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HISTÓRICO
A
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO (UFRRJ), mais conhecida como
Universidade Rural, é um tradicional centro de ensino das Ciências
Agrárias vindo, a mais de 80 anos contribuindo ativamente para
a formação de recursos humanos, tão importantes para
o desenvolvimento do País.
Na década de 70 observou-se um acentuado crescimento do número
de cursos de pós-graduação nas universidades brasileiras.
Por isto, a maioria dos mestrados da UFRRJ foi implantada naquela época.
O curso de Ciência e Tecnologia de Alimentos foi criado dentro do
Departamento de Tecnologia de Alimentos (DTA) como conseqüência
natural da expansão de uma das três habilitações
do curso de agronomia, a de Tecnologia de Alimentos. Naquela época,
começo dos anos 70, atuavam na área os professores Altanir
Jaime Gava, Carlos Alberto Bento da Silva, Geraldo Wandeck, Paschoal Guimarães
Robbs e Romeu Vianni.
Em 1975 o DTA contrata o professor Antonio de Albuquerque Figueiredo,
com doutorado recém obtido na Alemanha. Caberia a este, com o apoio
dos demais, estruturar e pôr em funcionamento o curso de mestrado
em C&T de Alimentos da UFRRJ, o primeiro do Estado. Após um
intenso trabalho e busca de apoio e sugestões em outras instituições,
o curso foi iniciado em março de 1976. Deve, aqui, ressaltar-se
a honrosa e importante colaboração dos seguintes ilustres
professores: Paulo Costa Pereira (DTQ/UFRRJ), André Tosello (UNICAMP),
Leopoldo Hartman (UNICAMP), Gunther Pape (CTAA/EMBRAPA), Edson Lessi (UFF),
Agostinho Luis de Lima (UFF) e Maria Aparecida Pourchet Campos (USP).
Decisivo para o sucesso do curso, foi, também, o apoio das Administrações
da década subsequente, que tiveram à frente os reitores
Arthur Orlando Lopes da Costa, Fausto Aita Gai e Adriano Lúcio
Perachi.
O curso de pós-gradução em Ciência e Tecnologia
de Alimentos em nível de mestrado é recomendado pela CAPES
e teve como primeiro coordenador o Prof. Dr. Antonio de A. Figueiredo.
Também coordenou o curso o Prof. Dr. Paschoal G. Robbs. Sob a coordenação
do Prof. Dr. Antonio Tavares da Silva, que contou com a colaboração
do Prof. Dr. Armando de O. Sabaa Srur, o curso foi reconhecido pelo Conselho
Federal de Educação (Parecer no 112488 de 29/11/1988).
Ainda como fruto espontâneo desta tradicional vocação
da UFRRJ, foi iniciado, em 1990, o curso de graduação em
Engenharia de Alimentos fechando-se, assim, o ciclo e completando esta
importante área do saber: a Àrea de Alimentos, que hoje
está sub-dividida em Ciência, Tecnologia e Engenharia.
A colaboração recíproca entre o DTA, o Departamento
de Tecnologia Química (DTQ) da UFRRJ e o ex-Instituto de Química
Agrícola (IQA), que deu origem ao atual Centro Nacional de Pesquisa
de Tecnologia Agroindustrial de Alimentos (CTAA), é um fato concreto
e histórico. Com a criação do mestrado, o intercâmbio
em nível de pesquisa e pós-graduação gerou
vários trabalhos científicos e teses conjuntas com os docentes
do DTA.
Em 1993, novamente sob a coordenação do Prof. Dr. Antonio
de A. Figueiredo, o curso tem a sua primeira grande restruturação.
Este idealizou e propôs o Programa Conjunto de Pós-graduação
em Ciência e Tecnologia de Alimentos envolvendo DTA/DTQ/UFRRJ e
CTAA/EMBRAPA, integralmente aceito pela Capes e pelo CNPq.
A participação do DTQ, cujo corpo docente atua nos cursos
de graduação em Engenharia Química e Engenharia de
Alimentos estando portanto, habilitado para atuar na área de pesquisa
em Ciência e Tecnologia de Alimentos e também passou a contar,
de uma forma mais efetiva, com a participação do CTAA/EMBRAPA,
o que permitiu dar mais ênfase às linhas de pesquisa em Tecnologia
de Cereais e Óleos e Gorduras. Esta ampliação de
atuação e conseqüentemente de propósitos, permitiu
que linhas já tradicionais como, por exemplo, Microbiologia de
Alimentos, também pudesse ser ampliada com novos projetos de pesquisa
em Biotecnologia.
Há que ressaltar o pioneirismo do curso de C&T de Alimentos
da UFRRJ dentro do Estado do Rio de Janeiro. Também, digno de nota,
foi a política aberta e democrática em aceitar profissionais
das mais diversas formações acadêmicas, prática
que daqui se irradiou para outros cursos brasileiros. Para que se possa
ter uma idéia da importância e da atual credibilidade deste
curso, basta dizer que a demanda passou de cerca de uma dúzia de
candidatos em 1976 para cerca de uma centena em 1997/98.