UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO

DECANATO DE ENSINO DE GRADUAÇÃO

 DEPARTAMENTO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS E REGISTRO GERAL

DIVISÃO DE REGISTROS ACADÊMICOS

DEPARTAMENTO DE FITOTECNIA

INSTITUTO DE AGRONOMIA

 

PROGRAMA ANALÍTICO

 

 

 

CÓDIGO: IA 121       

NOME: INTRODUÇÃO À AGRONOMIA

CRÉDITOS: 04   (T-0   P-04 )          

 

OBJETIVO DA DISCIPLINA:

Introduzir  conceitos básicos das principais áreas de atuação do engenheiro agrônomo, aos estudantes de primeiro semestre, através de demonstrações, visitas e aulas práticas, junto aos diversos setores que atuam junto ao curso de Engenharia Agronômica da UFRRJ, instituições de pesquisa, extensão rural e unidades de produção.

 

EMENTA:

Aspectos gerais da formação e atuação do Engenheiro Agrônomo, na pesquisa, ensino, produção agropecuária, tecnologia de alimentos e manejo dos recursos naturais.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

 

1. OS ASPECTOS SOCIAIS E ECONÔMICOS DA AGRONOMIA - Análise as áreas de atuação dos engenheiros agrônomos na extensão rural,  na gestão de unidades produtoras e  a importância dos conhecimentos em sociologia rural.

2. O SOLO - A BASE DA PRODUÇÃO VEGETAL E ANIMAL - Apresentação do solo como recurso básico para produção agropecuária. Áreas de estudo da ciência do solo. Metodologias  básicas utilizadas nos trabalhos em Ciências dos solos.

3. A PRODUCÃO VEGETAL E ALGUMAS DE SUAS CARACTERÍSTICAS - as diferentes áreas da produção vegetal. Apresentação das principais grandes culturas, fruteiras, olerícolas, forrageiras e outras. Práticas de manejo: Preparo do solo, adubação, uso  implementos, outros tratos culturais.

4.  FITOSSANIDADE, COMO SE ESTUDA A SAÚDE E AS DOENÇAS DAS PLANTAS - Doenças  e  pragas de plantas e sua relação com a produtividade. Principais grupos de doenças e pragas. Estratégias de manejo utilizadas em fitossanidade.

5. A PRODUÇÃO ANIMAL - As atribuições dos agrônomos na área de produção animal. Forrageiras. Relações dos animais com a produção vegetal.

6.SISTEMAS INTEGRADOS DE PRODUCÃO COM BASE AGROECOLÓGICA -  A agroecologia como base da produção de alimentos e matérias-primas. Técnicas de base na produção com base ecológica: Rotações de cultura, consórcios, adubação orgânica e adubação verde, controle biológico de pragas e doenças, agrossilvicultura, qualidade dos produtos orgânicos e do meio ambiente utilizado.

 

7. DE ONDE VEM O CONHECIMENTO AGRONÔMICO? A PESQUISA AGROPECUÁRIA - A geração da informação na agropecuária através da pesquisa. Materiais e métodos utilizados na geração de tecnologia.

8. A QUESTÃO FUNDIÁRIA NO BRASIL - Aspectos históricos e práticos do processo de reforma agrária e sua interação com o processo de produção de alimentos no Brasil

9. UM POUCO DE ENGENHARIA, PARA FUTUROS ENGENHEIROS AGRÔNOMOS  - As diferentes áreas de atuação do engenheiro agrônomo no campo da engenharia

10. AGRONOMIA E A INDÚSTRIA - TECNOLOGIA DE PRODUTOS AGROPECUÁRIOS - A manipulação dos produtos agropecuários através da indústria de alimentos. A participação do engenheiro agrônomo no campo agroindustrial.