Dermeval Saviani

Dermeval Saviani possui graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1966) e doutorado em Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1971). Em 1986 obteve o título de livre-docente e em 1991 foi aprovado no Concurso de Professor Titular de História da Educação da UNICAMP. Atualmente é pesquisa e desenvolvimento, ensino da Universidade Estadual de Campinas e professor aposentado da Universidade Estadual de Campinas. É Professor Emérito da UNICAMP e Coordenador Geral do Grupo de Estudos e Pesquisas "História, Sociedade e Educação no Brasil" (HISTEDBR).Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Filosofia e História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educacao brasileira, legislação do ensino e política educacional, história da educação, história da educação brasileira, historiografia e educação, história da escola pública, pedagogia e teorias da educação.

Gaudêncio Frigotto

Gaudêncio Frigotto é licenciado e bacharel em Filosofia pela Fundação de Integração e Desenvolvimento do Noroeste do Estado do Rio Grande (1971), graduação em Pedagogia pela Fundação de Integração e Desenvolvimento do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1973), mestrado em Administração de Sistemas Educacionais pela Fundação Getúlio Vargas - RJ (1977) e doutorado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP 1983). Atualmente é professor concursado na Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro atuando no Programa Interdisciplinar de Pós-graduação em Políticas Públicas e Formação Humana e professor titular colaborador na Universidade Federal Fluminense. Membro, representando o Brasil, do Comitê Diretivo do Conselho Latino-americano de Ciências Sociais (CLACSO) (2003-2007). É um dos coordenadores do GT Educação, Políticas e Movimentos Sociais do CLACSO. Faz parte do Conselho Acadêmico do Instituto e Pensamento e Cultura Latino-americano (IPECAL) com sede na cidade do México. É sócio-fundador da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em educação (ANPED). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Fundamentos Econômicos e Políticos da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria e concepções de educação, trabalho e formação humana, conhecimento e tecnologia, classe social, movimentos sociais e educação e políticas públicas em educação profissional, técnica e tecnológica. Orientou aproximadamente 80 dissertações e teses e participou de mais de 150 bancas de exame de teses e dissertações e concursos públicos na área de educação nos últimos 25 anos. Autor e co-autor de mais de 20 livros e de dezenas de artigos em revistas nacionais e internacionais. Fez parte dos Comitês do CNPq e CAPES e FAPERJ e é consultor ad hoc destas instituições de fomento à pesquisa. É editor da Revista Eletrônica Trabalho Necessário. Faz parte do Conselho Editorial de sete revistas nacionais e uma internacional.

Lúcia Neves

Lúcia Neves concluiu o doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo em 1992. Atualmente é professor titular de História Moderna da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, lecionando no curso de graduação e no Programa de Pós-Graduação de História Política, no qual foi responsável pela orientação de 13 dissertações de mestrado e 2 teses de doutorado já defendidas. Coordena o Grupo de Pesquisa Idéias, cultura e política na formação da nacionalidade brasileira, cadastrado no GRPesq/CNPq desde 1996, bem como o Laboratório Redes de Poder e Relações Culturais, junto com a Dra. Lucia Maria Paschoal Guimarães. Pesquisadora voltada para a área de História política, intelectual e cultural do Brasil e Portugal, séculos XVIII e XIX. Participa do Pronex/CNPq/Faperj: "Dimensões da cidadania", coordenado por José Murilo de Carvalho. Integra o Projeto Dicionário de História Comparada - Iberconceptos, coordenado por Javier Fernández Sebastián. Recebeu o prêmio Cientista do Nosso Estado/Faperj (2009-2011). Publicou diversos artigos em periódicos especializados nacionais e internacionais, além de livros, destacando-se Napoleão Bonaparte: imaginário e política em Portugal (2008). Em seu currículo Lattes os termos mais freqüentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Cultura política, Relações culturais, Independência, Imprensa, Ilustração, liberalismo, Cultura e poder, Práticas de Poder, Intelectuais e História das Relações Internacionais.

Marildo Menegat

Marildo Menegat possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992), mestrado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995) e doutorado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001). Atualmente é professor adjunto iii da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia Política e Estudos de Cultura, atuando principalmente nos seguintes temas: barbárie, violência, teoria política, criminologia crítica, cultura popular, estética.

Nilda Alves

Nilda Alves possui licenciatura e bacharelado em Geografia pela Universidade do Brasil (1965) e licenciatura em Pedagogia pela Universidade Santa Úrsula (1975). Possui doutorado em Ciências da Educação, pela Universite de Paris V (Rene Descartes) (1980) e fez o pós-doutorado no INRP (1989). Atualmente é professora titular da UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), atuando na graduação e na pós-graduação (ProPEd; www.proped.pro.br), onde coordena o Laboratório Educação e Imagem (www.lab-eduimagem.pro.br). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Currículo, atuando principalmente nos seguintes temas: cotidiano e currículo; tecnologia e imagem.

Jaílson Alves dos Santos

Jaílson Alves dos Santos é licenciado em Física e Matemática, Mestre em Educação pelo Instituto de Estudos Avançados em Educação (IESAE) da Fundação Getúlio Vargas e Doutor em Educação pela Universidade Federal Fluminense. Foi professor da rede pública municipal do Rio de Janeiro, e da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio da Fundação Oswaldo Cruz. Atualmente é professor Adjunto da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro nas áreas de Educação Brasileira com foco em Políticas Públicas, Gestão, Financiamento e Avaliação da Educação. Exerceu cargo admistrativo-pedagógico na Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, como coordenador do curso Técnico de Nível Médio em Saúde. Desde 2007 vem exercendo o cargo de chefe de Departamento de Administração Educacional da Faculdade de Educação da UFRJ, e de Coordenador Geral do Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica/UFRJ, ao qual é desenvolvido através da parceria entre o MEC e a UFRJ cujo objetivo é o de capacitar profissionais que atual na Gestão dos Sistema Públicos de Ensino do estado do Rio de Janeiro. Desenvolve pesquisas em Políticas Públicas da Educação Básica filiado ao Grupo de Estudos e Pesquisas dos Sistemas Educacionais (GESED) do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação.

Aristóteles Berino

Aristóteles Berino possui graduação em História pela Universidade Federal Fluminense (1990), mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1994) e doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2004). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Brasileira e Estudos Culturais em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: juventudes, currículo, pedagogia da imagem, cidade, governamentaliade, cultura e identidades.