Trote: Um ritual medieval! Ninguém merece!

Caro(a)estudante, você sabe a origem do trote?

Ele teve início nas Universidades Européias do século XIV, sendo uma palavra que tem suas origens na domesticação de cavalos. Assim o significado implícito e simbólico da palavra e da sua motivação é o da dominação e submissão do outro (você) por aqueles que se colocam soberbamente em posição de superioridade (alguns veteranos).

Segundo a lógica do trote, os calouros são seres inferiores que devem ser domesticados. Relações deste tipo, “eu mando, você obedece” nada têm a ver com os valores humanos de dignidade, solidariedade e respeito que qualquer pessoa ou coletividade devem buscar para alcançar a paz e a felicidade. Mesmo que alguns digam que se trata de uma brincadeira, os limites que a separam da violência, da humilhação e do vexame são muito sutis. Cada ser humano é diferente do outro.

Muitas pessoas quando se sentem intimidadas num ambiente totalmente novo preferem se calar e fingir que aceitam, ainda que estejam se sentindo mal internamente com a situação.

Calouro, você não é inferior a ninguém! Você lutou, estudou, venceu um grande desafio e merece ser bem recebido e acolhido por seus colegas, professores e servidores técnico-administrativos da Universidade. Afinal vocês são os mais novos membros desta Comunidade!

Sejam bem vindos! DIGAM NÃO AO TROTE!