RESPONSÁVEL
-
Solange São Paulo de Souza - Professora Associada I, Dra. (1979-) (Curriculum Vitae)
LOCALIZAÇÃO E HORÁRIOS DE LECIONAÇÃO DAS DISCIPLINAS DE GRADUAÇÃO (ATIVAS)
Entomologia Agrícola e Agro-ecológica (IB 250 - 2T-2P)
Pré-requisito
Entomologia Geral (IB 232 - 2T-2P) e Técnicas Agrícolas Aplicadas as Grandes Culturas (IA 110 - 3T-4P)
Ementa
Introdução e conceitos; Morfologia externa (revisão); Generalidades; Entomologia Agrícola e Agricultura Biológica ou Agroecologia; Ecologia de insetos; Vigilância, Monitoramento e Amostragem; Níveis de decisão econômicos para população de pragas; Teoria sobre o Manejo de Praga; Manejo com inimigos naturais; Manejo ecológico de cultivos; Noções sobre Métodos de controle de pragas; Noções sobre Toxicologia dos defensivos; Noções sobre Receituário Agronômico e Legislação Fitossanitária; A Prática do Manejo Integrado de Pragas: Respostas adversas ao Manejo Ecológico; Ordens e Famílias de insetos (pragas e inimigos naturais) de importância agrícola: Orthoptera, Hemiptera, Homoptera, Thysanoptera, Isoptera, Neuroptera, Coleoptera, Lepidoptera, Hymenoptera e Diptera (do seu reconhecimento, hábitos, biologia e métodos e/ou técnicas de controle - convencionais e agro-ecológicas), em culturas de importância econômica.
Objetivos
Gerais:
Contribuir para o conhecimento dos alunos do Curso de Licenciatura em Ciências Agrícolas, no aprendizado teórico e prático das dez principais Ordens da Classe Insecta de importância agrícola, instruindo-os sobre suas características morfológicas, hábitos, biologia, danos, métodos e/ou técnicas de controle dos principais insetos-pragas em culturas de interesse econômico, conduzidas através das técnicas de cultivos convencionais e/ou agroecológicas, bem como em produtos armazenados de origem vegetal, incluindo todos os recursos necessários para a que esses conhecimentos sejam difundidos e utilizados de acordo com as finalidades previstas à sua formação profissional (ensino, pesquisa e extensão) e/ou em atividades afins.
Específicos:
-
Entender as diferenças, inter-relações e níveis de complexidade bioecológica entre agroecossistemas agrícolas e agroecológicos, em relação ao manejo de insetos-pragas e seus inimigos naturais.
-
Preparar os alunos do Curso de Licenciatura em Ciências Agrícolas para o reconhecimento dos insetos nas várias classes taxonômicas, através de suas características morfológicas externas.
-
Preparar os alunos para o reconhecimentos dos principais insetos que danificam produtos armazenados de origem vegetal.
-
Instruir os alunos sobre os diferentes métodos e/ou técnicas de controle de insetos, quer sejam estes convencionais, não-convencionais e/ou alternativos.
-
Proporcionar aos alunos a oportunidade de rever conceitos sobre manejo de pragas.
-
Envolver os discentes na busca de soluções práticas e racionais sobre táticas de controle alternativo de inseto.
-
Despertar a atenção dos alunos para a necessidade da manutenção do equilíbrio biológico, tanto em sistemas convencionais de cultivo, quanto nos agroecológicos.
-
Instruir os alunos sobre demonstrações de equipamentos de aplicação de produtos inseticidas, bem como, no preparo de diluições e formulações destes produtos.
-
Capacitar os alunos para a responsabilidade do preenchimento do Receituário Agronômico, conforme a legislação vigente para uso de Técnicos Agrícolas.
Programa, Bibliografia e Cronograma
Avaliação
Serão realizadas duas (2) Provas Teóricas, uma (1) Prova Prática e uma (1) Prova Optativa.