ENTOMOLOGIA

Sociedades Científicas| Início|

 

Rio de Janeiro, Pragas no Vegetal faça contato com a ENTOMOLOGIA da RURAL (UFRRJ)

Esta página é melhor visualizada com Microsoft Internet Explorer 6.0 ou superior  

DISCIPLINA DE GRADUAÇÃO

 

RESPONSÁVEL

 

LOCALIZAÇÃO E HORÁRIOS DE LECIONAÇÃO DAS DISCIPLINAS DE GRADUAÇÃO (ATIVAS)

 

Entomologia Agrícola e Agro-ecológica (IB 250 - 2T-2P)

 

Pré-requisito

 

Entomologia Geral (IB 232 - 2T-2P) e Técnicas Agrícolas Aplicadas as Grandes Culturas (IA 110 - 3T-4P)

 

Ementa

 

Introdução e conceitos; Morfologia externa (revisão); Generalidades; Entomologia Agrícola e Agricultura Biológica ou Agroecologia; Ecologia de insetos; Vigilância, Monitoramento e Amostragem; Níveis de decisão econômicos para população de pragas; Teoria sobre o Manejo de Praga; Manejo com inimigos naturais; Manejo ecológico de cultivos; Noções sobre Métodos de controle de pragas; Noções sobre Toxicologia dos defensivos; Noções sobre Receituário Agronômico e Legislação Fitossanitária; A Prática do Manejo Integrado de Pragas: Respostas adversas ao Manejo Ecológico; Ordens e Famílias de insetos (pragas e inimigos naturais) de importância agrícola: Orthoptera, Hemiptera, Homoptera, Thysanoptera, Isoptera, Neuroptera, Coleoptera, Lepidoptera, Hymenoptera e Diptera (do seu reconhecimento, hábitos, biologia e métodos e/ou técnicas de controle - convencionais e agro-ecológicas), em culturas de importância econômica.

 

Objetivos

 

Gerais:

 

Contribuir para o conhecimento dos alunos do Curso de Licenciatura em Ciências Agrícolas, no aprendizado teórico e prático das dez principais Ordens da Classe Insecta de importância agrícola, instruindo-os sobre suas características morfológicas, hábitos, biologia, danos, métodos e/ou técnicas de controle dos principais insetos-pragas em culturas de interesse econômico, conduzidas através das técnicas de cultivos convencionais e/ou agroecológicas, bem como em produtos armazenados de origem vegetal, incluindo todos os recursos necessários para a que esses conhecimentos sejam difundidos e utilizados de acordo com as finalidades previstas à sua formação profissional (ensino, pesquisa e extensão) e/ou em atividades afins.

 

Específicos:

  1. Entender as diferenças, inter-relações e níveis de complexidade bioecológica entre agroecossistemas agrícolas e agroecológicos, em relação ao manejo de insetos-pragas e seus inimigos naturais.
  2. Preparar os alunos do Curso de Licenciatura em Ciências Agrícolas para o reconhecimento dos insetos nas várias classes taxonômicas, através de suas características morfológicas externas.
  3. Preparar os alunos para o reconhecimentos dos principais insetos que danificam produtos armazenados de origem vegetal.
  4. Instruir os alunos sobre os diferentes métodos e/ou técnicas de controle de insetos, quer sejam estes convencionais, não-convencionais e/ou alternativos.
  5. Proporcionar aos alunos a oportunidade de rever conceitos sobre manejo de pragas.
  6. Envolver os discentes na busca de soluções práticas e racionais sobre táticas de controle alternativo de inseto.
  7. Despertar a atenção dos alunos para a necessidade da manutenção do equilíbrio biológico, tanto em sistemas convencionais de cultivo, quanto nos agroecológicos.
  8. Instruir os alunos sobre demonstrações de equipamentos de aplicação de produtos inseticidas, bem como, no preparo de diluições e formulações destes produtos.
  9. Capacitar os alunos para a responsabilidade do preenchimento do Receituário Agronômico, conforme a legislação vigente para uso de Técnicos Agrícolas.
  10.  

Programa, Bibliografia e Cronograma

 

Avaliação

Serão realizadas duas (2) Provas Teóricas, uma (1) Prova Prática e uma (1) Prova Optativa.

 

 

 

©2005 Fitopatologia/UFRRJ | Mapa do Site | Créditos | Webmaster | Última Atualização 13/03/2008