ana Maria (org.). Cabeças digitais: o cotidiano na era da informação. Rio de Janeiro: PUC-Rio; São Paulo: Loyola, 2006. p. 163 à 180.


ARROYO, Miguel G. Quando a violência infanto-juvenil indaga a pedagogia. Educ. Soc., Campinas, vol. 28, n. 100 Especial, p. 787 à 807, out. 2007.


CARRANO, Paulo César Rodrigues. Juventudes e cidades educadoras. Petrópolis: Vozes, 2003.


COIMBRA, Cecília M. B.; NASCIMENTO, Maria Lívia do. Jovens pobres: o mito da periculosidade. In: FRAGA, Paulo César Pontes; IULIANELLI, Jorge Atílio (orgs.). Jovens em tempo real. Rio de Janeiro: DP & A: 2003. p. 19 à 37.


DAYRELL, Juarez (org.). A escola como espaço sócio-cultural. In: DAYRELL, Juarez (org.). Múltiplos olhares sobre educação e cultura. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2001. p. 136 à 161.


______. A escola faz as juventudes? Reflexões em torno da socialização juvenil.


Educ. Soc., Campinas, vol. 28, n. 100 à Especial, p. 1105 - 1128, out. 2007.


GENTILI, Pablo. A exclusão e a escola: o aparthaid educacional como política e ocultação. In: GENTILI, Pablo; ALENCAR, Chico (orgs.). Vozes: Petrópolis, 2001. p. 25 à 43.


PAIS, José Machado. Busca de si: expressividades e identidades juvenis. In: Culturas jovens: novos mapas do afeto. ALAMEIDA, Maria Isabel Mendes de; EUGENIO, Fernanda (orgs.). Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006. p. 7 à 21.


PAIXÃO, Marcelo. O meu guri: desigualdades raciais na inserção infanto-juvenil no mercado de trabalho e avaliações de risco social. In: FRAGA, Paulo César Pontes; IULIANELLI, Jorge Atílio (orgs.). Jovens em tempo real. Rio de Janeiro: DP & A: 2003. p. 76 à 114.


PEREGRINO, Mônica. E o bonde abalou! Contenção, juventude e embate nas escolas do Rio. In: FRAGA, Paulo César Pontes; IULIANELLI, Jorge Atílio (orgs.). Jovens em tempo real. Rio de Janeiro: DP & A: 2003. p. 221 à 235.


RAMOS, Silvia. Jovens de favelas na produção cultural brasileira dos anos 90. In: ALMEIDA, Maria Isabel Mendes de; NAVES, Santuza Cambraia (orgs.). "Por que não?": rupturas e continuidades da contracultura. Rio de Janeiro: 7Letras, 2007. p. 239 à 256.


SPOSITO, Marilia Pontes. Juventude: crise, identidade e escola. In: DAYRELL, Juarez (org.). Múltiplos olhares sobre educação e cultura. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2001. p. 96 à 104.


VELHO, Gilberto. Juventudes, projetos e trajetórias. In: ALAMEIDA, Maria Isabel Mendes de; EUGENIO, Fernanda (orgs.). Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006. p.192 à 200.


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3 - Educação, Ambiente e Sociedade ( Ana Maria Dantas Soares/ Mauro Guimarães )

Educação e Ambiente: Múltiplos Olhares, Saberes, Perspectivas e Processos Formativos


Ementa


Visão sócio-histórica da educação ambiental; Pressupostos políticos e epistemológicos da educação ambiental; Modernidade e mudanças de Paradigmas - das visões tecnocêntrica e antropocêntrica para a visão ecocêntrica; Complexidade e saber ambiental; Ética e filosofia para uma sociedade sustentável; Pluralidade cultural, biodiversidade e o desenvolvimento social.


Bibliografia:


BECKER, D. F. Desenvolvimento sustentável: necessidade e/ou possibilidade. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2002.


BOSI, A. DialÉtica da colonização. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.


CASTRO R. S. (org). Educação Ambiental: repensando o espaço da cidadania. São Paulo: Cortez, 2002.


CAVALCANTI, C. (org) Desenvolvimento e Natureza: estudos para uma sociedade sustentável. São Paulo: Cortez; Recife: Fundação Joaquim Nabuco, 2003.


ELIAS, N. O processo civilizador: uma história de costumes. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, 1990.


GRUN, M. Ética e Educação Ambiental à uma conexão necessária. 3ª Ed. Campinas, Papirus, 2000.


LEFF, H. (Coord.). A complexidade ambiental. São Paulo: Cortez, 2003.


ELIAS, N. A sociedade dos indivíduos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, 1994.


GONÇALVES, C. W. P. Os descaminhos do meio ambiente. São Paulo: Contexto, 2000.


GUIMARÃES, M. (org.) Os Caminhos da Educação Ambiental: da forma a ação. Campinas, SP: Papirus, 2006.


GUIMARÃES, M. Educação Ambiental: no consenso um embate?. Campinas, SP: Papirus, 2000.


LOUREIRO, C. F. B. LAYRARGUES, P.P. & CASTRO, R.S. de.(org) Pensamento Complexo, Dialética e Educação Ambiental. São Paulo, Cortez, 2006.


.LOUREIRO, C. F. B. LAYRARGUES, P.P. & CASTRO, R.S. de.(org) Educação Ambiental: repensando o espaço da cidadania. São Paulo, Cortez, 2002.


LOUREIRO, C. F. B. LAYRARGUES, P.P. & CASTRO, R.S. de.(org) Sociedade e meio ambiente: a educação Ambiental em debate. São Paulo, Cortez, 2000.


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4 - Tecnologia e Inclusão Social ( Marcelo Almeida Bairral )

Tecnologia e Inclusão Social


Ementa:


Sociedade da informaçã e do conhecimento. Tecnologia informática e inclusão social. Tecnologias da informação e comunicação (TIC): caracterização e utilização em Educação. Utilização das TIC, produção do conhecimento e práticas educativas inclusivas. Ambiente virtual de aprendizagem: conceituação. Discurso, interação, motivação e aprendizagem em ambientes virtuais a distância


Bibliografia Básica


Bairral, M. A. (2007). Discurso, interação e aprendizagem matemática em ambientes virtuais a distância. Seropédica, RJ: EDUR/FAPERJ.


