Extintores de Água

extintor a água A água é o agente extintor de uso mais comum. Usa-se o jato para o resfriamento e proteção de instalações a distância e para o enxarcamento de sólidos. Usa-se a água sob a forma de neblina para o resfriamento de superfícies líquidas; emulsificação de óleo; proteção de pessoas, estruturas, máquinas e equipamentos; diluição (álcoois, amônia); e absorção do calor desprendido na combustão.
A água, contudo, não deve ser empregada em incêndios que envolvam: equipamentos elétricos energizados; materiais reativos com a água (carbonatos, peróxidos, sódio metálico, pó de magnésio, etc); e gases liquefeitos por resfriamento.
Para usar o extintor: a) retire a trava ou o pino de segurança; b) empunhe firmemente a mangueira; e c) ataque o fogo, dirigindo o jato para a sua base.

Extintores de Espuma Mecânica

extintor a espuma

Indicado para incêndios Classes A e B. Um líquido gerador de espuma (de base proteínica ou sintética, usado na concentração de 3 ou 6%) age mecanicamente com água, originando a solução de espuma que, misturada com ar, forma finalmente a espuma. O volume da espuma formada em relação ao volume da solução empregada, pode ser de até 10 (baixa expansão, a mais usada, por ter maior poder de espalhamento e ser mais pesada), 100 (média expansão) ou 1.000 vezes (alta expansão).
Restrições ao uso da espuma mecânica: gases liquefeitos; líquidos em fluxo; substâncias que reagem com a água; e líquidos superaquecidos (superior a 100oC).

Extintores de Pó Químico

extintor de pó

O pó químico é um material pulverulento finamente dividido, tratado para ser repelente a água e escoar fluidamente em tubulações, eliminando as chamas por interrupção das reações em cadeia.
Podem ser empregados em: gases, líquidos e sólidos combustíveis; e, ainda, em equipamentos elétricos energizados. Os tipos de pós são: bicarbonato de sódio, de potássio ou de potássio + uréia (MONEX) e fosfato monoamônio.

Extintores de Gás Carbônico (CO2)

extintor a gasOs extintores de Gás Carbônico, Dióxido de Carbono ou simplesmente CO2 são utilizados, preferencialmente, no combate aos fogos das Classes B e C, embora possa ser usado, também, nos incêndios de Classe A, em seu início. Depois dos extintores de água são, por tradição, um dos mais usados. Os extintores portáteis são oferecidos com cargas de 4 e 6 kg cada e os extintores sobre rodas, com carga de 10, 25, 30 e 50 kg cada.

Agentes Extintores Halogenados

Podem ser considerados como derivados do Metano ou do Etano, pela substituição dos átomos de Hidrogênio por átomos de Flúor, Cloro e/ou Bromo. São eles: Tetracloreto de Carbono, Bromoclorometano, Bromoclorodifluormetano e Bromotrifluormetano. São usados nos incêndios envolvendo: gases, líquidos e sólidos combustíveis; e equipamentos elétricos energizados. Seu mecanismo de extinção dá-se pela interrupção da reação em cadeia e, secundariamente, por resfriamento. Limitações: substâncias com alto teor de oxigênio, metais combustíveis e hidretos metálicos.

 
Início de Acidente