Riscos da Pesca

Aquicultura


aquicultura

Aquicultura é o cultivo, em área confinada, de peixes, moluscos e crustáceos. A foto ao lado mostra uma série de tanques usados na criação de peixes em cativeiro. Quando os animais ficam confinados em dispositivos (tipo rede ou gaiola) colocados no mar (veja, na foto abaixo, uma criação de mexilhões no litoral de Santa Catarina), chama-se de Maricultura, que é o caso de alguns mariscos, como a ostra e o mexilhão.

ostras

A exploração racional do potencial da aquacultura e dos recursos pesqueiros viabilizam uma alternativa plausível para a solução do problema da fome. O Brasil em geral e o Nordeste em particular, possuem um imenso potencial para essa atividade, na quase totalidade dos seus diferentes ecossistemas marinho, estuarino, lacustre e fluvial.

carcinocultura

A criação de camarão em cativeiro chama-se Carcinocultura e está indo de vento em popa no Nordeste brasileiro, com a produção quase toda comprometida para exportação, principalmente para os Estados Unidos. Aliás, nas costas do Amapá, localiza-se um dos maiores bancos camaroneiros (naturais, e não fruto da Aquicultura) do mundo, graças à riqueza em nutrientes das águas da foz do Rio Amazonas.

Dentre todas as atividades ligadas à captura e criação de peixes, moluscos e crustáceos, a Aquicultura (felizmente) é aquela que apresenta os menores riscos de acidentes, pelo menos para os seres humanos. Entretanto, cada vez mais, há uma preocupação com a degradação do Meio Ambiente. Uma das razões para isso é a aplicação da ração, que aumentando a riqueza das águas, contribui para a sua eutrofização.

ostras

Assim como na pesca artesanal, na Aquicultura, os trabalhadores também estão expostos a riscos de natureza física, química e biológica, mas em escala bem menor. Uma preocupação constante são os problemas de postura, ou seja, os riscos ergonômicos. Veja na foto ao lado: um homem, curvado, retira do mar uma fieira de mariscos com um peso bem maior do que o deveria suportar. Na mesma imagem, ao fundo à direita e em cima, pontos pretos no mar, que são as boias para indicar onde estão semeadas estas fieiras.



voltar Menu Principal prosseguir