Kenski, V. (2007). Educação e tecnologias: O novo ritmo da informação. Campinas: Papirus.


Lévy, P. (1993). As tecnologias da inteligência. Rio de Janeiro: Editora 34.


Pellanda, N. M. C., Schlunzen, E. T. M., & Junior, K. S. (2005). Inclusão digital: Tecendo redes afetivas/cognitivas. Rio de Janeiro: DP&A.


Ramal, A. C. (2002). Educação na cibercultura: hipertextualidade, leitura, escrita e aprendizagem. Porto Alegre: ARTMED.


Valente, J. A. (2003). Formação de educadores para o uso da informática na escola. Campinas, SP: Unicamp/Nied.


Warschauer, M. (2006). Tecnologia e inclusão social - A exclusão digital em debate. São Paulo: Editora SENAC São Paulo.


Bibliografia ampliada


Barreto, R. G., Guimarães, G. C., Magalhães, L. K. C. d., & Leher, E. M. T. (2006). As tecnologias da informação e da comunicação na formação de professores. Revista Brasileira de Educação, 11(31), 31-42.


Borba, M., & Villarreal, M. E. (2005). Humans-with-Media and Reorganization of Mathematical Thinking: Information and Communication Technologies, Modeling, Experimentation and Visualization. New York: Springer.


Coscarelli, C. V., & Ribeiro, A. E. (2005). Letramento Digital: Aspectos sociais e possibilidades pedagógicas. Belo Horizonte: Ceale / Autêntica.


Costa, S. R. (2005). Oralidade, escrita e novos gêneros (hiper) textuais na Internet. In M. T. d. A. Freitas & S. R. Costa (Eds.), Leitura e escrita de adolescentes na internet e na escola (pp. 19-28). Belo Horizonte: Autêntica.


Kenski, V. M. (2004). Tecnologias e ensino presencial e a distância. Campinas, SP: Papirus.


Lévy, P. (1999). A inteligência coletiva: por uma antropologia do espaço. São Paulo: Edições Loyola.


Lévy, P. (1998). A máquina universo: criação, cognição e cultura informática. Porto Alegre: ArtMed.


Lévy, P. (1996). O que é virtual? . Rio de Janeiro: Editora 34.


Marcuschi, L. A., & Xavier, A. C. (2005). Hipertexto e Gêneros Digitais. Rio de Janeiro: Lucerna.


Negroponte, N. (1995). A vida digital. São Paula: Companhia das Letras.


Papert, S. (2008). A máquina das crianças. Porto Alegre: ArtMed. Edição revisada.


Papert, S. (1993). Children's Machine: Rethinking School in the Age of the Computer: Basic Books.


Silva, M. (2000). Sala de aula interativa. Rio de Janeiro: Quartet.


Stahl, G. (2006). Group cognition: Computer support for building collaborative knowledge. Cambridge, MA: MIT Press.


Warschauer, M. (2003). Technology and social inclusion: Rethinking the digital divide. Cambridge, MA: MIT Press.


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5 - Tópicos Especiais


Linha 2: Desigualdades Sociais e Políticas Educacionais


1 - Desigualdades Sociais e Educação Superior Brasileira ( Ahyas Siss )

Desigualdades Sociais e Educação Superior Brasileira


Ementa


Estratificação Social e Educação no Brasil. Estado e Educação Superior Brasileira. O Plano Nacional de Educação. Movimentos Sociais, Sujeitos Coletivos e as Demandas em Educação Superior. Universidade Brasileira e Formação de Professores.


Bibliografia Básica


CARVALHO, J. J. de Inclusão Étnica e Racial no Brasil, a questão das cotas no ensino superior. São Paulo, ATTAR Editorial, 2006.


FREITAS, C.L.H. (2002) "Formação de professores no Brasil: 10 anos de embate entre projetos de formação". In: Políticas Públicas e Educação. Campinas, Cadernos CEDES, 1a reinpressão.


Gohnn. M. da G. (1996) Movimentos Sociais e Educação. Campinas, Papirus


HASENBALG, C. A. Discriminação e Desigualdades Sociais no Brasil. Rio de Janeiro, Graal, 1979.


------------------- & SILVA, Nelson do Valle. Estrutura Social, Mobilidade e Raça. São Paulo, Vértice/IUPERJ, 1988.


SAVIANI D. A Nova Lei da Educação: trajetórias limites e perspectivas. Campinas: Autores Associados, 1997


SISS, Ahyas. Afro-brasileiros, Cotas e Ação Afirmativa: Razões Históricas. Editora Quartet, Rio de Janeiro, 2003


Bibliografia Complementar


BHABHA, H. O Local da Cultura. Editora da UFMG, Belo Horizonte, 1998


BANKS, J. A. Multicultural Education: Historical Development, Dimensions and Pratice. In: Banks, J. & Banks, C. A. McGee (org). Handboock of Research on Multicultural Education. MacMilian, New York, 1995.


BENEVIDES, Maria Victoria de M. A Cidadania Ativa. Ática, São Paulo, 1991.


---------------------------Cidadania e Democracia. In: LUA NOVA. Revista de Cultura e Política. Cedex, São Paulo, 1994, no 33, pp. 05-16.


CARVALHO, José Murilo de. Desenvolvimiento de La Ciudadanía en Brasil. Ed. Fondo de Cultura Económica. México, 1995.


--------------------------- OS BESTIALIZADOS. O Rio de Janeiro e a República Que Não Foi. Companhia Brasileira das Letras. São Paulo, 1991, 2ª ed.


