Palavra do Reitor

Em 20 de outubro de 1910  o então Presidente da República Nilo Peçanha e o Ministro da Agricultura Rodolfo Nogueira da Rocha Miranda  assinaram o Decreto nº 8.319  em cujo caput,   estabelece a resolução que: “Crêa o Ensino Agronômico e approva o respectivo regulamento”
Este Decreto criou a Escola Superior de Agricultura e Medicina  Veterinária - ESAMV, dando  início a um longo processo de construção de um ambiente acadêmico tão decisivo para a história da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro como seu próprio nascimento enquanto instituição.
Em 1913, após um pouco mais de dois anos para sua efetiva organização,   a Escola recém criada, inicialmente vinculada ao Ministério dos Negócios da Agricultura, Indústria e Commercio  começou seu funcionamento  no Bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro. Posteriormente,  passou pela Vila Militar, pela cidade de Pinheiro, por Niterói e pela Praia Vermelha.
Com a reorganização do Centro Nacional de Ensino e Pesquisas Agronômicas – CENEPA, em 1943, a ESAMV recebeu o nome de Universidade Rural. Em 1948, instalou-se definitivamente no então Distrito de Seropédica, município de Itaguaí, na área do CENEPA. Passou a se chamar Universidade Rural do Brasil em 1963 e, em 19 de maio de 1967, o Decreto nº  60.731 estabeleceu o nome atual de Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, vinculando-a ao Ministério da Educação.
Ao longo deste período, da ESAMV à  UFRRJ, esta instituição que começou como referência nacional nas áreas de agronomia e veterinária, ampliou sua atuação em ensino, pesquisa e extensão, em todas as áreas do conhecimento, chegando, em 2010, à oferta de 55 cursos de graduação, em diferentes modalidades, turnos e campi. Consolidou-se como centro de excelência na área de pesquisa, com 18 cursos de pós-graduação, 9 dos quais com mestrado e doutorado, além do primeiro doutorado binacional – Brasil/Argentina, aprovado pela CAPES/MEC.
A experiência acumulada nestes 100 anos de educação, também consolidou a inserção das atividades acadêmicas junto à realidade social  da população, em âmbito local, regional e nacional através das ações de extensão universitária. Atualmente, além de programas de bolsas, estágios e residências que garantem a presença da nossa universidade na capacitação, assistência técnica e inclusão social, encontramos na linguagem artística e cultural o veículo a ampliação da integração entre pessoas da comunidade universitária e as comunidades de toda a nossa área de influência.
As comemorações do Centenário de Origem da Universidade Rural - “100 ANOS DE EDUCAÇÃO (1910-2010) DA ESAMV À UFRRJ” – são um registro importante do cumprimento da nossa missão institucional, de praticar, indissociavelmente, o ensino, a pesquisa e a extensão, de forma pública, gratuita e de qualidade, em prol da formação cidadã e da incessante busca da melhoria da qualidade de vida do povo brasileiro.

Ricardo Motta Miranda
Reitor da UFRRJ

 
© 2009-2010 UFRRJ | Créditos Desenvolvedor: Coinfo
E-mail: coinfo@ufrrj.br