CONTINS, Márcia; SANTAANA, Luiz Carlos. "O Movimento Negro e a Questão da Ação Afirmativa". In: Estudos Feministas. IFCS/UFRJ PPCIS/UERJ, 1996, vol 4, n° 1


CUNHA, Perses M. C. da. "Da Senzala à Sala de Aula: Como o negro Chegou à Escola". IN: Cadernos PENESB. Relações Raciais e Educação: alguns determinantes N° 1. Pp. 69-96. Intertexto, Niterói, 1999


CURY, C. Roberto Jamil. A Educação e a Primeira Constituinte Republicana In: A Educação Nas Constituintes Brasileiras. 1823-1988. Osmar Fävero (org). Editora Autores Associados, Campinas, 1996.


dADESKY Jacques. Pluralismo Étnico e Multiculturalismo, Racismos e Anti-Racismos No Brasil. Tese de Doutorado apresentada à Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, da Universidade de São Paulo. 1998. mimeo


DAMATTA, Roberto. Relativizando; uma introdução à Antropologia Social. Ed. Rocco, Rio de Janeiro, 2ª edição, 1990.


Da SILVA, TOMAZ Tadeu. "Os Novos mapas Culturais e o Lugar do Currículo Numa Paisagem Pós-Moderna". In: O Currículo E Os Novos Mapas Políticos E Culturais. Tomaz Tadeu da Silva & Antonio Flávio Moreira (orgs). Vozes, Petrópolis, 1995.


DIAS, Rosana Queiroz. "Políticas e programas de promoção de igualdade". In: Anais do Seminário RelaçÕes Raciais e Mercado de Trabalho. Belo Horizonte: Instituto de Relações Internacionais e Lumen - Instituto de Pesquisa da Pontifícia Universidade Católica, dezembro, 1997, p. 29-38.


DRAIBE, S. Mirian. As Políticas Sociais Brasileiras: Diagnósticos e Perspectivas. In: Para a Década de 90 Prioridades e Perspectivas de Políticas Públicas IPLAN/IPEA. Brasília, Vol. IV, pp. 01-63, 1990


DURHAN, Eunice R. "MOVIMENTOS SOCIAIS: A Construção da Cidadania." In: Novos Estudos - CEBRAP - São Paulo, no 10, pp 24-30. 1984.


DURKHEIM, Émile. Educação e Sociedade. Ed. Melhoramentos, Rio de Janeiro, 1978, 13a edição.


ESSED, Philomena. "Por trás da fachada holandesa: multiculturalismo e negação do racismo nos Países Baixos", In: Estudos AFRO-ASIÁTICOS, CEAA, Rio de Janeiro, n. 28, 1995, pp. 171-185.


FÁVERO, Osmar. A Educação Nas Constituintes Brasileiras 1823-1988 Ed. Autores Associados. Campinas, 1996.


FERES Jr, J. e ZONINSEIN, J. AÇÃO AFIRMATIVA E UNIVERSIDADE. Brasília, Ed. UNB, 2006.


FERNANDES, Florestan. O Negro no Mundo dos Brancos., Difusão Européia do Livro, São Paulo, 1972


--------------------------- A Integração do Negro na Sociedade de Classes. Dominus Editora. São Paulo, 1965.


-------------------------- Circuito Fechado. Quatro ensaios sobre o poder institucional: 25 anos depois: o negro na era atual. São Paulo, Hucitec, Pp. 64-93, 1976.


FRAZIER, E. F. The Negro Family in Chicago. University of Chicago Press, Chicago, 1932.


FREYRE, Gilberto. Casa Grande e Senzala. Rio de Janeiro, José Olímpio editora, 1987, 16ª Edição Brasileira.


GENTILI, Pablo A. A. "O discurso da "qualidade" como nova retórica conservadora no campo educacional". In: Neoliberalismo, Qualidade Total e Educa ção. Gentili & Silva (orgs). Vozes, Petrópolis, 1994.


GHIRALDELLI, P. Jr. Introdução Às Idéias Pedagógicas no Brasil In: Tecnologia Educacional. ABT, Rio Grande do Sul, 1987, nº 74


GILLIAM, Angela. "O ataque contra a ação afirmativa nos Estados Unidos: Um Ensaio Para o Brasil." In: Multiculturalismo E Racismo: Uma Comparação Brasil à Estados Unidos. Jessé Souza (org), Paralelo 15 editores, Brasília, 1997


GOLLNICK, D. M. National and State Iniciatives for Multicultural Education In: Banks, J. & Banks, C. A. McGee (org). Handboock of Research on Multicultural Education. MacMilian, New York, 1995.


GONÇALVES, Luiz Alberto Oliveira. Discriminação Étnica e Multiculturalismo. In: Formação do Educador: Dever do Estado, Tarefa da Universidade. Maria A. V. Bicudo & Celestino Alves da S. Junior (orgs). UNESP, São Paulo, 1996.


------------------------ Diversidade e Multiculturalismo. Palestra. UFF/1997. mimeo


GONÇALVES, Luiz Alberto O. & SILVA, Petronilha P. B. G. O JOGO DAS DIFERENÇAS: Multiculturalismo e Seus Contextos. Ed. Autêntica, Belo Horizonte, 1998.


GONZALES, Lélia & HASENBALG, Carlos A. Lugar de Negro. Rio de Janeiro, Ed. Marco Zero, 1982.


GRAHAM, Richard. Slaves Families on a Rural State in Colonial Brazil. Journal of Social History, 1976, nº 9, pp. 382-402


GRANT, C. A. & TATE, W. F. Multicultural Education Through The Lens of the Multicultural Education Reserarch and Schools. In: Banks, J. & Banks, C. A. McGee (org). Handboock of Research on Multicultural Education. MacMilian, New York, 1995.


HARRIS, M. D. Afrocentrism and Curriculum: Concepts, Issues and Prospects. The Journal of Negro Education. Washington, Howard University. 1992


Hasenbalg, A. C. & ILVA, Nelson do Valle. RelaÇões Raciais NO BRASIL Contemporâneo-. Rio de Janeiro, RIO FUNDO EDITORA, 1992.


HöFLING E. de M. (2002). "Estado e políticas (públicas) sociais". In: Políticas Públicas e Educação. Campinas, Cadernos CEDES. 1a reimpressão.


MARX, A. Making race and nation: a comparison of South Africa, The United States and Brasil. Cambridge: Cambridge University Press, 1998.


MUNANGA, K. ",O Racismo no Mundo Contemporâeneo". In: Relaçõces Raciais: Discussões Contemporâneas. Oliveira, Iolanda. (org). Niterói, Ed. Intertexto, 2000.


SILVA, P. B. G. M Movimento Negro, Educação e Produção do Conhecimento de Interesse dos Afro-Brasileiros. Comunicação Apresentada à ANPEd. Caxambu, 1995. mimeo


-------------- "Dimensões e Concepções do Multiculturalismo: considerações iniciais". In: Relações Raciais: discussões contemporâneas. Iolanda Oliveira (org). Niterói, Editora Intertexto, 2002


--------------- "A Educação e os Afro-brasileiros: algumas considerações". In: Educação e Cultura: pensando em cidadania. Rio de Janeiro, Editora Quartet, 1999.


SOUZA, M. E. V. Ideologia Racial, Movimento Negro no Rio de Janeiro e Educação Escolar. Dissertação de mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 1996. mimeo.


THOMAS W. The Unadjusted Giril: Cases and Standpoint for Behavior Analysis. Boston, Little, Brown and co. 1923


& e ZANANIECKI, F. The Polish Peasant in Europe and América. Boston, Badger, 1918.


WAGLEY, C. Race and Class in Rural Brasil. Paris, UNESCO, 1963


TIENDA, M. Immigration, Opportunity and Social Coehsion. Stanford, 1997, mimeo.


VAIDERGORN, J. "Uma perspectiva da globalização na Universidade brasileira." In: Políticas Públicas e Educação. Campinas, Cadernos CEDES, 1a reinpressão. 2002.


VIEIRA, E. "A política e as bases do direito educacional". In: Políticas Públicas e Educação. Campinas, Cadernos CEDES, 1a reinpressão. 2002.


WEBER, S. "Notas sobre o CNE e a qualidade do ensino superior.". In: Políticas Públicas e Educação. Campinas, Cadernos CEDES, 1a reinpressão. 2002.


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2 - Educação Superior na Perspectiva Histórico-Política ( Célia Regina Otranto )

Educação Superior na Perspectiva Histórico-Política


Ementa


Evolução histórica da educação superior no Brasil. Principais instrumentos legais que traçaram os rumos da educação superior. O público e o privado nas tramas definidoras das políticas públicas. A atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/96) e legislação complementar que traçam as regras da educação superior. Autonomia universitária. O financiamento da educação superior. Novas propostas para a educação superior brasileira e suas possíveis conseqüências para o ensino, pesquisa e extensão.


Bibliografia


BUARQUE, Cristovam. Universidade numa encruzilhada. Unesco; Brasil/Ministério da Educação, 2003.


BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, 1988.


CATANI, Afrânio Mendes (Org.). Novas Perspectivas nas Políticas de Educação Superior na América Latina no Limiar do Século XXI. Campinas, SP: Autores Associados, p. 29-48, 1998.


CUNHA, Luiz Antônio; GÓES, Moacyr de. O Golpe na Educação. 10. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1999.


DE TOMASI, Lívia; WARDE, Mirian Jorge e HADDAD, Sérgio (org.). O Banco Mundial e as políticas educacionais. São Paulo: Cortez, 1996.


FÁVERO, Maria de Lourdes A. Autonomia universitária mais uma vez: subsídios para o debate. In: SGUISSARDI, Valdemar (Org.). Educação superior: velhos e novos desafios. São Paulo: Xamã, 2000, p. 179-196.


GERMANO, José Willington. Estado Militar e Educação no Brasil (1964 à 1985). 3. ed., São Paulo: Cortez, 2000.


JURUÁ, Ceci Vieira. "Lei das Parcerias Público-Privadas: vícios estruturantes do Projeto de Lei". In: Caderno Adunicamp. Campinas, fev., 2005, p. 25-46.


LOPREATO, Francisco Luiz C. "Finanças Públicas, PPP e Universidade". In: Caderno Adunicamp. Campinas, fev., 2005, p. 6-10.


MACIEL, Cláudio Schuller. "Parcerias Público-Privadas: elementos para a compreensão do Projeto de Lei nº 2.546/2003". In: Caderno Adunicamp. Campinas, fev.2005.


MAROSINI, Marília Costa (org). Mercosul/Mercosur: políticas e ações universitárias.Campinas: Autores Associados, 1998.


OTRANTO, Célia Regina. A nova LDB da Educação Nacional: seu trâmite no Congresso e as principais propostas de mudança. In: Revista Universidade Rural: Série Ciências Humanas. Seropédica, RJ, V. 18, n. 1/ 2, 1996, p. 11-16.


______. A Globalização e a Educação Superior Brasileira. In: Souza, Donaldo Bello de; Ferreira, Rodolfo (Orgs.). Bacharel ou Professor? O processo de reestruturação dos cursos de formação de professores no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Quartet, 2000, p. 41-53.


______. A Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e a construção da sua autonomia. 2003a. 201f. Tese (Doutorado em Ciências). CPDA. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Seropédica, RJ.


______. Desvendando a política de educação superior do governo Lula. In: Universidade e Sociedade. Brasília, DF, AnoXVI, n.38, jun 2006, p.18-29.


______. A reforma da educação superior do governo Lula: da inspiração à implantação. In: SILVA JR, João dos Reis; OLIVEIRA, João Ferreira de; MANCEBO, Deise (Orgs.). Reforma Universitária: dimensões e perspectivas. Campinas, SP, Editora Alínea, 2006, p.43-58.


______. Universidades Corporativas: subsídios para o debate. In: Universidade e Sociedade. Brasília, DF, AnoXVII, n.41, jan 2008, p. 33-42


SGUISSARDI, Valdemar (Org.). Educação Superior: velhos e novos desafios. São Paulo: Xamã, 2000, p. 197-218.


SILVA JR, João dos Reis; OLIVEIRA, João Ferreira de; MANCEBO, Deise (Orgs.). Reforma Universitária: dimensões e perspectivas. Campinas, SP, Editora Alínea, 2006.


SILVA JR, João dos Reis; SGUISSARDI, Valdemar. "A nova lei da educação superior: fortalecimento do setor público e regulação do privado/mercantil ou continuidade da privatização e mercantilização do público". In: Revista Brasileira de Educação. São Paulo, Campinas: Editora Autores Associados, n. 29, mai/ago., 2005.


TRIGUEIRO MENDES, Durmeval. O Planejamento Educacional no Brasil. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2000.


WORLD BANK. Higher education. The lessons of experience. Washington, D.C.: The World Bank Group, 1994.


________ . Priorities and strategies for education: a Word Bank sector review. Washington, 1995.


______ . Education Sector Strategy. Washington, D.C.: The World Bank Group. Human Development Network, 1999.


______ . World Development Report: "Making services work for poor people". Washington, D.C.: The World Bank Group, 2004.


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3 - Políticas de Formação, Identidade e Trabalho Docente ( Lílian Maria. P. de S. Ramos )

Trabalho e Identidade Docente


Ementa


A formação de docentes no Brasil no século XX. Exigências contemporâneas para a formação de docentes. A influência dos organismos internacionais sobre as políticas e estruturas educacionais, a formação e o trabalho do profissional da educação. Identidade docente e autonomia profissional.


Bibliografia Básica


CONTRERAS, J. A autonomia de professores. São Paulo: Cortez, 2002.


DAY, C. Desenvolvimento profissional dos professores: os desafios da aprendizagem permanente. Porto: Porto Ed., 1999.


DUBAR, C. A socialização: construção de identidades sociais e profissionais. Porto:Porto Ed.,1997.


NÓVOA, A. Profissão professor. Porto: Porto Ed, 1992.


PACHECO, J. A. e FLORES, M. A. Formação e Avaliação de professores. Porto: Porto Editores, 1999.


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4 - Políticas Sociais e Educação ( José dos Santos Souza )

Políticas Sociais e Educação


Ementa


A Política Social na sociedade capitalista, sua gênese e desenvolvimento. Diferentes perspectivas de análise das Políticas Sociais. As Políticas Sociais e lutas sociais na sociedade civil e no Estado. A luta por educação pública gratuita e de qualidade. A particularidade da educação como política social no Brasil. A reforma do Estado e o novo trato à questão educacional e o debate do Terceiro Setor no contexto das transformações do capital.


Bibliografia Básica


BEHRING, Elaine Rossetti. Política social no capitalismo tardio. São Paulo: Cortez, 1998. 200 p.


BID. A Política das políticas públicas: progresso econômico e social na America Latina IPES 2006. São Paulo: Campus, 2007. 294 p.


GRAMSCI, Antonio. Cadernos do cárcere Notas sobre o Estado e a Política. Traduzido por Carlos Nelson Coutinho, Luiz Sérgio Henriques & Marco Aurélio Nogueira. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000a. Vol. III [428 p.].


HOFMEISTER, Wilhelm. Política social internacional: conseqüências sociais da globalização. Fortaleza: Konrad Adenauer, 2005. 244 p.


MÉZÁROS, Istvan. Para além do capital: rumo a uma teoria da transição. Tradução de Paulo César Castanheira & Sérgio Lessa. São Paulo: Boitempo: Campinas: EDUNICAMP, 2002. 1103 p.


NEVES, Lúcia M. W. Educação e política no Brasil de hoje. 2ª Edição. São Paulo: Cortez, 1999. 120 p.


POULANTZAS, Nicos. O Estado, o poder, o socialismo. Traduzido por Rita Lima. 3ª Edição. Rio de Janeiro: Graal, 1985. 307 p.


YAZBEK, Maria Carmelita; GIOVANNI, Geraldo Di; SILVA, Maria Ozanira da Silva e. A Política social brasileira no século XXI: a prevalência dos programas de transferência de renda. 3ª ed. São Paulo: Cortez, 2006. 223 p.


Bibliografia Complementar:


ADAMS, Telmo; PEDRINI, Dalila Maria; SILVA, Vini Rabassa da (Orgs.). Controle social de políticas públicas: caminhos, descobertas e desafios. São Paulo: Paulus, 2007. 237 p.


APPLE, Michael. Educação e poder. Porto Alegre (RS): Artes Médicas, 1989. 201p.


AZEVEDO, Janete Lins. A educação como política pública. Campinas (SP): Autores Associados, 1997. 75 p.


BEHRING, Elaine Rossetti & BOSCHETTI, Ivanete.Política social: fundamentos e historia. São Paulo: Cortez, 2006. 211 p.


DEMO, Pedro. Política social, educação e cidadania. 3ª ed. Campinas(SP): Papirus, 1996. 128 p.


FALEIROS, Vicente de Paula. A política social do estado capitalista. 7ª ed. São Paulo: Cortez, 1995. 176 p.


FINKEL, Sara M. Crise de Acumulação e Resposta Educacional da Nova Direita. Teoria & Educação, Porto Alegre, No 2, p. 3-34, 1990.


FREITAG, Bárbara. Escola, estado e sociedade. 4ª Edição. São Paulo: Moraes, 1980. 142 p.


FRIEDMAN, Milton & FRIEDMAN, Rose. Free to choose: a personal statement. New York: Harcourt, 1990. 338 p.


FRIGOTTO, Gaudêncio. A produtividade da escola produtiva: um (re)exame das relações entre educação e estrutura econômico-social e capitalista. 3ª Edição. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1989a. 235 p.


GENTILI, Pablo (Org.). Pedagogia da exclusão: crítica ao neoliberalismo em educação. Petrópolis: Vozes, 1995. 303 p.


GRAMSCI, Antonio. Cadernos do cárcere à Introdução ao estudo da filosofia. A fiosofia de Benedetto Croce. Traduzido por Carlos Nelson Coutinho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1999. Vol. I [494 p.].


________.Cadernos do cárcere os Intelectuais. O princípio Educativo. Jornalismo. Traduzido por Carlos Nelson Coutinho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000b. Vol. II [334 p.].


________.Cadernos do cárcere à Temas de cultura. Ação Católica. Americanismo e fordismo. Traduzido por Carlos Nelson Coutinho & Luiz Sérgio Henriques. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001. Vol. IV [394 p.].


NEVES, Lúcia M. W. (Coord.). Política educacional nos anos 90: determinantes e propostas. Recife: Editora Universitária da UFPE, 1995. 180 p.


OFFE, Claus. Problemas estruturais do Estado capitalista. Tempo Brasileiro, 1984. 386 p.


________. Trabalho e sociedade, V.1: a crise. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1991. 216 p.


________.Trabalho e sociedade, V.2: perspectivas. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1991. 184 p.


SAVIANI, Dermeval. Política educacional no Brasil. 4ª Edição. Campinas (SP): Autores Associados, 1999. 172 p.


SCHULTZ, Theodore W. Investing in people: the economics of population quality. California (USA): California University, 1981.


________. O capital humano: investimentos em educação e pesquisa. Tradução de Marco Aurélio de Moura Matos. Rio de Janeiro: Zahar, 1973. 250 p.


SOARES, Rosemary Dore. Gramsci, o Estado e a Escola. Ijuí (RS): UNIJUÍ, 2000. 488 p.


TOMMASI, Lívia de; WARDE, Mirian J.; HADDAD, Sérgio. O Banco Mundial e as políticas educacionais. 5ª ed. São Paulo: Cortez, 2007. 280 p.


TORRES, Carlos Alberto. (Orgs.).Teoria Crítica e Sociologia da Educação. São Paulo: Cortez: Instituto Paulo Freire, 2003. 319p.


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5 - Tópicos Especiais


Linha 3: Educação e Diversidades Étnico-Raciais


1 - Colonialidade e Racismo Epistêmico: relações etnicorraciais na formação docente ( Luiz Fernandes de Oliveira )

Educação, Diversidade e Movimentos Instituintes


Ementa


Novas perspectivas de análise latinoamericana e afrodescendente nas ciências sociais.Os conceitos de colonialidade do poder, do saber e do ser. Produção de conhecimento apartir dos Movimentos sociais e da intelectualidade negra. Relações étnicorraciais,racismo epistêmico e formação docente. Pedagogia decolonial e antirracismo emeducação. Produção de conhecimento nas práticas pedagógicas antirracistas da educaçãobásica.

Bibliografia


DUSSEL, Enrique. Europa, modernidade e eurocentrismo. In: LANDER, Edgardo. (Org). A colonialidade do saber:eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino-americanas.Buenos Aires: Clacso, 2005, p. 55-70.


____. Meditações anti-cartesianas sobre a origem do anti-discurso filosófico da modernidade.In: SANTOS, Boaventura de Sousa e MENESES, Maria Paula. (Orgs.). Epistemologias do Sul. Coimbra: Edições Almedina, 2009, p. 283-335.


FERRAZ, Maria Claudia de Oliveira Reis. Por que estudar a história da África na escola? In:OLIVEIRA, Cristiane Gomes de; OLIVEIRA, Luiz Fernandes de. e FERRAZ, MariaClaudia de Oliveira Reis. Escola, culturas e diferenças: experiências e desafios naeducação básica. Rio de Janeiro: Imperial Novo Milênio, 2011, p.25-41.


FREITAS, Celi Silva Gomes de. Em mundos africanos: imagens de liberdade da populaçãonegra no Brasil. In: BARROS, José Flávio Pessoa de; OLIVEIRA, Luiz Fernandes de.(Orgs.). Todas as cores na educação. Contribuição para uma reeducação das relaçõesétnico-raciais no ensino básico. Rio de Janeiro: Quartet, 2008, p.189-200.


GOMES, Nilma Lino. Descolonizar os currículos: um desafio para as pesquisas quearticulem a diversidade étnico-racial e a formação docente. In: Anais do XIV EncontroNacional de Didática e Prática de Ensino. Porto Alegre: PUCRS, 2008, p. 516-527.


____. Intelectuais negros e produção do conhecimento: algumas reflexões sobre a realidadebrasileira. In: SANTOS, Boaventura de Sousa e MENESES, Maria Paula. (Orgs.).Epistemologias do Sul. Coimbra: Edições Almedina, 2009, p. 419-441.


GROSFOGUEL, Ramón. Dilemas dos estudos étnicos norte-americanos: multiculturalismoidentitário, colonização disciplinar e epistemologias descoloniais. In: Ciência e Cultura. SãoPaulo: v. 59, nº. 2, 2007, p. 32-35.


MACEDO, Stella Maris Moura de. e et. al. África de muitas histórias: uma trança de gente.In: LIMA, Augusto Cesar Gonçalves e, OLIVEIRA, Luiz Fernandes de e LINS, MônicaRegina Ferreira. (Orgs.). Diálogos interculturais, currículo e educação. Experiências epesquisas antirracistas com crianças na educação básica. Rio de Janeiros: Quartet, 2009,p. 77-93.


MALDONADO-TORRES, Nelson. A topologia do ser e a geopolítica do conhecimento:modernidade, império e colonialidade. In: SANTOS, Boaventura de Sousa; MENESES,Maria Paula. (Orgs.). Epistemologias do Sul. Coimbra: Edições Almedina, 2009, p. 337-382.


MIGNOLO, Walter. Os esplendores e as misérias das ciências: colonialidade, geopolítica doconhecimento e pluri-versidade epistêmica. In: SANTOS, Boaventura de Sousa. (Org.).Conhecimento prudente para uma vida decente: um discurso sobre as ciências. Porto:Afrontamento, 2003b, p. 667-709.


____. A colonialidade de cabo a rabo: o hemisfério ocidental no horizonte conceitual damodernidade. In: LANDER, Edgardo. (Org). A colonialidade do saber:eurocentrismo eciências sociais. Perspectivas latino-americanas. Buenos Aires: 2005, p. 71-103.


QUIJANO, Aníbal. Colonialidade do poder e classificação social. In: SANTOS, Boaventurade Sousa e MENEZES, Maria Paula (Orgs.). Epistemologias do Sul. Coimbra: EdiçõesAlmedina, 2009, p.73-117.


PEREIRA, Amauri Mendes. Guerrilhas na Educação: a ação pedagógica do MovimentoNegro na escola pública. In: Revista Educação em Debate. Fortaleza: Faculdade deEducação da Universidade Federal do Ceará, v. 2, n°. 46, 2003, p. 26-35.


____ e SILVA, Joselina. Três faces do desafio acadêmico à implementação da Lei 10.639/03:a face filosófica, a face teórica e a face epistemológica. In: GONÇALVES, Maria AliceRezende. (Org.). Educação, arte e literatura africana de língua portuguesa. Rio deJaneiro: Quartet, 2007, p. 59-86.


Bibliografia Complementar


CASTRO-GÓMEZ, Santiago. La poscolonialidad explicada a los niños. Bogotá: EditorialUniversidad Javeriana, 2005.


ESCOBAR, Arturo. Mundos y conocimientos de otro modo.2003. Disponível em [www.decoloniality.net/files/escobar-tabula-rasa.pdf], Acesso 01 de agosto 2007.


FANON, Frantz.Os condenados da terra. Juiz de Fora: Ed. UFJF, 2005.


LANDER, Edgardo. Ciências sociales: saberes coloniales y eurocéntricos. In: LANDER,Edgardo. (Org). Colonialidaddel saber:eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivaslatino-americanas. Buenos Aires: Clacso, 2005, p.11-40.


MIGNOLO, Walter. Histórias Globais projetos Locais. Colonialidade, saberessubalternos e pensamento liminar. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2003.


MOORE, Carlos Wedderburn. O racismo através da História: da antiguidade àmodernidade. 2007. Disponível em:[www.ipeafro.org.br/10_afro_em_foco/index.htm], acesso em 20/04/2013.


____. A África que incomoda. Sobre a problematização do legado africano noquotidiano brasileiro. Belo Horizonte: Nandyala, 2008.


NASCIMENTO, Elisa Larkin. (Org.). (Org.). Afrocentricidade. Uma abordagemepistemológica inovadora. São Paulo: Selo Negro edições, 2009.


OLIVEIRA, Luiz Fernandes de. História da África e dos africanos na escola. Desafiospolíticos, epistemológicos e identitários para a formação dos professores de história. Riode Janeiro: Ed. Imperial Novo Milênio/FAPERJ, 2012.


PEREIRA, Amauri Mendes. Para além do racismo e do anti-racismo: a produção de umacultura de consciência negra na sociedade brasileira. Rio de Janeiro: Tese de Doutorado.PPCIS/UERJ, 2006.


QUIJANO, Aníbal. Colonialidad del poder, eurocentrismo y América Latina. In: LANDER,Edgardo. (Org.). La colonialidad del saber: eurocentrismo y ciencias sociales.Perspectivas Latinoamericanas. Buenos Aires: Clacso, 2005, p. 201-246.


SODRÉ, Muniz. A verdade seduzida - por um conceito de cultura no Brasil. Rio deJaneiro: DP&A, 2005.


WALSH, Catherine. La educación Intercultural en la Educación. Peru: Ministerio deEducación, 2001.


____. Las geopoliticas del conocimiento y colonialidad del poder. Entrevista a Walter Mignolo.In: WALSH, Catherine.; SCHIWY, F. e CASTRO-GÓMEZ, Santiago. (Orgs.). Indisciplinarlas ciencias sociales. Geopolíticas del conocimiento y colonialidad del poder. Perspectivasdesde lo Andino. Quito: UASB/AbyaYala, 2003, p.17-44.


____. Introducion - (Re) pensamiento crítico y (de) colonialidad. In: WALSH, Catherine.(Orgs.). Pensamiento crítico y matriz (de)colonial. Reflexiones latinoamericanas. Quito:Ediciones Abya-yala, 2005, p. 13-35.


____. Interculturalidad crítica / pedagogía decolonial. In: Anais do Seminário InternacionalDiversidad, Interculturalidad y Construcción de Ciudad. Bogotá: UniversidadPedagógica Nacional, 2007.


____. Interculturalidad y (de)colonialidad Perspectivas críticas y políticas. In: Anais do XIICongresso da Association Internationale pour la Recherche Interculturelle - ARIC.Florianópolis: 2009.


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2 - Educação, Diversidade e Movimentos Instituintes ( Aloisio Jorge de Jesus Monteiro )

Educação, Diversidade e Movimentos Instituintes


Ementa


Identificar o conceito de Memória e Narração a partir do referencial de Walter Benjamin. Discutir conceitos de identidade, cultura e comunidade de fronteira, bem como a relação entre Educação e Diversidade. Identificar os possíveis movimentos instituintes no cotidiano escolar e nos diferentes movimentos sociais de periferia. Investigar novas dinâmicas e concepções de organização das Políticas Públicas nas questões do Campesinato, das comunidades Quilombolas e Indígenas. Trabalhar as questões referentes ao processo de Violência Instituída e exclusão social, na complexidade do debate sobre desigualdade e diferenças sociais.


Bibliografia


BENJAMIN, W. - Magia e Técnica, Arte e Política: ensaio sobre literatura e história da cultura - 7ª ed. - São Paulo: Brasiliense, 1994. (V.1).


BHABHA, H. O Local da Cultura Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1998.


LINHARES, C. F. De uma Cultura de Guerra para uma Cultura de Paz e Justiça Social: movimentos instituintes em escolas públicas como processos de Formação docente. In: LINHARES & LEAL. à Formação de Professores uma crítica à razão e à política hegemônicas. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.


____________ - Memórias e Reminiscências. 2004, mimeo.


MATURANA, H. Biologia e Violência à 2003, mimeo.


MONTEIRO, A. J. J. - Violência ou Valores na Educação? A Política de Não-Violência de Mahatma Gandhi e as Experiências Instituintes da Brahma Kumaris. Tese de Doutorado, Niterói: UFF, 2004.


SANTOS, M. Por uma outra Globalização. São Paulo: Record, 2003


CERTEAU, M. - A Invasão do Cotidiano. - Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 1994.


CÉSAIRE, Aimé. - Uma Arma Miraculosa Contra um Mundo Amordaçado. - In: O Correio da Unesco - Julho de 1997, ano 25, Nº 7.


ELIAS, N. - O Processo Civilizador. - Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1993, v.2.


VIRILIO, Paul. - Velocidade e Política. - São Paulo: Estação Liberdade, 1996.


BAUMAN, Zygmunt O Mal estar da Pós- Modernidade. RJ: Zahar, 1998


______________ - Globalização: as conseqüências humanas. RJ: Zahar, 1999.


SANTOS, Boaventura de Souza Um Discurso Sobre as Ciências. 2ª. Edição. SP: Cortez, 2004.


______________ - Conhecimento Prudente Para Uma Vida Decente: um discurso sobre as ciências revisitado. SP: Cortez.


GEERTZ, Clifford - A Interpretação da Culturas. RJ Zahar, 1978.


HALL, Stuart - Da Diáspora: identidades e mediações culturais. BH: UFMG, 2003.


LE GOOF, Jaques - História e Memória. SP: Unicamp, 2003.


GRACINDO, Regina Vinhais et alii. Educação Como Exercício de Diversidade: estudaos em campos de desigualdades sócio-educacionais. Brasília: Líber Livro Ed. , 2007.


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3 - Educação e Relações Interétnicas no Brasil Contemporâneo ( Ahyas Siss )

Educação e Relações Interétnicas no Brasil Contemporâneo


Ementa


A diversidades e educação, desafios e perspectivas. A Constituição Nacional, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e os Parâmetros Curriculares Nacionais. O multiculturalismo como movimento teórico e político e suas vertentes. O multiculturalismo e a educação: currÍculo, formação docente e práticas pedagógicas, com seus desafios para identidades marginalizadas. Cultura, identidade e hibridização. Raça, etnia e identidade pós-diáspora africana em perspectiva comparada: Brasil e América Latina.


Bibliografia Básica


ALBUQUERQUE, L S de. Educação Para A Diversidade e Cidadania. ANPEd/Organizador, Recife, 2007.


ALVES, Nilda. Diversidade e Currículo: Questão ou Solução?, in: ALVES, Nilda & VILLARDI, Raquel. Múltiplas Leituras da Nova LDB. Ed. Dunya. Rio de Janeiro, 1999, 3ª ed.


ANDREWS, George Reid. Blacks and Whites In São Paulo, Brasil, 1888-1988. Madson, The University of Wisconsin, 1991.


BASTIDE, R. & FERNANDES, F. Brancos e Negros Em São Paulo. Ed. Global, São Paulo, 2008.


BOURDIEU, P. Escritos da Educação. Vozes, Petrópolis, 2005.


____________O Poder Simbólico. Bertrand Brasil, Rio de Janeiro, 2002.


FERNANDES, F. O Negro no Mundo dos Brancos. Difusão Européia do Livro, São Paulo, 1972.


POUTIGNAT, p & STREIFF-FENART, J. Teorias da Etinicidade. São Paulo, UNESP, 1998 à 2ª edição


SISS, A. Afro-Brasileiro, Cotas e Ação Afirmativa: razões históricas. Quartet, Rio de Janeiro, 2003


Bibliografia Complementar


APPIAH, K. A. Na Casa de Meu Pai. A África na Filosofia da Cultura. Contraponto, Rio de Janeiro, 1997.


COELHO, W B. A Cor Ausente. Mazza Edições. Belo Horizonte, 2006.


DADESKY, Jacques. Pluralismo Étnico e Multiculturalismo: racismos e anti-racismos no Brasil. Rio de Janeiro: Pallas, 2001


GIROUX, H. A. Atos Impuros. A Prática Política dos Estudos Culturais. Artmed, Porto Alegre, 2003.


____________Os Professores Como Intelectuais. Artes Médicas, Porto Alegre, 1997


GONÇALVES, Luiz Alberto Oliveira. Discriminação Étnica e Multiculturalismo. In: Formação do Educador: Dever do Estado, Tarefa da Universidade. Maria A. V. Bicudo & Celestino Alves da S. Junior (orgs). UNESP, São Paulo, 1996.


GONÇALVES, Luiz Alberto O. & SILVA, Petronilha P. B. G. O JOGO DAS DIFERENÇAS: Multiculturalismo e Seus Contextos. Ed. Autêntica, Belo Horizonte, 1998.


HALL, Stuart. DA DIÁSPORA. Identidades e Mediações Culturais. Editora da UFMG, Belo Horizonte, 2003.


___________ A Identidade Cultural na Pós-modernidade. Trad. Tomaz Tadeu da Silva e Guacira Lopes Louro. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 3ª ed., 1999


HANCHARD, M. G. Orfeu e o Poder. Movimento Negro no Rio e São Paulo (1945-1988). Eduerj, Rio de Janeiro, 2001.


HASENBALG, C. A. DISCRIMINAÇÃO E DESIGUALDADES RACIAIS NO BRASIL. Cap. III, pp. 87-118. Rio de Janeiro, Ed, Graal, 1979.


ALBUQUERQUE, L. S. de. LAGES, P. A. , ALMEIDA, W. M. DE., MONTEIRO, A. M (org). Educação Para a Diversidade e Cidadania. Ed. Do Organizador, Recife, 2007.


OLIVEIRA, I. de. (org). Cor e Magistério. Rio de Janeiro/Niterói, Ed sQuartet/EDUFF, 2006.


____________ Relações Raciais e Educação. DP&A, Rio de Janeiro, 2003.


____________ "A Dimensão Racial da Educação e as Funções da Universidade". ANPEd. Caxambu, 2000, Anais.


OLIVEIRA, R.P. & ADRIÃO, T. (orgs). Organização do Ensino no Brasil. São Paulo, Xamã, 2002


PAUL, G. O Atlântico Negro. São Paulo, Ed. 34, 2001.


PINTO, Regina Pahim. Diferenças Étnico-Raciais e Formação do professor. IN: Cadernos de Pesquisa, nº. 108, 1999, p.199-231.


SANTOS, J. T. dos. O Poder da Cultura e a Cultura do Poder. Edufba. Salvador, 2005.


SILVA, Ana Célia da. A Discriminação do Negro no Livro Didático. Salvador: CEAO, CED, 1995.


SKIDMORE, Thomas E. Preto no Branco: raça e nacionalidade no pensamento brasileiro. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1989.


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4 - Tópicos Especiais